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5 dicas para escolher um plano de celular

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Redação

janeiro 25, 2022

Escolher um bom plano de celular pode ser uma tarefa um pouco complicada. 

Afinal, há uma infinidade de publicidades, várias operadoras atuando no mercado e muitos planos e ofertas que podem deixar o processo confuso e cansativo.

Por isso, entenda o que é e qual a importância de definir uma operadora de celular e veja algumas dicas que vão te ajudar a adquirir um plano que atenda as necessidades do dia a dia.  

O que é uma operadora de celular?

Uma operadora de celular é uma empresa de telecomunicações que proporciona serviços para os utilizadores de telefones móveis.

Dessa forma, a operadora de telefonia celular administra todos os componentes necessários para fornecer os mais variados planos de celular para o consumidor final, que pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.

Para isso, é fornecido, após a contratação do serviço, um cartão que, assim que é inserido no aparelho celular, libera o plano adquirido para que o cliente possa usufruir.

Contudo, as operadoras que atuam no Brasil não funcionam no mercado da mesma forma. Por isso, a extensão e a qualidade de seus serviços podem sofrer algumas oscilações, como:

  • cobertura mais ou menos ampla;
  • velocidade da internet;
  • tipo de conexão;
  • diversidade de planos.

Por isso, é preciso considerar características comuns às empresas para comparar os serviços oferecidos.

Como escolher a melhor operadora de celular?

Primeiramente, antes de sair pesquisando os diversos planos disponíveis no mercado, é preciso encontrar a operadora de telefone que atenda todas as suas necessidades.

Nesse sentido, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma ótima fonte de pesquisa para descobrir os pontos positivos e negativos das operadoras, já que a agência disponibiliza em seu site diversos dados que informam o desempenho das operadoras de serviços de telefonia. 

Além disso, é possível pesquisar informações nos sites de cada operadora, no Reclame Aqui e nos sites especializados em fazer comparação entre os serviços dessas empresas.

Isso posto, fique atento a critérios, como:

  • preço e custo benefício;
  • disponibilidade de cobertura;
  • canais de atendimento;
  • quantidade de reclamações;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • satisfação geral do público.

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Dicas para escolher um bom plano de celular 

Escolher ou limitar as opções de qual operadora contratar é o primeiro passo.

Agora, é preciso escolher um plano de celular que atenda às suas necessidades.

Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira! 

Observe quais os recursos mais utilizados

A primeira dica é entender seu padrão de consumo. Faça um levantamento dos últimos três meses de quanto você gastou com contas, recargas e taxas.

Além disso, fique atento aos dados de consumo para que seja possível tirar uma média do uso de internet, ligações, SMS e demais serviços.

Com isso, será mais fácil analisar o que é prioritário e o que pode ser descartado no plano de celular.

Vale destacar que é preciso ter cuidado com os argumentos das operadoras! Elas podem tentar te convencer a escolher um plano que não se adequa às suas necessidades com a promessa de benefícios e ofertas que, se avaliado com calma, nem sempre será a melhor opção.

Analise o seu consumo de internet

Entenda o seu uso e quais são os aplicativos que você não pode ficar sem. 

Nesse sentido, busque por ofertas em que o uso de aplicativos como WhatsApp, Messenger e Facebook não são descontados da franquia.

Além disso, se fazer algumas questões podem te ajudar a limitar as opções, como:

  • O limite de internet que o plano oferece é suficiente?
  • Como é a forma de pagamento para o uso da internet?
  • Quando a operadora reduz a velocidade da internet, ao término da franquia, você consegue usar o celular de forma satisfatória?
  • O uso da internet do celular é o principal no seu dia a dia?
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Há muitas opções de planos disponíveis no mercado, saber quais são as suas prioridades ajudam na hora de contratar o serviço certo. | Imagem: Freepik (freepik)

Pesquise sobre os tipos de plano de celular

No Brasil, as operadoras oferecem três modalidades diferentes de serviço para telefonia móvel.  

Desse modo, é importante conhecer as vantagens de cada um deles antes de decidir qual plano é ideal para você. 

Conheça as principais características dessas modalidades.

Pré-pago

  • Permite um maior controle dos gastos com celular;
  • Você escolhe quando inserir créditos e quanto quer gastar com cada recarga;
  • Não possui nenhum tipo de fatura mensal;
  • Há o risco de ficar sem acesso aos serviços por falta de crédito;
  • Não há contrato de fidelidade com a operadora.

Pós-pago

  • Oferece uma variedade de pacotes para diversos perfis;
  • Os serviços estão sempre disponíveis;
  • A franquia de dados internet é maior;
  • Exige o pagamento de uma fatura mensal;
  • Possui contrato de fidelidade com a operadora, geralmente de 12 meses. 

Controle

  • Exige o pagamento de uma fatura mensal;
  • Possibilita um maior controle financeiro, pois as faturas possuem valor fixo;
  • Costuma oferecer benefícios, como minutos gratuitos para ligar para outras operadoras e bônus para quem fizer portabilidade;
  • Oferece pacotes de dados melhores do que na modalidade pré-pago; 
  • Possui contrato de fidelidade com a operadora, geralmente de 12 meses.

Defina quantas pessoas vão usar o plano de celular

A quantidade de dependentes da conta é um ponto importante a ser avaliado. Se tiver interesse em incluir no pacote filhos, cônjuge, pais ou outras pessoas, é preciso ficar atento aos valores.

Nesses casos, uma boa opção pode ser contratar um plano família, já que este permite dividir a franquia de internet e minutos de ligação entre os usuários.

Consulte as condições dos planos de celular

Além de avaliar a oferta dos minutos de ligação, a quantidade de internet disponível, entre outros serviços, é preciso avaliar as informações do contrato.

Dessa forma, você fica ciente de todas as cláusulas contratuais, benefícios, ofertas, multas e prazos de fidelidade. 

Saber dos seus direitos evita frustrações e problemas futuros com o serviço contratado.

Imagem em destaque: Freepik (wayhomestudio)

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