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Saiba como identificar as cobranças da Uber no cartão

Fique por dentro de quais são as nomenclaturas referentes às cobranças da Uber que aparecem na fatura do seu cartão.

31 de agosto de 2021 - Atualizado 07/02/2022

A Uber é uma empresa americana que possui mais de três milhões de motoristas parceiros e mais de 75 milhões de usuários pelo mundo e, nos últimos anos, vem se consolidando como uma opção de mobilidade urbana, também no Brasil.

Vale destacar que a empresa possui diferentes formas de pagamento e o cartão de crédito é um dos métodos mais comuns entre os usuários. 

Todavia, são frequentes as dúvidas dos usuários quanto aos variados termos utilizados pela empresa para identificar uma cobrança no cartão. 

Entenda como detectar as cobranças efetuadas pela plataforma na fatura de seu cartão de crédito.

O que é a Uber?

A Uber é uma plataforma que conecta usuários cadastrados a motoristas parceiros.

Vale destacar, que o aplicativo foi idealizado em 2009, quando Garrett Camp e Travis Kalanick, criadores da Uber, enfrentaram dificuldades para encontrar um carro para transportá-los ao fim de uma conferência na França.

Assim sendo, a empresa começou a funcionar oficialmente nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de São Francisco, em 2010. 

No Brasil, a empresa chegou em 2014 e, desde então, já transportou mais de 20 milhões de usuários em nosso país, com mais de 500 mil motoristas parceiros no território nacional.

Por fim, a plataforma oferece diversos serviços de transporte e mobilidade urbana.

Como fazer os pagamentos da Uber com cartão?

Atualmente, a Uber aceita cartões de crédito e débito. 

Para efetuar os pagamentos com o cartão de crédito, basta cadastrar o cartão no aplicativo e fazer a solicitação de inserção deste. 

Ao fazer essa operação, o valor é pago automaticamente ao completar a viagem e será cobrado em sua próxima fatura do cartão de crédito.

Não obstante, assim como no pagamento com cartão de crédito, para pagar com débito basta adicionar os dados do seu cartão de débito no app e o valor será debitado automaticamente quando você completar sua viagem. 

De acordo com o portal oficial da empresa, “os dados do seu cartão são guardados de forma segura e você não precisa se preocupar com dinheiro”.

Como cadastrar um cartão na Uber?

Para adicionar um novo cartão na sua conta, siga o passo a passo abaixo:

  • abra o app Uber e clique no menu principal, na parte superior esquerda da tela;
  • selecione a aba “Pagamentos”. Depois, selecione “Adicionar forma de pagamento”;
  • insira os dados de seu cartão e pronto. 

Vale frisar, que é possível adicionar quantos cartões desejar e removê-los quando quiser.

Quais são os cartões que a Uber aceita?

Atualmente, a empresa aceita as seguintes bandeiras de cartão de crédito:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • Elo;
  • American Express;
  • Discover;
  • Diners Club.

Além disso, a empresa aceita, entre outros, os seguintes cartões de débito: 

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Nubank;
  • Inter;
  • Banco Original;
  • Next;
  • C6.

Como identificar as cobranças da Uber na fatura do cartão de crédito?

A Uber utiliza nomenclaturas diferentes para identificar os pagamentos das corridas nas faturas dos cartões de crédito dos usuários. 

Assim sendo, é frequente que alguns usuários tenham algumas dúvidas a respeito das cobranças efetuadas pela empresa. 

Confira a seguir quais são as principais nomenclaturas ou siglas utilizadas pela Uber para fazer cobranças na fatura de seu cartão.

O que é Uber Trip Help?

Também identificada como “Uberbr: Uber Trip Help” e às vezes apenas como “Uber do Brasil Tecnologia”, refere-se, geralmente, a cobranças realizadas ao utilizar o serviço de transporte de passageiros da empresa.

O que é UberBR Uber Eats Help?

A nomenclatura “UberBR Uber Eats Help” refere-se a cobrança das compras de comida realizadas pelo serviço de delivery da Uber, o Uber Eats.

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O que significa UberBR Uber * Pending?

Se uma forma de pagamento na sua conta foi adicionada recentemente ou não foi usada por vários dias, a empresa vai confirmá-la emitindo uma retenção para autorização temporária.

Retenções para autorização são pequenos valores que não são cobrados da sua conta. No entanto, você poderá ver um desses valores listado em sua conta como pendente.

No início de uma viagem, a Uber pode incluir uma retenção para autorização temporária no preço definido da viagem na sua forma de pagamento. 

Isso aparecerá na fatura como uma UberBR Uber * Pending (cobrança pendente). Todavia, quando a viagem for concluída, essa retenção para autorização será convertida em uma cobrança no preço final da viagem.

Caso a viagem seja cancelada ou o preço total seja diferente do preço definido no aplicativo, a retenção para autorização original será anulada na sua forma de pagamento dentro de alguns dias úteis, dependendo dos regulamentos do seu banco. 

Por fim, caso queira confirmar um item específico no seu extrato, a Uber recomenda, em seu portal oficial, que o consumidor entre em contato diretamente com o seu banco.

Como os preços da Uber são calculados?

Antes de mais nada, é importante salientar que é possível visualizar uma prévia do valor exato da sua viagem antes de solicitá-la pelo aplicativo. 

Isso posto, os valores da Uber são calculados levando em consideração os seguintes tópicos:

  • preço base – estimativa de tempo e de distância do trajeto;
  • custo fixo – taxa fixa que pode ser adicionada para ajudar nos custos operacionais, regulatórios e de segurança;
  • preço dinâmico – quando existe uma demanda alta na área em que você está solicitando a viagem.

Contudo, também podem ser incluídas outras cobranças extras, como taxas e pedágios. 

Além disso, vale destacar que o valor pode aumentar nas seguintes situações:

  • se o usuário alterar o destino durante a viagem;
  • se fizer paradas extras;
  • se a viagem levar muito mais tempo do que o esperado por conta do trânsito, obras na via ou de mudanças climáticas.

Por fim, ao final de todas as viagens é enviado um recibo ao usuário e, caso o preço seja diferente do preço antecipado com o qual cliente concordou, o recibo explicará o motivo.Ademais, além do aplicativo, também pode-se fazer uma estimativa do valor de sua viagem na “Calculadora de preço da Uber”, disponibilizada no portal oficial da empresa.

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Ao detectar uma cobrança indevida é possível solicitar a revisão de valores ou taxas no Uber Help. | Imagem: Freepik (@yanalya)

O que fazer no caso de cobrança indevida da Uber?

Primeiramente, caso ocorra uma cobrança indevida feita pela Uber no seu cartão de crédito ou na sua conta bancária, antes de fazer uma reclamação, é necessário conferir alguns itens. Entre eles;

  • verificar se algum parente ou amigo realizou uma corrida recentemente com a sua conta sem o seu conhecimento;
  • analisar o seu histórico de viagens para constatar se a cobrança não é referente a uma taxa de cancelamento de uma corrida recente ou por um pedido do Uber Eats.

Além disso, fique atento ao recebimento de um SMS com uma cobrança antes mesmo de iniciar uma viagem. A referida mensagem é enviada para validar o método de pagamento escolhido e o valor da viagem. 

De acordo com a Uber, essa forma de proteção garante a segurança contra o uso não autorizado de cartões de crédito e recebe o nome de “Cobrança de Autorização”. 

Todavia, se ainda assim o cliente não concordar com a referida cobrança recebida, será necessário entrar em contato com o suporte da Uber pelas configurações do aplicativo ou utilize o Uber Help.

Para solicitar um reembolso, o consumidor deve guardar todas as faturas e notas de compras. 

Caso apareça a cobrança de um produto ou serviço não adquirido ou se um valor for cobrado mais de uma vez, avise à administradora do cartão e a Uber e peça o estorno.

Vale notar que, geralmente, a Uber devolve o valor da taxa caso realmente seja reconhecida a cobrança indevida pela plataforma e, normalmente, o valor é convertido em créditos na sua conta.

Imagem em destaque: Freepik (@cookie_studio)

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