Home / Artigos e Noticias / O plano de saúde cobre abdominoplastia?

O plano de saúde cobre abdominoplastia?

Direito à Saúde
plano-de-saude-cobre-abdominoplastia
Avatar

Redação

outubro 1, 2021

Você já se perguntou se o seu plano de saúde cobre abdominoplastia?

A cobertura dos planos de saúde para plásticas pode variar consideravelmente e, quando se trata de procedimentos caros, como a abdominoplastia, a situação pode ficar ainda mais complexa.

Por isso é essencial entender seus direitos na hora de buscar a cobertura para a abdominoplastia e saber o que fazer diante de uma possível negativa. Siga na leitura e tire suas dúvidas!

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia, cirurgia reparadora pós-bariátrica, cirurgia de remoção de pele ou cirurgia de contorno corporal é um procedimento que remove o excesso de gordura e de pele do abdômen.

Quando engordamos, a pele sofre uma distensão causada pelo aumento do volume de gordura, o que compromete a capacidade de retração das fibras elásticas e colágenas.

No emagrecimento, o tecido adiposo diminui e o espaço que ele ocupava fica “vazio” e, sem conseguir se retrair, a pele fica flácida.

A remoção de pele é indicada para pessoas que estejam sofrendo com o excesso de flacidez e que tenham sua qualidade de vida afetada, por exemplo:

  • Desconforto físico: irritação e até mesmo dor devido ao atrito constante entre as dobras de pele, especialmente durante atividade física ou movimentos.
  • Problemas de higiene: as dobras de pele podem ser difíceis de limpar completamente, o que afeta a higiene e aumenta o risco de infecções cutâneas, como dermatite de contato ou infecções fúngicas.
  • Impacto na autoestima: afeta a autoestima e a imagem corporal, causando insatisfação com a aparência e constrangimentos.
  • Complicações psicológicas: ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, especialmente se a pessoa perceber que sua transformação corporal não atingiu suas expectativas.

É crucial que o paciente esteja saudável e em boa forma para a cirurgia, pois a fraqueza muscular abdominal pode causar complicações na sutura durante o procedimento. 

A cirurgia pode reduzir a flacidez, estrias e cicatrizes em pacientes que perderam peso significativo, como os que passaram por cirurgia de redução.

Eu consigo fazer abdominoplastia pelo plano de saúde?

Existem dois tipos de cirurgia plástica: a estética e a reparadora. Isso se dá de acordo com o caso e o caráter da cirurgia, podendo haver ou não a cobertura do plano de saúde.

plano-de-saude-cobre-abdominoplastia-unimed-amil-gndi
A negativa de cobertura de abdominoplastia pelo convênio configura prática abusiva. | Imagem: Freepik (wavebreakmedia-micro)

Assim, são necessários laudos médicos que comprovem a necessidade da cirurgia.

Quais convênios cobrem abdominoplastia?

A realização da abdominoplastia é possível em qualquer operadora de saúde, mas é necessário que o seu plano ofereça cobertura hospitalar.

Desse modo, é possível realizar internações para cirurgias, incluindo despesas com acomodação, alimentação, medicamentos e procedimentos médicos realizados durante a estada no hospital.

Quanto custa uma abdominoplastia pelo convênio?

Uma estimativa de valores para abdominoplastia custa entre R$12 mil e R$30 mil.

No entanto, quando o procedimento é feito através do plano de saúde, não é necessário pagar o valor total.

Em alguns casos, o convênio cobre integralmente as despesas da cirurgia reparadora pós-bariátrica e, em outros, a operadora paga a parte da internação e honorários médicos, e o paciente arca com o restante dos gastos.

Então, o preço total de uma abdominoplastia pelo plano de saúde varia de caso para caso.

Como conseguir abdominoplastia pelo convênio?

A abdominoplastia é coberta quando ela tem caráter reparador, advindo de um pós cirurgia bariátrica.

Já nos casos em que a finalidade é estética, esse tipo de procedimento não precisa ser coberto pelos convênios médicos, conforme prevê a própria Lei dos Planos de Saúde (nº 9.656).

Ainda assim, muitos pacientes recebem a negativa de cobertura da cirurgia sob a justificativa de que o tratamento é meramente estético. No entanto, a recusa é considerada abusiva e não deve ser tolerada.

Havendo recomendação médica, o plano de saúde deve cobrir a abdominoplastia.

Em quanto tempo o plano de saúde cobre abdominoplastia?

Se a sua dúvida for referente à carência para abdominoplastia, o prazo máximo é de 180 dias.

Agora, se você quer saber quanto tempo o plano de saúde tem para autorizar a sua cirurgia, a resposta é 21 dias úteis, uma vez que essa operação é eletiva.

Como fazer abdominoplastia pelo plano de saúde?

Se você vem sofrendo com as consequências do excesso de pele e seu dermatologista, psiquiatra ou cirurgião plástico reconhecem a necessidade reparadora da cirurgia, acione o seu convênio.

