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Saiba como cancelar voo e passagem aérea

São várias as situações que ao cancelar voo e passagem você poderá ter direito a devolução integral dos valores pagos . Em outras situações pode haver aplicação de uma multa.

Você sabia que, ao cancelar voo, o passageiro está sujeito a uma série de taxas que podem causar um grande prejuízo?

Por isso, é importante conhecer as regras da companhia aérea e segui-las com cuidado. Dessa forma, você pode cancelar a sua passagem com mais tranquilidade.

Neste post, você vai aprender como cancelar um voo e conhecer as regras das principais companhias aéreas no Brasil.

Confira!

Como cancelar passagem aérea?

Veja a seguir um passo a passo que vai te ajudar caso precise cancelar uma passagem aérea e solicitar a devolução.

Verifique os termos da passagem

Primeiramente, verifique os termos e condições da passagem. Certifique-se de entender as políticas de alteração da companhia aérea, incluindo eventuais taxas ou penalidades associadas à mudança. 
Em caso de dúvidas, você pode consultar um advogado especialista.

Entre em contato com a companhia aérea

Utilize os canais de comunicação oferecidos pela companhia aérea para cancelar a passagem. Isso pode ser feito por telefone, e-mail ou pelo site da empresa. 
Explique o motivo e forneça todas as informações sobre, como número da reserva e dados do voo. 

Siga as instruções da companhia aérea

A companhia aérea tem obrigação de fornecer todas as orientações para concluir o cancelamento da passagem e obter o ressarcimento.
Após seguir as instruções, confirme o cancelamento da passagem e solicite a devolução. Certifique-se de obter um comprovante ou confirmação do cancelamento para futuras referências.

Posso fazer o cancelamento da compra de passagem aérea pela internet?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), sim, você tem o direito de cancelar a compra de uma passagem aérea feita pela internet

Isso deve ocorrer dentro do prazo estipulado pela empresa aérea e você deve estar ciente das condições de cancelamento no momento da compra.

É importante verificar os termos e condições da companhia aérea ao fazer a compra da passagem para entender quais são as políticas de cancelamento, taxas aplicáveis e prazos para solicitação de cancelamento.

Além disso, lembre-se de que, em algumas situações, como promoções ou tarifas especiais, pode haver restrições adicionais ao cancelamento ou taxas mais altas.

Qual o prazo para cancelamento de passagem aérea?

O prazo para cancelamento de passagem aérea pode variar de acordo com a política da companhia aérea e as condições da tarifa adquirida.

É importante verificar as regras específicas para a passagem aérea que você adquiriu para saber qual é o prazo e as condições para o cancelamento.

Eu consigo meu dinheiro de volta após cancelar voo?

O cancelamento da passagem aérea gera a devolução em algumas situações.

Normalmente, as companhias aéreas oferecem diferentes políticas de cancelamento, que podem incluir tarifas não reembolsáveis com cancelamento restrito, tarifas reembolsáveis com cancelamento gratuito dentro de um determinado período antes do voo, ou tarifas com taxas de cancelamento aplicáveis.

Quanto tempo a companhia aérea tem para fazer a devolução da minha passagem aérea?

Felizmente, o prazo para a devolução não é longo e é regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

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O passageiro pode ingressar com ação judicial caso seja prejudicado com o cancelamento de passagem aérea. | Imagem: Freepik (pressfoto)

Mas se você quer saber qual é esse prazo, confira nosso texto clicando aqui.

Como eu descubro as regras para cancelamento de passagem de uma companhia aérea?

Como cancelar voo Latam?

Se você quer cancelar um voo da Latam, é possível escolher entre receber o ressarcimento* ou remarcar o voo.

O primeiro passo é verificar as condições da tarifa adquirida, o que pode ser feito através do site da LATAM, na seção “minhas viagens”, em “gerenciar suas viagens”.

