Home / Conheça 6 dicas para identificar as fake news

Conheça 6 dicas para identificar as fake news

Dicas
conheca-6-dicas-para-identificar-as-fake-news
Avatar

Redação

setembro 5, 2022

As notícias falsas ou a desinformação se espalham rapidamente e quase sempre, apelam para o emocional do leitor.

Dessa maneira, esses conteúdos se utilizam de títulos sensacionalistas, frases apelativas ou temas que estão em alta no momento, para disseminar um conteúdo que pode ter interesses de manipular ou distorcer os fatos.

Além disso, as fake news crescem conforme o número de compartilhamentos, então é de suma importância acessar e repassar somente informações de confiança. 

Entenda o que são as fake news, como elas se propagam e veja dicas para não cair nas armadilhas desse tipo de conteúdo.

O que quer dizer a expressão fake news?

Fake news é um termo em inglês que significa “notícia falsa”, ou seja, uma invenção, uma mentira ou uma distorção de um determinado fato, assumindo a aparência de uma notícia real com o objetivo de enganar as pessoas.

Apesar de ser uma palavra muito usual atualmente e estar relacionada aos conteúdos disseminados, principalmente, pelas redes sociais, a expressão é antiga e data do final do século XIX. 

Como surgiram as fake news?

As fake news, ou seja, as notícias falsas ou a desinformação, fazem parte do dia a dia da sociedade há muito tempo, mas foi com a popularização da Internet e, principalmente, com advento das redes sociais que esse tipo de publicação tornou-se cada vez mais comum.

Vale destacar que a Internet e o crescimento das mídias sociais não inventaram esse fenômeno da desinformação, mas proporcionam um ambiente capaz de difundir notícias falsas de forma rápida e em grande quantidade.

Isso porque esse espaço virtual possui algumas características que facilitam a propagação de fake news, entre elas, podemos perceber que:

  • qualquer pessoa tem a possibilidade de criar um jornal independente e difundir informação nas redes;
  • as redes sociais passaram a ser uma das principais fontes de informação;
  • várias pessoas podem receber a mesma publicação ao mesmo tempo;
  • a internet permite um certo anonimato e o distanciamento do outro;
  • é comum que o envio de notícias falsas aconteça em grupos de família e amigos, ou seja, o conteúdo chega por vias conhecidas;
  • existem diversos sistemas que atuam nas redes para coletar informação e distribuir mensagens falsas ou equivocadas de maneira massificada.

Por fim, as fake news estão se popularizando e vêm preocupando a imprensa séria e as esferas governamentais, já que essa forma de conteúdo tem a capacidade causar grandes prejuízos para a sociedade. 

Como funcionam as fake news?

Em primeiro lugar, é preciso saber que assim como as informações verdadeiras têm muitas faces, as notícias falsas também, se apresentando de diferentes formas, com variadas fontes e abordando diversos assuntos de interesse da população.

Ou seja, as fake news parecem verdadeiras, pois costumam ser cuidadosamente elaboradas para ter impacto e convencer o público-alvo.

Geralmente, as fake news são compostas de manchetes absurdas com o intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

Além dessa finalidade comercial, as fake news também funcionam como forma de propagar boatos e reforçar um pensamento, prejudicando pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

Para que essas notícias se espalhem, atualmente, existem grupos específicos que trabalham produzindo e propagando esses boatos e, quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais os sistemas e robôs atuam, chegando a disparar informações a cada dois segundos.

Diante desse volume de disseminação de conteúdos, as pessoas ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando diversas informações, entre elas, as desinformações. 

Ademais, como os responsáveis pelas fake news atuam geralmente em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, fica difícil identificá-los e, consequentemente, puni-los.

Também pode te interessa:

Proteja-se dos 7 golpes mais comuns da internet
Principais golpes de estelionato: saiba como se defender!
O que é phishing?

Quais são as consequências das fake news?

As fake news são capazes de gerar diversas consequências negativas à população, como atos de violência, descrença nos serviços públicos e até afetar ações de saúde pública, como foram os casos de fake news no período em que as taxas de mortalidade causadas pela covid-19 estavam em alta.

Isso acontece porque a divulgação desses conteúdos resulta em:

  • danos à honra, imagem e história dos envolvidos;
  • proliferação desenfreada de conteúdos fraudulentos;
  • confusão entre a verdade e a mentira, além de deturpar a liberdade de expressão e direito à informação;
  • orientações falsas que colocam em risco a saúde e o bem-estar da população.

Quais são os tipos de fake news que existem?

As fake news podem ser divulgadas em diversos formatos, entre eles:

  • clickbait – são histórias criadas com o intuito de chamar atenção, os famosos “caça-cliques”, sendo uma forma muito utilizada para gerar tráfego online por meio de conteúdos enganosos ou sensacionalistas;
  • propaganda – nesse formato, são criadas histórias para enganar o público ou promover um ponto de vista tendencioso;
  • sátira ou paródia – estratégia utilizada por sites e perfis de mídias sociais que publicam notícias falsas para entretenimento e paródia. Porém, esse conteúdo pode se espalhar como se fosse real por aqueles que não entenderem a brincadeira ou desconhecem esse tipo de site;
  • notícias jornalísticas – pode acontecer de repórteres e jornalistas publicarem uma história com informações não confiáveis ​​ou sem verificar todos os fatos, gerando equívocos na compreensão dos consumidores da notícia;
  • notícias tendenciosas – as redes sociais e mecanismos de busca na internet utilizam algoritmos para exibir notícias e artigos que se alinham com nossos valores, crenças e ideologias, com base em nossas pesquisas. Por isso, é preciso ter atenção, pois muitas delas são tendenciosas e não correspondem com a verdade, aparecem apenas para gerar cliques.

6 dicas para identificar as fake news

Há uma série de atitudes que você pode tomar ao receber uma notícia aparentemente duvidosa. 

Veja algumas dicas para evitar “cair” em uma fake news:

  1. Desconfie

A primeira dica é sempre duvidar. Questione e não acredite em tudo o que você lê na internet. Ao primeiro sinal de dúvida, desconfie!

  1. Atenção aos títulos

Verifique todo o conteúdo e não informe-se apenas pelo título das notícias. Isso porque as mensagens podem ser distorcidas por manchetes enganosas ou sensacionalistas.

  1. Verifique a fonte

Sempre verifique a fonte da notícia que você recebeu. Cheque se o site é conhecido e se a fonte é segura e confiável.

  1. Busque por outras fontes

Procure verificar se há outras notícias e meios de comunicação confiáveis ​​relatando a história que você recebeu.

  1. Verifique os fatos

Histórias com informações falsas geralmente contêm datas incorretas ou nomes alterados, por exemplo. Também é uma boa ideia verificar quando o conteúdo foi publicado.

  1. Isso é uma piada?

Verifique se o site em que você viu a notícia é conhecido por fazer sátira ou por criar histórias engraçadas antes de compartilhá-la ou acreditar no que está lendo. Pode ser que o conteúdo esteja distorcido justamente por se tratar de um material criado para ser cômico.

saiba-como-identificar-as-fake-news
Atualmente, existem sites e aplicativos comprometidos em ajudar as pessoas na checagem das informações que circulam pela internet. | Imagem: Freepik (redgreystock)

Como combater as fake news?

No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão. Contudo, já existem Projetos de Lei que propõem essa tipificação.

Dito isso, a maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade.

Para te ajudar nessa checagem dos conteúdos que circulam na internet, existem agências especializadas em verificar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking.

Conheça algumas delas:

Imagem em destaque: Freepik (vectorjuice)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.