Home Artigos e notícias O que fazer ao perder documentos em viagens?

O que fazer ao perder documentos em viagens?

Conheça os procedimentos que devem ser feitos ao perder documentos em viagens nacionais e internacionais.

19 de outubro de 2021 - Atualizado 07/02/2022

Aproveitar os passeios sem dor de cabeça é algo que todo viajante almeja.

Contudo, é preciso saber o que fazer em situações adversas como a perda de documentos durante a viagem.

Confira a seguir como agir em uma ocasião dessas, incluindo, em viagens internacionais. 

O que fazer ao perder documentos em viagem?

Antes de mais nada, ao constatar perda, extravio, roubo ou furto de documentos durante uma viagem, é preciso manter a calma!

Ademais, existem alguns passos a serem seguidos que irão minimizar os problemas decorrentes dessas situações. Confira a seguir.

Registre um Boletim de Ocorrência

Primeiramente, nas viagens em território nacional, é necessário dirigir-se à Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a ocorrência imediatamente. 

Vale lembrar, que após constatada a ocorrência, tal procedimento deve ser realizado o quanto antes. 

Em alguns Estados, é possível fazê-lo via Delegacia Eletrônica.

Registre alertas nos órgãos de proteção ao crédito

Essa conduta é de extrema importância para proteger o seu nome, visto que golpistas podem utilizar os dados pessoais de seus documentos para cometer fraudes.

É importante destacar que ao cadastrar um alerta nos sistema órgãos de proteção ao crédito, o consumidor fica mais protegido, uma vez que, no caso de um golpista tentar efetuar algum tipo de operação financeira utilizando seus dados, o estabelecimento será avisado do bloqueio e de que está diante de fraude, ao fazer a pesquisa de crédito.

Para isso, basta acessar os sites de órgãos como:

Bloqueie ou cancele seus cartões

Muitas pessoas guardam os cartões de banco junto aos documentos pessoais e perdê-los pode acarretar prejuízos financeiros.

Assim sendo, é fundamental comunicar a central de atendimento de seu banco. Geralmente, isso pode ser feito via telefone ou aplicativo, conforme a instituição financeira.

Solicite a segunda via dos documentos perdidos

Ao voltar de viagem, é importante solicitar a segunda via dos documentos perdidos.

Entretanto, os locais para solicitá-los variam de um documento para o outro, conforme órgão de expedição.

Vale lembrar, que em São Paulo, a segunda via de alguns documentos é fornecida pelas unidades do Poupatempo.

E se eu perder documentos em viagem de avião?

Na maioria das vezes, é possível apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) na hora do embarque, desde que tenha sido emitido, no máximo, 60 dias antes da viagem. 

Assim sendo, no caso de viagens de avião dentro do território nacional, será necessário seguir os mesmos procedimentos supracitados para notificar a perda dos documentos. 

Vale lembrar, que é possível embarcar apresentando outros documentos oficiais com foto como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na versão impressa ou digital – CNH Digital, ou o passaporte.

Também pode te interessar:

8 dicas para evitar transtornos em viagens na alta temporada
Dicas de viagem: como tirar passaporte?
Permissão Internacional para Dirigir (PID): como solicitar

Como proceder ao perder documentos em uma viagem internacional?

Os procedimentos nessas ocasiões podem mudar conforme o local onde o viajante está. 

Todavia, assim como no Brasil, o primeiro passo ao constatar a perda de documentos no exterior é fazer um Police Report ou Boletim de Ocorrência (B.O.), informando todos os documentos que foram perdidos. 

Para isso, procure a polícia ou dirija-se a uma delegacia local mais próxima.

Perdi o passaporte, o que fazer?

Com o Boletim de Ocorrência em mãos, procure o Consulado do Brasil ou Embaixada brasileira mais próxima para conseguir retornar ou seguir sua viagem.

saiba-o-que-fazer-ao-perder-documentos-em-viagens
Ao perder um passaporte com visto, pode ser necessária a emissão de um novo visto para poder permanecer em um determinado país. | Imagem: Freepik (freepik)

Para encontrar a representação consular mais próxima, acesse o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty.

Vale ressaltar, que os Consulados e Embaixadas só funcionam de segunda a sexta em horário comercial. Nos feriados nacionais, os órgãos também estão fechados.

Existem duas possibilidades para conseguir viajar ou retornar ao Brasil em caso de perda de documentos ou passaporte: 

Como pedir a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)?

Essa autorização é um documento de viagem concedido pelas repartições consulares brasileiras a cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, que necessitam regressar do exterior ao território nacional.

É importante ressaltar, que esse documento tem um caráter emergencial, fica pronto de três dias a sete dias, a depender do local, e permite apenas fazer uma viagem direta ao Brasil, ou seja, é uma liberação de embarque válida somente para seu retorno.

Sendo assim, a ARB será recolhida pelas autoridades responsáveis pelo controle migratório quando o seu titular chegar ao Brasil.

Por fim, a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) é emitida de forma gratuita, porém o cidadão brasileiro deve comprovar sua nacionalidade com um documento de identificação ou com testemunhas que possam atestá-la.

Como solicitar um novo Passaporte no exterior?

Caso deseje continuar sua viagem para outros países ou tenha escalas e conexões no seu retorno ao Brasil, será necessário solicitar um novo passaporte.

Nessa via, os cidadãos brasileiros contam com uma ferramenta que facilita e agiliza a solicitação, o agendamento e a prestação de serviços por embaixadas e consulados.

Trata-se do portal e-consular, com o qual é possível solicitar serviços junto às repartições consulares brasileiras no exterior. Nele, é possível preencher o formulário on-line de solicitação de passaporte.

O cidadão brasileiro deverá preencher esse formulário informando o que aconteceu e anexando uma cópia do Boletim de Ocorrência (Police Report).

Contudo, caso o Consulado da jurisdição onde você se encontra não disponha do sistema e-consular, o sistema lhe direciona para a página do Consulado, para instruções de solicitação de serviços. 

Vale lembrar, que a emissão de um novo passaporte tem um custo, porém, a taxa de pagamento não tem valor fixo nos consulados pelo mundo, podendo variar.

4 Dicas ao perder os documentos em viagens

Confira a seguir 4 dicas para tentar evitar transtornos decorrentes da perda de documentos em viagens. 

  1. Digitalize seus principais documentos antes de viajar e envie para o seu e-mail pessoal ou salve em uma pasta na nuvem privada. Dessa maneira, você terá a cópia de todos os documentos para atestar sua identidade e nacionalidade.
  2. Quando disponíveis, baixe aplicativos oficiais que apresentem versões digitais dos seus documentos.
  3. Sempre que possível, não carregue os cartões de banco junto aos documentos de identificação, assim, você tem mais chances de não perder ambos.
  4. Em caso de viagens internacionais, o único documento de identificação válido em todas as ocasiões é o passaporte, portanto, considere não transportar outros documentos originais.

Imagem em destaque: Freepik (macrovector)

Avatar
Shares