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Conheça todos os tipos de Bilhete Único

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Redação

fevereiro 1, 2023

Em São Paulo, existem inúmeras alternativas para andar de transporte público e fugir do trânsito.

Para isso, é necessário compreender como funciona a mobilidade urbana do Município.

Nesse contexto, destaca-se o Bilhete Único, um cartão fundamental para quem pretende se deslocar pela cidade.

Veja a seguir quais são os benefícios desse cartão e saiba o que é preciso para ter o seu Bilhete Único.

O que é o Bilhete Único?

O Bilhete Único é um cartão que armazena créditos eletrônicos monetários e temporais para pagamento de tarifas no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo.

Ou seja, trata-se de um cartão recarregável e exclusivo para efetuar o pagamento das passagens no transporte público.

Vale ressaltar que o Bilhete Único é gerenciado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) e pelo Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM)

O Bilhete Único vem personalizado?

Sim. O Bilhete Único vem personalizado com parte das informações que foram inseridas no momento do cadastrado. Entre elas, o nome, o CPF e o número do cartão.

É importante lembrar que o referido cartão é de uso pessoal e intransferível.

Quem tem direito a utilizar o Bilhete Único Personalizado (Comum)?

Podem adquirir e usar o Bilhete Único, quaisquer pessoas acima de seis anos que tenham a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

Ademais, o Bilhete Único possui validade de até cinco anos.

Quantos embarques é possível fazer com o Bilhete Único?

O Bilhete Único pode ser utilizado para créditos dos tipos Vale-Transporte e/ou Comum.

Para uso do Bilhete Único com crédito comum, existem as seguintes possibilidades:

  • até quatro embarques em ônibus diferentes, no período de três horas, com o pagamento de uma tarifa de Ônibus Comum;
  • um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM) e até três embarques em ônibus diferentes no período de três horas , com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Comum.

Vale acentuar que a integração CPTM ou Metrô deve acontecer durante as duas primeiras horas e pode ser intercalada aos ônibus.

Já as as regras de utilização do Vale-Transporte, são permitidos:

  • dois embarques em ônibus diferentes, no período de três horas, com o pagamento de uma tarifa Vale-Transporte Ônibus;
  • um embarque em ônibus, em até três horas e um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM), nas duas primeiras horas, com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Vale-Transporte.

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Quais são os tipos de Bilhete Único disponíveis?

Além do Bilhete Único personalizado que é o cartão comum, existem outros tipos de Bilhete Único disponíveis para a população de São Paulo. Veja a seguir.

Bilhete Único de Estudante 

É destinado a estudantes que tenham direito ao benefício da Meia-Tarifa ou da Gratuidade, além de ser uma forma de comprovar a meia entrada em eventos como cinema, shows, teatro, entre outros.

Bilhete do Professor 

Esse bilhete é de uso exclusivo de professores que lecionam em cursos de Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Superior ou Técnico/Profissionalizante autorizados, reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes, ministrados por instituições de ensino da rede pública ou privada, cadastrados no Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da SPTrans. 

Proporciona acesso ao benefício da Meia-Tarifa concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, para uso exclusivo nos trens do Metrô e CPTM, mas não dá direito à Meia-Tarifa ou Gratuidade nos ônibus da SPTrans.

Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência

Regulamentado pela Lei nº 11.250 de 1 de outubro de 1992, é destinado a Pessoa com Deficiência (PcD) física ou mental, residentes no município de São Paulo, na região metropolitana de São Paulo ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista e Jundiaí.

Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa

Destinado a pessoas com mais de 60 anos, concedendo gratuidade nas passagens.

Vale Lembrar que o Decreto nº 62.057 de 14 de dezembro de 2022 restabeleceu a gratuidade para os passageiros do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros que possuem idade igual ou superior a 60 anos no Município de São Paulo.

Logo, quem já possui um Bilhete Único Personalizado (Comum) e tem idade entre 60 e 64 anos, a partir de 1˚ de fevereiro de 2023, também poderá recarregar a gratuidade de pessoa idosa.