Na LATAM, compras realizadas com cartão de crédito são reembolsadas em até 15 dias úteis. Já o valor das compras feitas com outros métodos é convertido em um voucher de viagem em até 7 dias úteis, que pode ser utilizado dentro do prazo de 12 meses.

O passageiro pode escolher a finalidade do voucher de viagem,  optando por crédito para a compra de passagens e serviços na Latam ou transferência bancária do valor.

Para remarcar a viagem, é necessário conferir a disponibilidade de voos.

Caso prefira, é possível realizar o cancelamento com a LATAM por telefone, nos números da central de vendas e serviços:

  • 0300 570 5700 (ligações de todo o Brasil)
  • 4002 5700 (ligações das capitais brasileiras); 
  • 55 11 4002 5700 (ligações internacionais).

* O valor a ser devolvido está vinculado ao tipo de tarifa selecionada no momento da compra da passagem. Tarifas mais elevadas resultarão em devoluções mais altas.

Como cancelar passagem LATAM de graça?

Segundo a lei, é possível cancelar e receber o valor da passagem de volta. Mas, para isso, duas condições precisam ser observadas:

  1. O passageiro deve cancelar a compra da passagem dentro de 24 horas após a emissão do bilhete.
  2. A compra da passagem deve ter sido feita com pelo menos 7 dias de antecedência em relação à data do voo.

Essa disposição é conhecida como direito de arrependimento e está contemplada no CDC.

Para todas as outras situações de cancelamento da LATAM, o passageiro pode estar sujeito a devoluções parciais ou ao pagamento de multas para alterar a data do voo.

Como cancelar voo Gol?

Você pode cancelar sua passagem aérea através do site da Gol ou da Central de Atendimento da Gol.

Para cancelar pelo site, basta acessar a seção “Minhas Reservas” e seguir os passos indicados para efetuar o cancelamento rapidamente. 

A Central de Atendimento está disponível no número 0300 115 2121, e utilizando ela você conta com o auxílio de um representante da Gol, que pode tirar dúvidas sobre possíveis taxas ou reembolsos.

Como cancelar passagem Gol de graça?

A Gol também oferece a política de cancelamento sem custos em até 24 horas após a compra

Para exercer o seu direito de arrependimento e cancelar um voo da Gol gratuitamente, é só fazer a solicitação dentro de 24 horas da compra, desde que o voo esteja agendado para daqui a pelo menos 7 dias.

Como cancelar voo Azul?

Você pode cancelar um voo da Azul através da central de atendimento*, pelo telefone 4003 1118, ou no site oficial da empresa.

Para fazer o cancelamento pela internet, basta seguir estes passos:

  1. acesse o site da Azul;
  2. clique no o botão “Sua Viagem”;
  3. selecione “Minhas reservas”, digite o código da mesma e preencha os campos solicitados; e
  4. selecione o voo, clique na opção cancelar viagem e confirme.

* É importante ressaltar que, se você solicitar o reembolso da passagem através da central de atendimento, é cobrada uma taxa.

Como cancelar passagem Azul de graça?

Para cancelar uma passagem da Azul gratuitamente, siga as regras do direito de arrependimento.

Cancele seu voo no máximo 24 horas após a sua compra e certifique-se de que ele está agendando para dali 7 dias ou mais.

Como cancelar voo Avianca?

Para cancelar o voo junto à Avianca é feito através do próprio site, selecionando a opção “Sua reserva” e, em seguida, “Alterações e reembolsos”.

No entanto, a empresa orienta os passageiros que compraram passagem em uma agência de viagem a solicitar o cancelamento e devoluções diretamente à agência.

Como cancelar passagem Avianca de graça?

A regra no caso da Avianca é a mesma. Visto que a companhia opera no Brasil, ela também deve se adequar ao CDC.

Por isso, cancelando um voo agendado para daqui, pelo menos, 7 dias em, no máximo, 24 horas após a compra da passagem, você tem direito à devolução total.

Possuímos especialistas prontos para orientá-lo. Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação desta natureza.Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (rawpixel.com)

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