Home / Artigos e Noticias / Mavenclad® pelo plano de saúde: Como garantir o acesso ao tratamento?

Mavenclad® pelo plano de saúde: Como garantir o acesso ao tratamento?

Direito à Saúde
mavenclad®-cladribina-deve-ser-coberto-pelo-plano-de-saude
Avatar

Redação

março 13, 2023

O Mavenclad®, Cladribina e Leustatin são medicamentos utilizados no tratamento da esclerose múltipla em pacientes adultos, doença que afeta o sistema central (cérebro) e a medula espinhal do enfermo.

O tratamento com Mavenclad®, Cladribina e Leustatin

Aprovado pela ANVISA em 2019, o Mavenclad® (Cladribina) é o primeiro tratamento oral de curta duração e eficácia prolongada contra a doença. Administrado por 20 dias, o medicamento faz efeito por 4 anos.

Além disso, o tratamento se diferencia das outras opções disponíveis do mercado, que são, na maioria, de uso contínuo e precisam ser injetadas. No caso da Cladribina, a dosagem recomendada é tomada por meio oral durante 5 dias, sendo repetida apenas 1 mês depois. 

Contudo, essas vantagens não saem por um preço baixo: uma caixa da medicação, contendo 6 comprimidos, com preço em torno de R$90 mil.

O plano de saúde oferece o Mavenclad® (Cladribina)?

Assim como outros medicamentos de alto custo, o Mavenclad® (Cladribina) vai além da realidade financeira de muitos segurados, que têm como única esperança a cobertura pelo plano de saúde.

No entanto, é possível que o beneficiário seja surpreendido pela negativa de custeio, ficando sem perspectiva de tratamento. A principal justificativa utilizada é de que o medicamento não consta no rol da ANS e, por isso, sua cobertura não é obrigatória.

Ocorre que o Mavenclad® (Cladribina) é um medicamento relativamente novo e, assim como muitos outros tratamentos, ainda não foi adicionado ao rol de procedimentos. No entanto, isso não justifica a recusa de seu fornecimento pelo plano de saúde.

O rol da ANS prevê apenas uma cobertura mínima e não deve ser utilizado para limitar o tratamento dos pacientes. Havendo indicação médica, o paciente deve ser tratado, conforme previsto na Súmula 102 do TJ/SP:

“Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS.”

Como obter ajuda para garantir Cladribina (Mavenclad®) pelo plano de saúde?

Com a orientação profissional de um advogado especialista em ações contra planos de saúde, o beneficiário pode ajuizar ação com pedido de liminar. Visto que as decisões liminares são concedidas em poucos dias, é possível iniciar o tratamento rapidamente.

Caso o beneficiário decida buscar seus direito por meio judicial, é necessário ter em mãos a recusa por escrito ou o número de protocolo, caso a negativa seja informada por meio de ligação telefônica.

Além disso, é necessário que o paciente apresente o laudo médico indicando a necessidade de tratamento com Mavenclad® (Cladribina). No relatório deve estar contida a descrição e a gravidade do caso.

É importante que o laudo mostre a progressão da doença, por meio da inclusão de resultados de exames, lista dos tratamentos já realizados pelo paciente (e sua eficácia) e de comprovantes de internações e procedimentos.

O Escritório Rosenbaum tem vasta experiência no setor de Direito à Saúde e Direitos do Consumidor e pode ser contatado por meio de formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581, sendo o envio de documentos totalmente digital.

Qual a importância do tratamento da esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é causada por uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com células invasoras. Como resultado, o corpo acaba atacando essas células, destruindo a camada protetora que envolve os nervos.

Quando isso ocorre, a comunicação entre sistema nervoso e outras áreas do corpo é afetada, podendo causar alteração da visão, problemas na coordenação motora, fraqueza nos músculos, dificuldades na fala e comprometimento da memória.

O tratamento da esclerose múltipla com Mavenclad® (Cladribina) diminui os surtos de sintomas e desacelera a progressão da doença.

Atualmente não existe cura para a esclerose múltipla, mas é possível reduzir a atividade da doença e da incapacidade por ela causada. Para isso, é essencial que o paciente diagnosticado com a condição inicie o tratamento o quanto antes.

mavenclad®-cladribina-deve-ser-coberto-pelo-plano-de-saude-2
Por meio do tratamento, os efeitos da esclerose múltipla são desacelerados.

O tratamento é imprescindível e garante a melhor qualidade de vida de vida possível, estimulando a funcionalidade do corpo. Além das medidas contra a manifestação da doença, podem ser indicados remédios para depressão, relaxantes musculares, entre outros.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Joao Emmanuel
Joao Emmanuel
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Tive uma empecilho com a United e a Rosenbaum foi bastante rápida e agil para cuidar do meu caso. Escritório muito prestativo e claro durante todo processo.
Matheus Garcia
Matheus Garcia
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
O serviço de advocacia foi excelente e meu processo foi resolvido com êxito. Parabéns a toda equipe.
Amanda Evangelista Gaddini
Amanda Evangelista Gaddini
10/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Por meio de uma amiga, conhece a Rosenbaum advogados. Este ano tive um problema em uma viagem de Orlando para Sp. Devido a um erro na Delta e consequentemente na Latam perdi meu voo e quase nao consegui voltar para SP a tempo. Nao achei que poderia dar alguma coisa, mas após conversar com os advogados da Rosebaum que me informaram tudo corretamente como funciona cada passo, acabei entrando em processo com essas duas empresas. O escritório e excelente, nao nos deixam sem respostas, todas as duvidas que tive foram todas esclarecidas, tiveram a maior paciencia comigo durante todo o processo. Cada passo que era esclarecido entre a empresa e os advogados eles sempre me deram o feedback. Eu só tenho a agradecer, estamos na segunda etapa mais estou muito confiante que estou em ótimas mãos para cuidar desse processo. Amanda
Gustavo Kanashiro
Gustavo Kanashiro
09/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Estou muito satisfeito com o resultado e com o profissionalismo demonstrado pela equipe da Rosenbaum Advogados. Muito obrigado
Roberta Bezerra
Roberta Bezerra
08/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente a minha experiência com essa empresa de advocacia ! Eles são super atenciosos e respondem sempre as mensagens. Os processos de envio dos documentos são simplificados. Recomendo MUITO !
Adailton Alves dos Santos
Adailton Alves dos Santos
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Rosenbaum é mais que uma empresa, é um grupo de amigos preocupados com seu bem estar.
Henrique Cerquinho
Henrique Cerquinho
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótima experiência, nos ajudaram em todo o caminho do processo, sem riscos e tudo bem explicado.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp