Home Artigos e notícias Confira dicas de como aumentar o Score

Confira dicas de como aumentar o Score

Compreenda quais são as orientações dos principais birôs de crédito brasileiros para que os consumidores possam aumentar o seu Score.

16 de junho de 2021

string(4) "topo"

Na maior parte das vezes em que alguém precisa de crédito no mercado, essa pessoa tem o seu Score consultado.

Isto ocorre, porque o Score é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito.

Compreenda quais são as ações fundamentais recomendadas para aumentar o Score.

O que é o Score?

O score é um indicador de comportamento de crédito de um determinado consumidor.

Já o termo “Score de crédito” refere-se à pontuação que este consumidor conquista ao longo da sua vida.

Vale frisar, que o Score indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. Assim sendo, é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.

Portanto, ter um bom score é essencial para quem tem algum projeto de financiamento e precisa de crédito para realizar algum sonho ou para pagar uma dívida em atraso.

Como funciona o Score?

As principais empresas que disponibilizam Score de crédito para consulta são a Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Boa Vista (SCPC).

Cada um desses birôs de crédito podem ter o próprio Score e, portanto, levam em consideração critérios próprios que atendem a fatores específicos na hora de calcular o Score de um determinado perfil.

Todavia, esses critérios geralmente possuem semelhanças, como por exemplo, a avaliação da pontuação que vai de zero a 1.000, na qual, quanto mais próximo de 1.000, melhor o Score.

Como aumentar a pontuação do Score?

Tendo em vista que o Score é uma das principais formas das empresas que concedem crédito avaliarem seus possíveis clientes, ter uma boa pontuação pode ajudar a conseguir mais facilmente um financiamento, por exemplo.

Nesse sentido, existem algumas coisas que os consumidores podem fazer para aumentar o Score.

Limpe o seu nome!

Para aumentar o score, limpar o nome é fundamental. 

Assim sendo, a prioridade é negociar com os credores e pagar todas as dívidas, pois, de acordo com a Serasa, “sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro”.

Nesse caso, vale ressaltar que os birôs de crédito disponibilizam ações que ajudam o consumidor a fazer isso, como por exemplo, o Serasa Limpa Nome que possibilita negociações de até 90% de desconto.

Além disso, essas empresas também disponibilizam, de forma gratuita, a consulta do CPF em seus portais. Dessa forma, você consegue verificar a pontuação do seu Score e identificar as causas que estão rebaixando ou aumentando a sua nota.

Caso verifique que seu nome está em cadastro de restrições, como o SCPC da Boa Vista, realize um planejamento financeiro para quitar a dívida e procure a empresa com a qual está inadimplente para renegociar seu débito. 

Saiba como consultar o CPF lendo o texto:
Entenda o que é e como funciona o Score

Negocie as dívidas em atraso

Negociar dívidas é o primeiro passo para limpar seu nome e ganhar pontos no Score.

Isso implica em estar disposto a ir atrás de soluções e encontrar uma forma de pagamento. Nesses casos, é importante salientar que é sempre melhor pagar, preferencialmente, o valor total, incluídos os juros e correções.

Além disso, quando o devedor concorda em pagar todo o valor devido, ainda que parcelado, demonstra que ele tem interesse em manter um bom relacionamento com o mercado.

Vale Ressaltar, que a partir do momento em que a dívida é negociada e a primeira parcela é paga, o consumidor tem o nome retirado dos cadastros de negativados dos birôs de crédito, dessa forma, o nome volta a ficar limpo.

Atualize seus dados junto aos birôs de crédito

É importante manter os dados pessoais sempre atualizados nos birôs de crédito, uma vez que, quanto mais exatas forem as informações básicas, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

como-aumentar-o-score
O score é calculado com base no histórico de consumo e pagamentos do titular.

No mais, comunique sempre quando houver alterações dessas informações.

Mantenha o pagamento das contas em dia

Pagar as contas em dia demonstra que você é um bom pagador e evita que seu nome seja negativado por inadimplência.

Portanto, procure manter as suas finanças organizadas para evitar atrasos em quitações.

Mantenha bons hábitos financeiros e elimine os maus hábitos

  • reduza gastos desnecessários;
  • mantenha uma poupança reservada para as emergências;
  • faça um orçamento e a lista das suas dívidas;
  • ao solicitar crédito, seja claro e sincero ao fornecer suas informações;
  • pague, sempre que possível, o valor total das faturas do cartão de crédito.

Também pode te interessar:

Como saber se seu nome está negativado
O que é e para que serve o Serasa Limpa Nome?

Faça crediário em seu nome 

A priori, pode causar algum espanto, porém, fazer crediário indica que aquele consumidor participa ativamente do mercado de crediário, o que pode melhorar a pontuação de Score.

Todavia, é essencial lembrar que o CPF está vinculado a todas as suas compras e contas. Por essa razão, quando é solicitado empréstimos, aumento de limite ou um novo cartão de crédito, as empresas fazem uma consulta de crédito do seu CPF.

Para Serasa e SPC, por exemplo, alguém que é consultado com muita frequência e por muitas empresas é visto como uma pessoa que está passando por uma instabilidade financeira. 

Logo, se o consumidor solicitar muito crédito a várias instituições num período curto de tempo, o score pode cair. Por isso, apenas solicite crédito ou empréstimos quando realmente for necessário.

Tenha as contas de serviços em seu nome

De acordo com o SPC, uma outra forma de melhorar a nota do Score é ter as contas de serviços como água, energia, gás, entre outras, em seu nome. 

Um morador de um imóvel alugado, por exemplo, deve transferir as contas para o seu nome. Manter as contas da residência no nome do proprietário ou do antigo inquilino, colabora para melhorar a pontuação de crédito deles e não a sua.

Esteja no Cadastro Positivo

Todos os brasileiros possuem um cadastro sem precisar dar nenhuma informação graças a uma Lei Complementar que fez com que os dados do Cadastro Positivo tivessem adesão automática.

Todos esses dados do histórico de cada perfil são administrados pelos birôs de crédito.

Assim, é o Cadastro Positivo que contribui para que as empresas conheçam ainda mais o comportamento financeiro dos consumidores.

Estar no Cadastro Positivo melhora a sua nota, porque é nesse cadastro que estão reunidas as informações sobre o seu comportamento de pagamento.

Enfim, é importante se manter no Cadastro Positivo, pois isso significa que aquele determinado consumidor não quer esconder sua agenda de pagamentos.

Mantenha um bom relacionamento com o seu banco

Manter um bom relacionamento com o banco aumenta sua pontuação com a instituição financeira e com os órgãos de proteção ao crédito, uma vez que isso demonstra que você é um bom pagador.

Os bancos têm sua própria pontuação para análise de crédito, portanto, se você tem um bom relacionamento com seu banco, ele não necessita fazer consultas frequentes ao SPC ou Serasa.

É possível pagar para aumentar o Score?

A Serasa Experian esclarece em seu portal oficial que não é possível pagar para aumentar o Score.

Ademais, a empresa explica que existem golpistas que oferecem esse tipo de serviço e orienta que o consumidor não deve, sob nenhuma hipótese, prosseguir com a contratação de trabalhos com essa promessa. 

Quanto tempo demora para aumentar o Score?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a pontuação referente ao Score é dinâmica, podendo mudar de um dia para o outro. 

Entretanto, essas variações dependem de como é o comportamento do consumidor em relação ao mercado.

Dessa maneira, leva-se um tempo para que as suas informações de bom pagador, entre outras, sejam computadas na sua pontuação de crédito.

Por fim, se você tem pretensões de adquirir algo financiado, comece o quanto antes a cuidar do seu Score. Com uma boa pontuação, a probabilidade de conseguir crédito, financiamento e compras parceladas aumentam.

Imagens do texto: Freepik (@vectorjuice)

0Shares
0