Para isso, basta aproximar seu cartão de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais. Esse procedimento de recarga deverá ser feito mensalmente, no início de cada mês.

Bilhete Único Mãe Paulistana

É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, Metrô e CPTM) às gestantes acompanhadas no pré-natal da Rede Municipal de Saúde. 

Logo, somente têm direito ao benefício as gestantes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e beneficiadas pelo Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.  

Pode ser utilizado nos ônibus da SPTrans e trêns do Metrô e CPTM durante o deslocamento para consultas e exames.

É importante ressaltar que esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária. As passagens são custeadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Bilhete Único Especial da Pessoa Obesa

É o Bilhete utilizado nos Ônibus da capital pelos usuários com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 39,9 para propiciar o desembarque pela porta dianteira do veículo após o pagamento da tarifa/giro da catraca e apresentação do Bilhete Único Especial ao motorista.

Bilhete Único Especial da Gestante

Destinado a gestantes, a partir do 5º mês até o final da gestação, conforme critérios definidos na Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – SMT Nº 50 de 5 de abril de 2019.

Possibilita o embarque e desembarque pela porta da frente do veículo, mediante ao pagamento da tarifa.

Não há isenção da tarifa. Os créditos devem ser adquiridos na rede credenciada, pelo valor da tarifa vigente.

Bilhete Único Corporativo

Para entidades e instituições que possuem programas sociais, atividades filantrópicas, entre outros, para distribuição aos seus assistidos.

Tratam-se de cartões corporativos personalizados com os dados institucionais para pessoa jurídica previamente cadastrada (mediante análise de pedido), que podem ser utilizados no Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo.

Como solicitar o Bilhete Único Personalizado (Comum)?

 Veja a seguir o passo a passo para solicitar o Bilhete Único Personalizado (Comum):

  1. acesse o portal da SPTrans;
  2. preencha o cadastro do Bilhete Único;
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  1. após preencher o cadastro, retire o cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans, apresentando um documento de identidade, com data de emissão de até dez anos, para retirar o cartão

Os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam diariamente, das 6h às 22h.

Como recarregar o Bilhete Único?

A SPTrans disponibiliza várias opções para os passageiros recarregarem o Bilhete Único. Veja a abaixo:

  • apps para celular – é possível comprar créditos para o Bilhete Único via celular por meio de alguns aplicativos. Confira quais são os aplicativos disponíveis no portal da SPTrans;
  • máquinas de autoatendimento – as máquinas ficam instaladas nos terminais de ônibus e nas estações do Metrô, da CPTM e da Via Quatro. Nos terminais, ainda é possível realizar recargas com a utilização de dinheiro e cartões de débito;
  • loja virtual da SPTrans – é um serviço que permite que os passageiros adquiram créditos em seu cartão por meio do pagamento de boleto bancário, só é preciso aguardar 24 horas para ter liberada a recarga;
  • SMS – basta ligar para *32245 de qualquer celular, efetuar o cadastro, informar os números do cartão de crédito e do Bilhete Único e realizar a compra dos créditos;
  • Banco do Brasil e Itaú – correntistas podem efetuar a compra de crédito para o Bilhete Único nos terminais de autoatendimento do banco ou por meio de seus aplicativos;
  • Facebook – é possível fazer a recarga online do bilhete pelo celular ou computador por meio do assistente virtual do Bipay. Basta enviar uma mensagem pelo Messenger para a página Bipay.
  • postos de atendimento – existem mais de 30 locais entre terminais de ônibus e estações de transferência. Vale lembrar que para comprar créditos não é necessário levar qualquer documento, basta estar com o cartão. Também é possível conferir a relação completa dos postos no site da SPTrans.

Por fim, é importante acrescentar que logo após a compra, é necessário validar os créditos aproximando o cartão das máquinas de recarga com a identificação “Recarregue Aqui”, disponíveis nos ônibus da cidade, nos terminais de ônibus e nas estações do Metrô e da CPTM.

Imagem em destaque: Freepik (Drazen Zigic)

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