O ideal é entrar em contato com o plano de saúde e verificar se cobre este tipo de cirurgia, além de se informar sobre os procedimentos para autorização, que podem variar.

Mas, geralmente, para fazer a solicitação basta encaminhar o pedido médico e os relatórios que justifiquem a cirurgia de remoção de excesso de tecido de pele, demonstrando que ela tem caráter reparador.

Feito isso, o plano de saúde faz a avaliação da solicitação dentro de um certo prazo*, que pode ser aprovada ou não (nesse caso, deve haver uma justificativa adequada).

* Se você quer saber mais sobre a autorização de cirurgias pelo plano de saúde e descobrir quanto tempo isso leva, confira este post!

O convênio não quer cobrir minha cirurgia reparadora. O que eu faço?

Se a sua cirurgia tem finalidade reparadora e você sofreu uma negativa de cobertura indevida, ainda há uma chance!

É possível ajuizar uma ação contra o plano de saúde com a ajuda de um bom especialista.

Para isso, é necessário apresentar alguns documentos, como por exemplo:

  • a recomendação médica da realização de cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica;
  • a recusa por escrito (ou o protocolo de ligação);
  • o comprovante de residência;
  • a carteirinha do plano de saúde;
  • o contrato com o plano de saúde (se possível);
  • cópias do RG e do CPF;
  • comprovantes de pagamentos das mensalidades (geralmente as duas últimas).

Se você quer saber mais sobre como entrar com a ação, confira nosso artigo!

Pedido de liminar para cirurgia reparadora pós-bariátrica

A decisão liminar é uma medida provisória que costuma sair em poucos dias, como se fosse um “adiantamento” do direito do paciente, que pode começar o tratamento antes do fim do processo.

Há quem pense que a Justiça pode voltar atrás numa decisão liminar. Isso pode acontecer, mas é muito raro.

A liminar é uma decisão baseada na legislação e na jurisprudência, assim como todas as outras. Então, se ela foi concedida, é porque o Tribunal entendeu que é um direito seu.

Nesse sentido, na grande maioria dos casos, a sentença final é no mesmo sentido que a liminar.

O tópico foi, inclusive, fixado pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao analisar o Tema 1.069 dos recursos repetitivos.

Segundo as duas teses fixadas:

  1. É de cobertura obrigatória pelos planos a cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional indicada pelo médico após a cirurgia bariátrica, visto ser parte do tratamento da obesidade mórbida; 
  2. se houver dúvidas razoáveis quanto ao caráter da cirurgia plástica pós-bariátrica, a operadora deve reunir uma junta médica para acabar com a divergência, desde que arque com os honorários dos respectivos profissionais e sem prejuízo do exercício do direito de ação pelo beneficiário, em caso de parecer desfavorável à indicação clínica do médico assistente.

Nosso escritório possui especialistas prontos para orientá-lo.

Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação judicial contra o plano de saúde.Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (jcomp)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Joao Emmanuel
Joao Emmanuel
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Tive uma empecilho com a United e a Rosenbaum foi bastante rápida e agil para cuidar do meu caso. Escritório muito prestativo e claro durante todo processo.
Matheus Garcia
Matheus Garcia
11/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
O serviço de advocacia foi excelente e meu processo foi resolvido com êxito. Parabéns a toda equipe.
Amanda Evangelista Gaddini
Amanda Evangelista Gaddini
10/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Por meio de uma amiga, conhece a Rosenbaum advogados. Este ano tive um problema em uma viagem de Orlando para Sp. Devido a um erro na Delta e consequentemente na Latam perdi meu voo e quase nao consegui voltar para SP a tempo. Nao achei que poderia dar alguma coisa, mas após conversar com os advogados da Rosebaum que me informaram tudo corretamente como funciona cada passo, acabei entrando em processo com essas duas empresas. O escritório e excelente, nao nos deixam sem respostas, todas as duvidas que tive foram todas esclarecidas, tiveram a maior paciencia comigo durante todo o processo. Cada passo que era esclarecido entre a empresa e os advogados eles sempre me deram o feedback. Eu só tenho a agradecer, estamos na segunda etapa mais estou muito confiante que estou em ótimas mãos para cuidar desse processo. Amanda
Gustavo Kanashiro
Gustavo Kanashiro
09/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Estou muito satisfeito com o resultado e com o profissionalismo demonstrado pela equipe da Rosenbaum Advogados. Muito obrigado
Roberta Bezerra
Roberta Bezerra
08/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente a minha experiência com essa empresa de advocacia ! Eles são super atenciosos e respondem sempre as mensagens. Os processos de envio dos documentos são simplificados. Recomendo MUITO !
Adailton Alves dos Santos
Adailton Alves dos Santos
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Rosenbaum é mais que uma empresa, é um grupo de amigos preocupados com seu bem estar.
Henrique Cerquinho
Henrique Cerquinho
01/07/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótima experiência, nos ajudaram em todo o caminho do processo, sem riscos e tudo bem explicado.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp