Home Confira 9 dicas para usar o cartão de crédito

Confira 9 dicas para usar o cartão de crédito

Saiba como funciona o cartão de crédito e confira algumas dicas para utilizar da melhor maneira possível esse meio de pagamento.

20 de setembro de 2022 - Atualizado 30/06/2023

O cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento usadas pelos consumidores no Brasil, já são quase 52 milhões de usuários, de acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Ademais, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões de crédito cresceram 42,4% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2021.

Diante desse cenário, entenda como funciona o cartão de crédito e veja algumas dicas para utilizar essa forma de pagamento com segurança e sem comprometer sua renda mensal.

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que funciona de maneira semelhante a um empréstimo. 

Dessa maneira, o consumidor recebe um limite pré-definido de uma instituição bancária, que o possibilita gastar com bens e serviços sem precisar pagar na hora, além de ter a possibilidade de parcelar uma compra.

A cobrança desses gastos é feita mensalmente por meio da fatura do cartão e corresponde à soma de tudo que foi gasto na modalidade crédito.

9 dicas para usar o cartão de crédito com sabedoria

1. Estabeleça um teto de gastos

Tenha um valor limite para ser gasto no cartão de crédito.

Para isso, faça um levantamento dos seus rendimentos e determine uma quantia máxima para gastar mensalmente, e fique de olho nas compras para não extrapolar o seu teto de gastos.

2. Entenda as taxas de juros e serviços cobrados pela instituição financeira

As taxas de juros do cartão nada mais são do que o valor cobrado pelo empréstimo do dinheiro via crédito e, na maioria das vezes, essas taxas relacionadas ao cartão de crédito são uma das mais altas do mercado.

Além disso, alguns bancos cobram taxas de serviço, que correspondem ao suporte oferecido pelas instituições financeiras, como a anuidade, o aumento emergencial de limite, as consultas de saldo/extrato, o saque em rede credenciada e a segunda via do cartão são alguns dos serviços que podem ser cobrados.

3. Pague sempre a fatura de maneira integral

Evite adiar o pagamento do cartão de crédito. Por isso, não esqueça a data de vencimento.

Além disso, escolha uma data que seja compatível com o dia do recebimento do seu salário para evitar atrasos e as taxas de juros rotativos. 

Caso identifique que não será possível pagar a fatura integralmente, tente negociar o valor em parcelas mais baixas antes do vencimento, assim será cobrado apenas as taxas de parcelamento e não a multa de atraso, que tende a ter um custo mais elevado.

Também pode te interessar:

Saiba como cancelar o cartão de crédito
Entenda para que servem os pontos de cartão de crédito
Fraude no cartão de crédito: o que a vítima deve fazer?

4. Sempre confira a fatura do seu cartão

Conferir a fatura do cartão de crédito é um hábito muito importante para manter tanto o controle dos gastos quanto a segurança. 

Isso porque a fatura apresenta todos os registros sobre as compras feitas no período, possibilitando a identificação de valores que não foram aplicados corretamente, estornos que não foram realizados ou transações fraudulentas, por exemplo.

5. Fique atento ao parcelamento das compras

Ter a opção de parcelar as compras pode ser uma vantagem, já que possibilita que o consumidor conquiste o serviço ou o produto desejado, sem precisar ter o valor integral em mãos. 

No entanto, fique atento às taxas de juros e a quantidade de compras parceladas que já tem na sua fatura, pois o parcelamento compromete não só a sua renda mensal, mas também o limite do cartão correspondente aos meses parcelados.

Diante desse cenário, a dica é avaliar se vale mais a pena guardar dinheiro para adquirir o produto à vista. Outra opção, é realizar a compra de maneira parcelada, mas por meio de um planejamento financeiro para ter sempre o valor das parcelas disponível até quitar a mercadoria.

6. Compre online apenas de sites seguros

Tenha atenção ao fazer compras pela internet. Sites não confiáveis podem enganar as pessoas e furtar dados do cartão, possibilitando que criminosos consigam realizar compras com seu cartão.

Apesar de ser possível receber valores gastos em caso de golpes, essa é uma prática burocrática e demorada, por isso, o cuidado é a melhor forma de prevenção.

Assim, para evitar esse problema, fique atento a alguns detalhes sobre o site que pretende realizar uma compra, como por exemplo:

  • confira se o CNPJ da empresa está ativo;
  • verifique a Razão Social;
  • confira se o e-mail e telefone para contato são válidos;
  • verifique o endereço da sede da empresa;
  • cheque se o site possui o ícone de cadeado na barra do navegador;
  • dê uma olhada na reputação da loja no Reclame Aqui.

Por fim, uma forma de minimizar a ação de golpistas na internet é utilizar o cartão virtual, que funciona como uma cópia digital do seu cartão em que o código de segurança de três dígitos, chamado de CVV, muda a cada 24 horas.

Assim, caso os seus dados sejam hackeados, não será possível concluir qualquer transação.

7. Evite ter muitos cartões de crédito

Ter muitos cartões de crédito pode dificultar o controle das contas.

Então, analise com cuidado as suas necessidades e crie formas de administrar seus gastos e as formas de pagamento que estão disponíveis para você.

8. Conheça os programas de fidelidade do cartão e aprenda a utilizá-los

Um programa de fidelidade é aquele que oferece vantagens para clientes recorrentes, constituindo um método de fidelização de clientes.

No caso dos cartões de créditos, esses programas são contabilizados por meio de pontos que ficam acumulados na fatura do consumidor toda vez que ele realiza alguma compra.

Esse benefício pode ser muito vantajoso para os clientes, já que os pontos do cartão de crédito podem ser trocados por diferentes produtos e serviços, conforme o programa de fidelidade. Entre eles:

  • passagens aéreas;
  • reservas em hotéis.
  • jantares;
  • milhas;
  • descontos ou diárias em hotéis; 
  • aluguel de carros;
  • roupas;
  • eletrônicos;
  • opções de lazer;
  • utensílios domésticos.
dicas-para-usar-o-cartao-de-credito
Imagem: Freepik (pikisuperstar)

9. Denuncie cobranças indevidas

Caso você identifique cobranças indevidas em sua fatura do cartão de crédito, entre em contato imediatamente com a instituição financeira responsável pelo cartão.

Vale destacar que a maioria das empresas de cartão de crédito têm uma ouvidoria exclusiva para lidar com esse tipo de ocorrência. 

Ao contatar a empresa, lembre-se de estar munido das suas informações pessoais, como número do CPF, o valor e a data da cobrança indevida e de comprovantes que ajudem a provar que o valor gasto não corresponde com a realidade.

Por fim, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado para que o consumidor consiga adquirir produtos e serviços desejados, colocando em prática as dicas acima, você garante um uso mais eficiente e seguro desse recurso financeiro.

Imagem em destaque: Freepik (asier_relampagoestudio)

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.