Home / Advogado Especialista em Direito Imobiliário / Execução de contrato de aluguel

Execução de contrato de aluguel

Saiba o que é e para que serve a ação de execução do contrato de locação.

Um dos exemplos mais comuns de descumprimento de um contrato de aluguel é a inadimplência. Nesse caso, o inquilino deixa de pagar o aluguel ou algum encargo referente à locação.

Em alguns casos é possível resolver a situação de forma amigável, através de uma conversa entre locador e locatário. Contudo, existem situações em que o proprietário precisa acionar a Justiça para evitar sair no prejuízo.

Para receber os valores atrasados, o locatário pode entrar com uma ação de execução de aluguel, um tipo de processo que permite a quitação da dívida sem precisar despejar o inquilino.

Siga a leitura e saiba como funciona essa ação judicial!

O que é a execução de aluguel?

A ação de execução de aluguel é um recurso pelo qual o proprietário de um imóvel pode exigir o pagamento de débitos referentes à locação da propriedade quando o inquilino se torna inadimplente.

O que pode ser cobrado do inquilino inadimplente na ação judicial?

Além do valor do aluguel, existem outros encargos que devem ser pagos pelo inquilino durante o período de locação. Esses valores são previstos pelo contrato de locação firmado entre as partes.

Dessa forma, caso o inquilino deixe de pagar algum dos encargos combinados em contrato, estes também poderão ser cobrados pelo locador através da ação judicial de execução do contrato.

Geralmente, as ações de execução costumam cobrar o pagamento de:

  • aluguéis atrasados;
  • cotas de condomínio;
  • tarifas de água;
  • conta de luz;
  • conta de gás;
  • IPTU;
  • débitos referentes à manutenção do imóvel.

Só é possível ajuizar a ação de execução de aluguel em conjunto com uma ordem de despejo?

Não. Na realidade, a ação de execução de aluguel é justamente uma alternativa para o locador que não quer dar uma ordem de despejo ao inquilino.

Isso porque, além de determinar a desocupação do imóvel, a ação de despejo também exige a quitação de débitos. Assim sendo, caso o proprietário ingresse com um processo desse tipo, não é necessário entrar com o pedido de execução do contrato de locação.

como-funciona-a-ação-de-execução-de-aluguel
A ação de execução pode ajudar o locador a receber aluguéis e encargos atrasados. | Imagem: Freepik (@pressfoto)

Já o processo de execução de aluguel é um recurso que garante apenas o pagamento das dívidas. Dessa forma, caso o locador deseje receber os valores sem retomar o imóvel, é possível optar por esse modelo de ação.

Qual a diferença entre a ação de cobrança e a ação de execução?

A ação de cobrança é um tipo de ação de conhecimento, na qual é gerada um Título Executivo Judicial. Nesse processo, o locatário pode contestar a cobrança e recorrer da decisão após a sentença.

Nesse sentido, a ação de cobrança costuma ser mais demorada, pois é necessário julgar o pedido inicial e os recursos. Além disso, se ao fim do processo a dívida não for quitada, ainda pode ser necessário entrar com outra ação para exigir o pagamento.

Já a ação de execução não busca o reconhecimento de um título, mas apenas a condenação do locatário ao pagamento dos valores devidos. Assim sendo, nesse processo, o juízo apenas precisa determinar que o devedor pague o débito em um prazo determinado.

Como ajuizar uma ação de execução de aluguel?

Para ajuizar uma ação de execução de aluguel, é recomendável que o proprietário do imóvel entre em contato com um especialista é fundamental e peça orientações sobre a sua situação.

Além disso, é importante reunir alguns documentos que descrevam a situação, como por exemplo:

  • comprovante do aluguel em atraso;
  • comprovante dos encargos em atraso;
  • registro de conversas entre locador e locatário;
  • contrato de aluguel;
  • escritura do imóvel;
  • documentos pessoais (como RG e CPF).

No entanto, é importante ressaltar que, em todo caso, o locador pode entrar em contato com o inquilino e tentar resolver a situação de forma amigável. Dessa forma, é possível descobrir a razão para a inadimplência e até mesmo conseguir o pagamento.

Confira algumas dicas para solicitar a quitação de débitos diretamente ao inquilino:

  • escolha um momento conveniente, de preferência fora do horário de trabalho do locatário;
  • escolha um meio de comunicação prático, como o telefone;
  • escute o que o inquilino tem a dizer;
  • tente encontrar sugestões viáveis, que funcionem para ambas as partes;
  • mantenha a conversa em tom cordial e não faça ameaças, nem provocações.

Como funciona o processo judicial?

Durante a ação de execução de aluguel, o proprietário deve citar o inquilino inadimplente e solicitar que o débito seja quitado.

O locatário recebe um prazo de três dias para abater todos os valores em aberto referentes ao aluguel e encargos. Caso o pagamento não ocorra dentro desse período, podem ser penhorados os bens encontrados em nome do morador.

Além disso, caso o contrato de locação conte com a garantia de um fiador, ele também poderá ser citado no processo judicial. Se o fiador possuir apenas um imóvel para moradia própria ou de sua família, ele corre o risco de sofrer constrição e até mesmo ser levado à hasta pública.

O contato conosco pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. É possível enviar documentos de forma totalmente digital.

Imagem em destaque: Freepik (@yanalya)

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Joao Emmanuel
Joao Emmanuel
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Tive uma empecilho com a United e a Rosenbaum foi bastante rápida e agil para cuidar do meu caso. Escritório muito prestativo e claro durante todo processo.
Matheus Garcia
Matheus Garcia
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
O serviço de advocacia foi excelente e meu processo foi resolvido com êxito. Parabéns a toda equipe.
Amanda Evangelista Gaddini
Amanda Evangelista Gaddini
10/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Por meio de uma amiga, conhece a Rosenbaum advogados. Este ano tive um problema em uma viagem de Orlando para Sp. Devido a um erro na Delta e consequentemente na Latam perdi meu voo e quase nao consegui voltar para SP a tempo. Nao achei que poderia dar alguma coisa, mas após conversar com os advogados da Rosebaum que me informaram tudo corretamente como funciona cada passo, acabei entrando em processo com essas duas empresas. O escritório e excelente, nao nos deixam sem respostas, todas as duvidas que tive foram todas esclarecidas, tiveram a maior paciencia comigo durante todo o processo. Cada passo que era esclarecido entre a empresa e os advogados eles sempre me deram o feedback. Eu só tenho a agradecer, estamos na segunda etapa mais estou muito confiante que estou em ótimas mãos para cuidar desse processo. Amanda
Gustavo Kanashiro
Gustavo Kanashiro
09/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Estou muito satisfeito com o resultado e com o profissionalismo demonstrado pela equipe da Rosenbaum Advogados. Muito obrigado
Roberta Bezerra
Roberta Bezerra
08/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente a minha experiência com essa empresa de advocacia ! Eles são super atenciosos e respondem sempre as mensagens. Os processos de envio dos documentos são simplificados. Recomendo MUITO !
Adailton Alves dos Santos
Adailton Alves dos Santos
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Rosenbaum é mais que uma empresa, é um grupo de amigos preocupados com seu bem estar.
Henrique Cerquinho
Henrique Cerquinho
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótima experiência, nos ajudaram em todo o caminho do processo, sem riscos e tudo bem explicado.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp