Índice
A Black Friday é conhecida como uma data comercial de grandes promoções. Segundo o portal Black Friday Oficial, a Black Friday brasileira teve crescimento expressivo nos últimos anos e há expectativas de manter essa elevação.
Entenda qual é a vantagem da Black Friday e como se planejar para a data.
Entenda a origem da Black Friday
Originalmente, a Black Friday acontece no dia seguinte ao feriado norte-americano do Dia de Ação de Graças, que ocorre toda última quinta-feira do mês de novembro.
Assim, a sexta-feira que sucede o feriado ficou conhecida por grandes promoções, tanto em lojas físicas quanto em plataformas de e-commerce.
A história de como se iniciou a Black Friday tem algumas versões. Conta-se que o termo nasceu dos comerciantes que anotavam seus prejuízos em vermelho e lucros em preto. A sexta-feira após esse feriado marcava o início da temporada de compras para o Natal e Ano Novo e, assim, traria lucro a ser anotado em preto.
Outros contam que o nome veio do trânsito intenso causado pela busca por presentes para os feriados do fim do ano. Há ainda uma versão que remete a uma sexta-feira em 1869, quando ocorreu uma grande desestabilidade em instituições financeiras americanas.
Black Friday no Brasil: o que é diferente?
O feriado de Ação de Graças é celebrado principalmente nos Estados Unidos, mas a cultura de promoções vantajosas na sexta-feira seguinte foi adaptada em diversos países, inclusive, no Brasil.
Porém, enquanto temos imagens marcantes de americanos amontoados em lojas físicas, a Black Friday brasileira acontece principalmente em lojas virtuais.
É uma data comercial que cresce vertiginosamente desde a primeira edição, em 2010. Por isso, é comum encontrar promoções na semana anterior à data e muitas das melhores ofertas da Black Friday se mantêm até a segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday.
Como se preparar para aproveitar a Black Friday?
Com a data da Black Friday se aproximando, os fornecedores dos diversos tipos de produtos e serviços se organizam para oferecer descontos relevantes para os consumidores e garantir um número elevado de vendas nesse período.
Diante disso, é preciso ficar atento às promoções, aos descontos, aos prazos de entrega e a segurança dos sites e plataformas de compra.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a se preparar para esse dia e garantir uma boa experiência de compra.
Primeiro, faça uma reserva monetária para a Black Friday
Como grandes promoções são esperadas no Brasil, procure se programar financeiramente nos meses anteriores para aproveitar as melhores promoções.
Essa organização é importante para evitar dívidas e compras desnecessárias que possam comprometer seu orçamento.
Também pode te interessar:
Direito do consumidor: saiba quando solicitar o estorno do cartão de crédito
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): conheça seus direitos
Garantia: saiba como funciona esse direito do consumidor
Fique atento para não cair em ofertas falsas
Embora a Black Friday Brasil tenha mais sucesso a cada ano, existem algumas más práticas que ocorrem no meio digital e que podem prejudicar consumidores desavisados.
Na expectativa por preços muito baixos, várias pessoas caem em esquemas danosos como:
- mercadorias diferentes das mostradas no site;
- produtos extraviados;
- propagandas tentadoras que se provam falsas;
- sites falsos, deixando o cliente sem o produto comprado e, na maioria das vezes, sem conseguir reaver o dinheiro gasto.
No site Black Friday Oficial há várias informações relativas à Black Friday, desde sua origem e relevância, até dúvidas frequentes como as datas oficiais do evento e descontos oferecidos.
Vale destacar que a plataforma também disponibiliza uma lista anual das lojas que oficialmente participarão da temporada de ofertas. É válido checar essa lista, antes de fazer as compras.
Encontre as melhores ofertas Black Friday
Confira algumas dicas para aproveitar as ofertas da Black Friday:
- siga as marcas de sua preferência nas redes sociais para receber informações exclusivas sobre as promoções;
- inscreva-se para receber newsletter das marcas que você gosta, isso garante que você receba, em primeira mão, as promoções oficiais da Black Friday;
- pesquise os preços com antecedência para confirmar o que é uma oferta real ou uma oferta enganosa, pois há lojas que usam práticas como “a metade do dobro”, em que sobem o valor de determinados produtos antes da data comercial, apenas para parecer que há uma promoção.
- compare o valor do produto que deseja antes de comprá-lo, avaliando o melhor custo benefício;
- evite sites com navegação incompleta, difícil ou que não direcionam a nenhuma outra página;
- evite também os sites que oferecem promoções “milagrosas”, ou seja, descontos muito diferentes do valor aplicado pelos demais fornecedores do mesmo produto ou serviço.
Black Friday versus Black “Fraude”: saiba o que fazer
Em primeiro lugar, avalie o nível da fraude ocorrida: atrasaram a entrega ou enviaram um produto danificado? A situação é de propaganda enganosa, a entrega não ocorreu, houve estelionato ou você encontrou propagandas racistas ou ofensivas?
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a marca pelas redes sociais ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Além disso, os sites costumam ter uma aba com perguntas e respostas e direcionamento sobre o que fazer em caso de danos.
Contudo, em casos graves ou na ausência de respostas da empresa, registre a queixa no Procon, que é o órgão oficial de defesa do consumidor, e o fornecedor será intimado a responder sobre a queixa.
Outra possibilidade de tentar solucionar suas questões é pelo Site do Consumidor. As empresas que participam dessa iniciativa se comprometem a, dentro de 10 dias, analisar e responder os problemas de seus consumidores.
É possível, também, registrar uma queixa no site Reclame Aqui e alertar consumidores futuros sobre os problemas encontrados.
Conheça os Direitos do Consumidor
Para aproveitar com segurança a Black Friday, é fundamental conhecer as leis relacionadas aos Direitos do Consumidor.
Segundo o art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro.
Seria o caso de um anúncio que indica a gratuidade de um produto ou serviço quando, na realidade, o mesmo é pago. Já um caso de propaganda enganosa por omissão ocorreria quando a oferta de um produto indica um custo, mas as condições de pagamento são omitidas.
O art. 35 do CDC oferece três alternativas em situações como essas. Logo, nesses casos, o fornecedor deve:
- cumprir o que foi ofertado;
- escolher um produto ou serviço equivalente ao obtido inicialmente;
- rescindir o contrato e devolver o dinheiro com a justa correção monetária.
Caso o fornecedor não se disponha a resolver a questão, a situação pode ser registrada no Procon. Se, novamente, a resposta for negativa, outras instâncias judiciais podem ser acionadas. Um advogado é necessário quando o valor do caso for superior a 20 salários mínimos.
Ademais, uma publicidade com teor abusivo é aquela com conteúdo racista e discriminatório, incitando a violência ou se aproveitando da inocência de crianças. Essas situações podem ser denunciadas no Procon, que tomará as medidas necessárias.
As lojas físicas disponibilizam cópias do CDC. Acesse a versão virtual.
Escolha com calma onde comprar na Black Friday
Com tantas promoções ofertadas, prefira comprar pela internet em sites oficiais de fornecedores conhecidos, que se comprometem com prazos de entrega e integridade dos produtos, além de ter sistemas claros de pagamento, trocas e devoluções.
Também pesquise informações sobre a marca escolhida, verifique o índice de reclamações sobre o site e seus produtos e pergunte a conhecidos sobre suas experiências pessoais de compra.
Para o fechamento da compra, na página do pagamento, verifique se há o ícone de um cadeado fechado no canto superior esquerdo da URL, indicando que é seguro colocar os dados do cartão. Em caso de cadeado aberto ou a frase “SITE NÃO SEGURO”, busque outro lugar para comprar.
Por fim, verifique as opções de pagamento. Encontrar lojas online que oferecem parcelamentos favoráveis aos clientes é o ideal. Assim, é possível adquirir o produto pelo valor promocional da Black Friday, mas a cobrança será feita parceladamente nos meses seguintes.