Home / Artigos e Noticias / Cobrança indevida e negativação: Banco Digio é condenado a pagar R$3 mil

Cobrança indevida e negativação: Banco Digio é condenado a pagar R$3 mil

Direito Bancário
cobranca-indevida-ibicred-digio-condenacao
Avatar

rosenbaum

setembro 28, 2023

Em recente julgamento, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu a favor de uma cliente que alegou cobrança indevida e negativação por parte do Ibicred – Banco Digio S.A. Acompanhe os detalhes e desfecho deste caso intrigante.

No processo, S.Y.A. moveu uma ação contra o Ibicred – Banco Digio S.A.

A cliente alegou que não havia realizado a contratação de um cartão de crédito com o banco e que estava sendo indevidamente cobrada. Além disso, seu nome foi inserido em cadastros de restrição ao crédito, o que considerou totalmente inapropriado.

Argumentos da Cliente e do Banco

S.Y.A. sustentou que nunca contratou o cartão de crédito internacional oferecido pelo banco e que, por conta disso, estava enfrentando cobranças indevidas e teve seu nome negativado.

Em defesa, o Ibicred – Banco Digio S.A contestou, afirmando que não cometeu qualquer ato ilícito e que os pedidos da cliente eram improcedentes.

Fundamentação do Juiz

A relação entre as partes foi identificada como de consumo, regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Com base na inversão do ônus da prova, o banco deveria ter comprovado que a cliente efetivamente contratou o cartão de crédito.

No entanto, não apresentou provas suficientes. Apenas a fotografia da cliente, que é a mesma utilizada em seu RG, foi apresentada, o que não comprova a contratação.

Assim, diante da ausência de provas da celebração do negócio jurídico por parte da cliente, o juiz entendeu que o banco deveria ser condenado pela indevida inclusão do nome da cliente nos órgãos de proteção ao crédito.

Decisão

O juiz, Dr. Bruno Paes Straforini, da 1ª Vara Cível da Comarca de Barueri, julgou procedente o pedido de S.Y.A., condenando o Ibicred – Banco Digio S.A a pagar à cliente a quantia de R$3 mil como indenização por danos morais. O valor foi considerado adequado para reparar os dissabores sofridos pela cliente devido à negativação indevida.

O número do processo é: 1014406-96.2023.8.26.0068.

Como processar um banco digital como no caso do Banco Digio pelo problema de negativação indevida e conseguir indenização

Entre em contato com a empresa e tente resolver amigavelmente

A primeira coisa que você deve fazer é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Você pode encontrar o contato do Banco Digio abaixo:

Acione o Reclame AQUI

Se o contato direto com o Banco Digio não resultar em uma resolução satisfatória, é recomendado que você faça uma reclamação no Reclame AQUI, relatando todo o ocorrido.

Considere procurar um advogado

Caso não consiga resolver a questão amigavelmente, considere a contratação de um advogado especializado em ações contra banco digital.

Para encontrar um profissional da área, faça uma pesquisa no Google com as palavras chave “advogado especialista em Direito Bancário, advogado especialista em ações contra banco digital ou advogado especialista em ações por negativação indevida”.

Lembre-se de conferir se o profissional escolhido disponibilizou seu cadastro na OAB e, antes de qualquer coisa, consulte seu cadastro para se certificar sobre sua idoneidade e evitar contratar pessoas que atuam indevidamente.

Também confira avaliações que outros clientes possam ter deixado no Google, nas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, e em outras plataformas como o LinkedIn, para estudar a qualidade dos serviços prestados.

A Rosenbaum Advogados possui advogados especialistas na área de Direito Bancário prontos para orientá-lo.

Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação judicial contra banco digital.

Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (benzoix)

Avatar

rosenbaum

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp