Home Artigos e notícias Como consultar o CPF pelo nome?

Como consultar o CPF pelo nome?

Saiba como consultar um CPF pela internet e descubra se é possível realizar essa pesquisa apenas pelo nome de uma pessoa.

20 de maio de 2021

string(4) "topo"

A consulta pelo nome do titular do CPF é uma atividade bem restrita. Assim sendo, esse processo geralmente é realizado informando os números do referido documento.

Todavia, de acordo com a Serasa existem duas formas de consulta utilizando apenas o nome completo da pessoa. Entenda quais são e aprenda a consultar o CPF online nos principais birôs de crédito do país.

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento emitido pela Receita Federal que serve para identificar os contribuintes. 

Esse documento é representado por 11 dígitos que são diferentes para cada pessoa e que permanecem os mesmos durante toda a vida do cidadão, podendo ser alterados apenas por decisão judicial. 

Para que serve o CPF?

O CPF é necessário para quem deseja prestar um concurso público, se matricular em uma universidade, abrir conta em banco, fazer compras financiadas ou ainda pedir um cartão de crédito.

Todavia, sua principal função é para a declaração de Imposto de Renda, servindo como forma de identificação dos contribuintes. Por essa razão, por exemplo, os filhos, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais.

Por que consultar o CPF?

Existem algumas razões para alguém consultar o CPF, uma das principais é para saber se há alguma dívida ou negativação no nome daquela pessoa.

Ainda assim, de acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45,8% dos brasileiros entrevistados não realizam um controle sistemático do seu orçamento.

Logo, a pesquisa do CPF pode ser uma importante aliada para monitorar a “saúde financeira”, tendo em vista que, ter o “nome limpo” é algo positivo no mercado, uma vez que, isso significa que aquele consumidor é um bom pagador e consegue quitar todas as suas contas em dia.

Não obstante, existem outros bons motivos que podem levar alguém a pesquisar um CPF, quando pretende-se ter mais segurança ao fechar negócio com alguém, ao emprestar dinheiro, fazer uma venda financiada, dentre outros.

Vale ressaltar, que essas são apenas algumas das razões para que alguém precise consultar o CPF e podem variar conforme a especificidade de cada caso.

Como consultar o CPF pelo nome?

De antemão, é necessário frisar que não é possível que qualquer pessoa realize uma consulta de CPF apenas com o nomes de alguém.

Dessa forma, a consulta do CPF pelo nome só pode ser realizada por empresas cadastradas na Receita Federal para tal serviço.

Nesse sentido, a Serasa esclarece em seu portal oficial que, por questões de segurança, só é possível consultar o CPF de alguém com o nome, das seguintes formas: diretamente na Receita Federal ou por empresas que possuem convênio com birôs de crédito.

Todavia, esse levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito e as informações não podem ser repassadas para consumidores.

Consultar o CPF pela Receita Federal

Caso  sua empresa tenha um convênio com uma firma autorizada a fazer análise de crédito, é possível consultar o CPF diretamente na Receita Federal

Porém, mesmo nesses casos, pesquisar um CPF apenas pelo nome da pessoa é uma tarefa difícil e, portanto, o recomendado é se dirigir a um posto de atendimento e solicitar orientação específica para cada caso.

Como consultar o CPF pela internet?

As consultas de CPF em birôs de crédito que reúnem dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio aos negócios, podem ser realizadas de forma online, desde que sejam informados os números do documento.

como-consultar-o-cpf-pela-internet
Empresas de birô de crédito disponibilizam apps e sites para fazer consulta de CPF.

No site da Serasa, por exemplo, é possível consultar apenas o seu próprio CPF. Nele você também pode checar o seu Serasa Score e se existem dívidas no seu nome de forma gratuita.

Também pode te interessar:

Vazamento de dados do CPF: o que fazer?
O que é e para que serve o Serasa Limpa Nome?
8 dicas que todo negativado deve conhecer

Consultar CPF na Serasa

  • acesse o site da Serasa;
  • digite o número do CPF na tela inicial e clique em CONSULTAR AGORA;
  • preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso;
  • serão solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha que deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo;
  • faça a verificação;
  • serão disponibilizadas duas opções para verificação e para receber um código, por e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme;
  • digite o código recebido e clique em CONFIRMAR CÓDIGO;
  • consulte seu CPF.

Além do site, também é possível usar o aplicativo do Serasa Consumidor disponível nas lojas Google Play e App Store gratuitamente.

Como consultar o CPF no Boa Vista?

  • acesse o portal do Consumidor Positivo;
  • insira o CPF e clique em CONSULTE JÁ;
  • cadastre-se na plataforma, inserindo os dados pessoais;
  • logo em seguida, todas as informações sobre o CPF estarão disponíveis.

Também é possível consultar o CPF no aplicativo da Boa Vista disponível na Google Play e App Store.

Como consultar o CPF no SPC Brasil?

Neste birô de crédito, será preciso comprar o pacote de créditos desejado para concluir a consulta:

  • acesse o site do SPC Brasil;
  • clique em CONSULTAR CPF;
  • escolha o pacote;
  • descubra se existe alguma dívida em seu nome.

Se preferir, também é possível fazer a consulta de CPF no aplicativo SPC Consumidor disponível na Google Play e App Store.

Como consultar o CPF pelos Correios?

Além das formas até aqui expostas, os Correios são mais uma forma de consultar a “saúde financeira” de uma pessoa, por meio do Você Consulta Pessoas, disponível nas agências dos Correios de todo o país.

Contudo, esse serviço não é gratuito e tem um valor de R$ 35,00.

Nesse serviço, são disponibilizadas as seguintes informações:

  • dívidas (negativação);
  • cheques sem fundos;
  • protestos;
  • ações judiciais;
  • participação em falências;

Para acessar é necessário seguir esse procedimento:

  • escolha se quer consultar um CPF ou CNPJ;
  • realize o pagamento online via cartão de crédito;
  • acesse o relatório assim que concluir a compra;
  • receba em seu e-mail o relatório.

Por fim, consultar o CPF pode gerar diversos benefícios, dentre eles, descobrir quais são as cobranças ligadas ao seu nome e não correr o risco de ser negativado sem saber.

Imagens: Freepik (@vectorjuice)

0Shares
0