Home / Artigos e Noticias / Tysabri® (natalizumabe) pelo plano de saúde

Tysabri® (natalizumabe) pelo plano de saúde

Direito à Saúde
tysabri®-natalizumabe-pelo-plano-de-saude-1
Avatar

Redação

janeiro 26, 2021

Bula do Tysabri® (natalizumabe): principais informações

O Tysabri® (natalizumabe), segundo sua bula, é indicado como forma de terapia única para esclerose múltipla recorrente-remitente, nos seguintes casos:

  • pacientes que não tiveram resposta satisfatória com medicamentos, com, ao menos, uma recaída no ano anterior durante o tratamento;
  • pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente em rápida evolução, definida por duas ou mais recaídas incapacitantes no período de um ano.

O que devo saber antes de usar o Tysabri® (natalizumabe)?

De acordo com a bula do Tysabri® (natalizumabe), existem alguns efeitos colaterais que podem surgir com o uso da medicação. Os principais são:

  • dor de cabeça;
  • fadiga;
  • artralgia;
  • desconforto torácico;
  • reações de hipersensibilidade;
  • alergia sazonal;
  • rigidez;
  • aumento de peso;
  • diminuição de peso.

Como devo usar o Tysabri® (natalizumabe)?

O Tysabri® (natalizumabe) é comercializado em forma de solução concentrada e, por isso, deve ser diluído em soro fisiológico antes da aplicação. A administração do medicamento é através da veia do braço e normalmente dura em torno de uma hora.

Quando não devo usar este medicamento?

A bula do Tysabri® (natalizumabe) alerta que o uso do medicamento é contraindicado para pacientes que:

  • sejam menores de 18 anos;
  • estejam com câncer (exceto em caso de carcinoma das células basais cutâneas);
  • apresentem história de hipersensibilidade ao natalizumabe, ou a qualquer outro componente da fórmula;
  • tenham Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LMP);
  • apresentem maior risco de manifestação de infecções oportunistas;
  • estejam imunocomprometidos ou em tratamento com imunocompressores;
  • que façam uso de betainterferonas e acetato de glatirâmer.

Para consultar a bula original do medicamento diretamente na ANVISA clique aqui.

Preço do Tysabri® (natalizumabe)

Tysabri® (natalizumabe) é um medicamento de alto custo, com preço de venda entre R$6 mil e R$8 mil aproximadamente. Por isso, muitas vezes o segurado não tem condições de adquirir o medicamento, tendo que recorrer ao plano de saúde.

Tysabri® (natalizumabe) pelo plano de saúde

Temos visto que em grande número de situações, quando há a prescrição médica de acordo com a bula do medicamento, o plano de saúde tem colocado entraves para o custeio do Tysabri® (natalizumabe), inclusive, com a negativa da cobertura do medicamento.

A principal alegação é a de não constar no rol da ANS. Contudo, essa alegação é abusiva, porque o rol de procedimentos da ANS é exemplificativo, afinal, como a medicina evolui rapidamente, mais procedimentos são adicionados, sem contudo adentrarem com a mesma velocidade no referido rol. 

Assim, enquanto os procedimentos não fizerem parte do rol, o enfermo não pode ficar desprotegido. O direito ao tratamento está garantido na Súmula 102 do TJSP:

“Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS.”

Tendo a negativa do plano, o paciente poderá entrar com processo com pedido de liminar contra o plano de saúde através de advogado especialista, se socorrendo assim do poder judiciário. 

Pedido de liminar

Em razão da gravidade do estado de saúde do paciente, existe a urgência para o início do tratamento. Como o processo pode demorar, ao ingressar com a ação, pede-se liminar para que o plano forneça o medicamento sem ter que aguardar o término do processo.

Com o laudo médico demonstrando a enfermidade que acomete o paciente, e a indicação do tratamento com Tysabri® (natalizumabe), o juiz terá os elementos para conceder a liminar (tutela de urgência).

Em muitos casos, mesmo que a liminar não seja concedida em primeira instância, o Tribunal, através do recurso “Agravo de Instrumento”, sensibilizado pelo risco à saúde diante da gravidade da situação, tem concedido a liminar.

Jurisprudência do Tysabri® (natalizumabe) pelo plano de saúde 

Como a negativa de tratamento é baseada em abuso por parte das seguradoras, o Poder Judiciário tem decidido favoravelmente aos pacientes, conforme jurisprudência:

Ementa: Obrigação de fazer. Plano de saúde. Segurado portador de esclerose múltipla. Indicação do medicamento “Tysabri®”. Alegação de que não se encontra no rol da ANS não tem supedâneo. Ré se predispôs a ‘cuidar de vidas’, logo, deve proporcionar o necessário para que o enfermo vá em busca da cura ou da amenização da adversidade na higidez (…)” (TJSP, Apelação 1002767-68.2017.8.26.0011)

Ementa: PLANO DE SAÚDE. Autor acometido de esclerose múltipla.  Recomendação médica para utilização do medicamento denominado “NATALIZUMAB” (Tysabri®), indispensável ao controle da moléstia e prescrito somente após o insucesso de outros terapêuticos. Negativa de cobertura, sob a alegação de exclusão contratual. Contrato que não restringe a cobertura da doença. (…)” (TJSP, Apelação 1097786-96.2015.8.26.0100)

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direito à Saúde e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagem em destaque: Pixlr

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Joao Emmanuel
Joao Emmanuel
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Tive uma empecilho com a United e a Rosenbaum foi bastante rápida e agil para cuidar do meu caso. Escritório muito prestativo e claro durante todo processo.
Matheus Garcia
Matheus Garcia
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
O serviço de advocacia foi excelente e meu processo foi resolvido com êxito. Parabéns a toda equipe.
Amanda Evangelista Gaddini
Amanda Evangelista Gaddini
10/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Por meio de uma amiga, conhece a Rosenbaum advogados. Este ano tive um problema em uma viagem de Orlando para Sp. Devido a um erro na Delta e consequentemente na Latam perdi meu voo e quase nao consegui voltar para SP a tempo. Nao achei que poderia dar alguma coisa, mas após conversar com os advogados da Rosebaum que me informaram tudo corretamente como funciona cada passo, acabei entrando em processo com essas duas empresas. O escritório e excelente, nao nos deixam sem respostas, todas as duvidas que tive foram todas esclarecidas, tiveram a maior paciencia comigo durante todo o processo. Cada passo que era esclarecido entre a empresa e os advogados eles sempre me deram o feedback. Eu só tenho a agradecer, estamos na segunda etapa mais estou muito confiante que estou em ótimas mãos para cuidar desse processo. Amanda
Gustavo Kanashiro
Gustavo Kanashiro
09/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Estou muito satisfeito com o resultado e com o profissionalismo demonstrado pela equipe da Rosenbaum Advogados. Muito obrigado
Roberta Bezerra
Roberta Bezerra
08/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente a minha experiência com essa empresa de advocacia ! Eles são super atenciosos e respondem sempre as mensagens. Os processos de envio dos documentos são simplificados. Recomendo MUITO !
Adailton Alves dos Santos
Adailton Alves dos Santos
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Rosenbaum é mais que uma empresa, é um grupo de amigos preocupados com seu bem estar.
Henrique Cerquinho
Henrique Cerquinho
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótima experiência, nos ajudaram em todo o caminho do processo, sem riscos e tudo bem explicado.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp