Home / Artigos e Noticias / Banco Itaú é condenado a indenizar cliente após falha de segurança

Banco Itaú é condenado a indenizar cliente após falha de segurança

Golpes Virtuais e Digitais
fraude-banco-itau-indenizacao
Avatar

rosenbaum

agosto 22, 2023

Em recente julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de São Paulo, Foro Central Cível, 38ª Vara Cível, no processo de número 1051800-41.2023.8.26.0100, datado de 21 de agosto de 2023, o Banco Itaú foi condenado a indenizar uma cliente que sofreu prejuízos financeiros devido a uma falha de segurança.

A cliente, identificada pelas iniciais F.Z.G., alegou que, em 03/11/2021, foi vítima de um golpe.

Segundo ela, seu cartão de compras foi trocado por outro semelhante sem que percebesse. Como resultado, foram gastos R$ 9.152,38 em débito e R$ 4.615,52 em seu cartão de crédito, transações que ela afirma desconhecer.

Ela argumentou que tais compras fogem ao seu padrão de consumo, apontando para uma falha de segurança por parte do Banco Itaú.

Em sua defesa, o Banco Itaú alegou que não se responsabiliza por terceiros que utilizam o cartão e senha do cliente, pois existe uma presunção tácita atribuída ao uso destes.

Além disso, o banco argumentou que, como o golpe ocorreu fora de suas dependências e foi resultado da culpa exclusiva do cliente, não deveria ser responsabilizado.

O banco também argumentou que a Súmula nº 479 do STJ era inaplicável ao caso e contestou os pedidos de danos materiais e morais.

O juiz, ao analisar o caso, destacou que a relação entre as partes é de consumo e que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a responsabilidade é objetiva.

O magistrado também observou que, para afastar sua responsabilidade, caberia ao Banco Itaú demonstrar a regularidade de seus serviços ou a ocorrência de causas excludentes. No entanto, o banco não produziu qualquer prova nesse sentido.

O juiz concluiu que, mesmo que os fatos tenham começado em caráter fortuito provocado por terceiros, a falha nos serviços de segurança do banco, que não identificou a intervenção de terceiro criminoso, atrai a responsabilidade objetiva do Banco Itaú.

Diante dos fatos, o Banco Itaú foi condenado a indenizar a cliente pelos danos materiais e morais sofridos. A decisão reforça a importância da segurança nas transações bancárias e a responsabilidade das instituições financeiras em proteger seus clientes contra fraudes e golpes.

Processo 1051800-41.2023.8.26.0100

Como processar um banco como no caso da Banco Itaú pelo problema de fraude bancária e conseguir indenização

Entre em contato com a empresa e tente resolver amigavelmente

A primeira coisa que você deve fazer é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Você pode encontrar o contato do Banco Itaú Seguros abaixo:

Acione o Reclame AQUI

Se o contato direto com o Banco Itaú não resultar em uma resolução satisfatória, é recomendado que você faça uma reclamação no Reclame AQUI, relatando todo o ocorrido.

Considere procurar um advogado

Não conseguindo resolver a questão amigavelmente, considere a contratação de um advogado especializado em bancos.

Para encontrar um, faça uma pesquisa no com as palavras chave “advogado especialista em banco e/ou fraude bancária”.

Lembre-se de conferir se o profissional escolhido disponibilizou seu cadastro na OAB e, antes de qualquer coisa, consulte seu cadastro para se certificar sobre sua idoneidade e evitar contratar pessoas que atuam indevidamente.

Também confira avaliações que outros clientes possam ter deixado no Google, nas redes sociais como Banco Itaú, Instagram e TikTok, e em outras plataformas como o LinkedIn, para estudar a qualidade dos serviços prestados.

A Rosenbaum Advogados possui advogados especialistas na área de Golpes Digitais e Virtuais prontos para orientá-lo.

Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação judicial contra bancos.

Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (gpointstudio)

Avatar

rosenbaum

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Flavio C
Flavio C
11/03/2024
Trabalho de extrema qualidade!
Andre Lee
Andre Lee
08/03/2024
Excelente atendimento! Estão sempre disponíveis e são experts em processos contra companhias aéreas.
Guilherme Vieira
Guilherme Vieira
07/03/2024
Recebi minha indenização sem dor de cabeça! Excelente!!!
Roberto Rosa
Roberto Rosa
27/02/2024
Infelizmente tive que recorrer ao judiciário em 2 ocasiões por conta de problemas com companhias aéreas e em ambos os casos utilizei os serviços da Rosenbaum. Eles são especializados neste assunto e fomos vitoriosos nas 2 ocasiões. Todo o contato feito por e-mail, whatsapp e telefone. Atendimento muito bom. Recomendo.
LAURE GLYS
LAURE GLYS
26/02/2024
Muito bem atendido, recomendo
Luci Martins Goncalves Murrer
Luci Martins Goncalves Murrer
22/02/2024
Excelente trabalho na ação contra Azul.
Rosangela Santos
Rosangela Santos
20/02/2024
Quero deixar aqui uma mensagem de agradecimento, a esta equipe super competentes. Desde o primeiro contato que tive com o escritório até a finalização da causa, eles foram muito atenciosos e prestativos. Me deram todo suporte necessário, sempre esclarecendo as minhas dúvidas com agilidade. Hoje recebi a informação que a causa foi ganha, estou muito feliz. Rosenbaum advogados, minha eterna gratidão. Podem confiar o trabalho deles é sério.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp