Home Artigos e notícias Confira 5 dicas para ganhar dinheiro na pandemia

Confira 5 dicas para ganhar dinheiro na pandemia

09 de setembro de 2021

string(4) "topo"

A pandemia do novo coronavírus mudou a dinâmica de funcionamento do mercado. 

Em decorrência das consequências econômicas e sociais advindas da pandemia, diversos estabelecimentos fecharam as portas e vários trabalhadores perderam os empregos.

Assim sendo, milhares de brasileiros têm se reinventado no mercado de trabalho para continuar ganhando dinheiro durante a pandemia. 

Entenda melhor o cenário atual e inspire-se com algumas dicas para complementar a renda neste momento. 

Como ganhar dinheiro na pandemia?

Em vista da pandemia de covid-19, alguns hábitos  de consumo vem mudando drasticamente entre os brasileiros.

Tal comportamento tem impulsionado lojas físicas a digitalizarem suas operações e obrigado muitos trabalhadores a criarem alternativas para ganhar dinheiro.

Isso tem propiciado o surgimento de novos empreendimentos durante a pandemia, principalmente, aqueles que são voltados para a atuação na internet.

Vale destacar, que esses negócios podem ir desde oferecer um produto para venda, a utilizar a sua expertise e conhecimentos para prestar serviços on-line. 

O fato é que existem variadas opções para ganhar dinheiro durante a pandemia e esta escolha dependerá do perfil do empreendedor.

Qual o melhor negócio para abrir nesse momento?

Sem dúvidas, os melhores negócios lucrativos para ganhar dinheiro durante a pandemia são aqueles que utilizam a internet como ferramenta de trabalho.

Isso vem ocorrendo, principalmente, em virtude das medidas de isolamento social que têm como objetivo evitar aglomerações.

Vale ressaltar que, mesmo antes da pandemia, os negócios na internet vinham ganhando cada vez mais espaço no mercado, sobretudo, porque não exigem grandes investimentos como o aluguel de um imóvel.

Mas afinal, o que posso fazer para ganhar dinheiro na pandemia?

Conforme supracitado, os negócios que estão em alta neste momento são aqueles ligados à internet.

De acordo com uma pesquisa promovida pelo índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o e-commerce segue em expansão no Brasil. 

No mês de dezembro de 2020, por exemplo, foi registrado alta de 53,83% neste segmento, em relação ao mesmo período de 2019. 

Além disso, o faturamento, considerando a mesma base comparativa, teve crescimento de 55,74%. No acumulado do ano, por sua vez, fechou com índice positivo de 73,88%.

Vale lembrar, que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) é a principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade da Economia Digital.

Também pode te interessar:

Entenda o que é e como utilizar a Cnae
Entenda o que é e como funciona o PayPal
Saiba o que é e para que serve o PicPay

Por isso, selecionamos 5 dicas que podem te ajudar a ganhar dinheiro durante a pandemia. Veja qual se adequa melhor ao seu perfil.

1 – Desapegue do que você não usa mais e venda em plataformas especializadas

Se você possui coisas que não utiliza, talvez, durante a pandemia, seja um bom momento para desapegar delas e vendê-las.

Durante o isolamento social, as pessoas têm passado mais tempo dentro de suas casas e muitas estão aproveitando para selecionar artigos que não usam mais para venda e doação.

Faça uma seleção entre o que você não usa e separe:

  • os itens que nunca foram usados e estão novos;
  • os usados em boas condições;
  • os itens para doar, mas que também estão em condições de uso.

Vale ressaltar, que a cultura de comprar objetos, móveis e peças de roupa de segunda mão já é bastante comum mundo afora.

No Brasil, o cenário de brechós como forma de ganhar dinheiro tem ganhado força principalmente no mercado on-line.

Para isso, você pode utilizar plataformas de venda on-line. Entre elas:

  • Enjoei – para venda de roupas, calçados, acessórios e outros itens de beleza, entre outros;
  • Mercado Livre – produtos eletrônicos, itens para casa e livros, entre outros;
  • OLX – móveis, objetos de decoração e utensílios, entre outros;
  • Redes sociais – Facebook, Instagram e outras.

2 – Ganhe dinheiro na pandemia com a criação de um infoproduto

É possível utilizar o seu conhecimento como uma alternativa para ganhar dinheiro na quarentena. Isso pode ser feito por meio da criação de infoprodutos no modelo de cursos ou treinamentos.

Ou seja, um determinado assunto que você sabe e domina bem, seja porque fez um curso superior, técnico ou porque ganhou experiência trabalhando, pode se tornar um forma de renda extra.

dicas-para-ganhar-dinheiro-na-pandemia
Desde o início da quarentena, uma das maiores preocupações dos brasileiros gira em torno da estabilidade financeira durante o período.

Para isso, desenvolva um conteúdo relevante no formato escolhido (curso on-line, ebook, mentorias) e crie uma comunidade de pessoas que se identificam e enxergam valor no conhecimento apresentado.

Para monetizar esse relacionamento, é possível criar grupos fechados em aplicativos de troca de mensagem como Telegram e WhatsApp, nos quais os usuários pagam uma mensalidade para participar.

Enfim, essa é uma excelente forma de ganhar dinheiro compartilhando conhecimento e trazendo novas pessoas para sua rede de contatos.

3 – Trabalhe com marketing de afiliados

O marketing de afiliados constitui uma opção certeira para ganhar dinheiro durante a pandemia, principalmente, para aqueles que têm uma boa rede de contatos profissionais ou trabalham na internet produzindo conteúdo.

Em síntese, o propósito de se tornar um vendedor afiliado de algum site é divulgar produtos e infoprodutos vendidos na plataforma através de um link personalizado que irá reverter-se em uma comissão por venda fechada.

Nesta via, os principais sites de afiliados são: 

  • Monetizze;
  • Hotmart;
  • Udemy;
  • Lomadee;
  • Eduzz.

4- Atue com Dropshipping

O Dropshipping é a forma mais barata de aderir ao comércio eletrônico. 

Isso se deve ao fato de que, diferentemente de uma loja virtual, esse modelo de negócio não possui estoque, assim, os itens são comprados por encomenda no momento em que o cliente faz o pedido.

Logo, por não exigir estoque, a necessidade de investimento inicial é baixa, o que torna o negócio bastante atrativo.

Em suma, no dropshipping, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final, uma vez que este não tem acesso ao fornecedor.

Isso somente é possível porque o consumidor precisa da figura do intermediário, tendo em vista que, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado.

Assim sendo, a principal tarefa é identificar produtos com potencial interesse do seu público, preferencialmente, junto a fornecedores fora do país.

Contudo, após criar uma lista de itens para vender, o próximo passo é fazer a divulgação, o que pode acontecer em site próprio, em plataformas do tipo marketplace ou mesmo pelo Facebook e WhatsApp.

5 – Ganhe dinheiro na pandemia com as redes sociais

As redes sociais propiciaram a possibilidade de compartilhar com amigos publicações em vídeo ou imagens, mas também viabilizam o compartilhamento de links sobre determinado produto.

No Instagram e no Facebook, por exemplo, é comum aparecer patrocínios no feed ou nos stories de pessoas que você segue.

Contudo, existem diferentes formas de ganhar dinheiro por esse meio. 

A indicação é que você procure entender a rede social e tudo que for possível saber sobre ela. O mais importante é ter em mente que cada plataforma tem suas próprias regras de monetização, assim, é fundamental entender como funciona a rede social escolhida.

Todavia, caso deseje investir seu tempo em uma única rede social, a sugestão é que opte pelo Instagram, uma vez que esta é considerada a plataforma preferida dos brasileiros, somando mais de 55 milhões de usuários ativos em território nacional.

Por fim, fazer marketing no Instagram pode ser bem difícil, justamente pela grande competitividade, mas, ainda assim, pode se tornar uma opção lucrativa.

Como montar um negócio com pouco investimento e ganhar dinheiro durante a pandemia?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que negócios lucrativos não precisam necessariamente ter grandes investimentos iniciais.

Confira abaixo algumas dicas para começar a empreender durante a pandemia com pouco dinheiro:

  • procure atuar fazendo algo que você domine e goste, pois isso auxilia a otimizar o investimento;
  • priorize negócios de existência apenas digital;
  • analise as tendências do mercado em busca de uma solução inédita ou inovadora;
  • procure segmentar seu nicho para reduzir a margem de erro;
  • faça um plano de negócios e tenha um bom planejamento estratégico;
  • avalie a possibilidade de instalar a empresa em sua própria casa;
  • exerça um controle rígido sobre o caixa da empresa para não misturar com suas finanças pessoais;
  • comprometa-se com os seus objetivos de empreendedor;
  • utilize a criatividade e invista em marketing digital;
  • faça da qualidade do atendimento o seu diferencial e construa uma imagem positiva sobre o seu trabalho.

Enfim, uma boa ideia acompanhada de planejamento e muito empenho pode representar uma receita de sucesso para abrir um negócio e ganhar dinheiro durante a pandemia.

Imagens do texto: Freepik (@freepik)

Avatar
Shares