Índice
Se preparar para as provas do vestibular, geralmente, é um processo cansativo e que gera muita ansiedade nos estudantes que pretendem ingressar em um curso superior.
Isso porque existem alguns formatos de exames que são de suma importância para garantir o ingresso na maioria das universidades do país e, apesar do ensino médio apresentar os principais conteúdos explorados nessas provas, nem todos os alunos se sentem preparados para esse momento quando terminam o período escolar.
É nesse contexto que muitos estudantes procuram o curso pré-vestibular!
Veja a seguir como funciona esse método de ensino e confira onde encontrar um curso pré-vestibular gratuito em São Paulo.
O que é um curso pré-vestibular?
O curso pré-vestibular, popularmente conhecido como cursinho, é uma modalidade de ensino que contempla cursos preparatórios para estudantes que irão prestar o exame vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O que é um vestibular?
É um processo seletivo utilizado pela maioria das instituições de ensino superior do país para selecionar os alunos que ingressarão no ano letivo em questão.
Essa seleção é feita por meio da aplicação de um extenso exame de conhecimentos gerais e específicos, contendo, na maioria das vezes, duas etapas: a aplicação da prova com questões de alternativa e a aplicação de outro exame com questões dissertativas e uma redação.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingressar na faculdade por meio dos programas de governo, como Sisu, Prouni e Fies.
Em algumas universidades, o resultado dessa prova também é utilizado em substituição da tradicional prova de vestibular.
Para que serve o curso pré-vestibular?
O principal objetivo do curso pré-vestibular é reforçar os conteúdos visitados no Ensino Médio para, dessa forma, preparar o candidato para ser aprovado no vestibular ou no Enem e iniciar seus estudos no curso e na instituição de ensino desejada.
Qual a lei que regulamenta o curso pré-vestibular?
Primeiramente, é preciso deixar claro que o curso pré-vestibular é um tipo de curso livre, ou seja, ele é voltado à capacitação no mercado de trabalho e pode ser cursado sem a exigência de grau de escolaridade.
Tais tipos de cursos são regulamentados pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que contém as normas jurídicas que norteiam a educação nacional.
Vale ressaltar que essa modalidade tem como intuito proporcionar ao aluno conhecimentos que lhe permitam inserir-se ou reinserir-se no mercado de trabalho ou aperfeiçoar seus conhecimentos em determinada área.
Ademais, o curso livre trata-se de uma capacitação com uma conotação não-formal. Isso significa que ele não se submete ao mesmo regime de tempo, frequência, nota e outras formalidades dos cursos de Ensino Fundamental, Médio e Superior.
Todavia, ainda assim o aluno deve ter uma frequência mínima, cursar as disciplinas e se submeter às regras para obter o respectivo certificado.
Como funciona o curso pré-vestibular?
Basicamente, em um cursinho pré-vestibular o aluno terá contato com as sete disciplinas estudadas no ensino médio. Porém, a metodologia aplicada nesses cursos é diferente da aplicada nas escolas.
Isso porque o intuito dos cursinhos é preparar os candidatos para os diversos exames e vestibulares.
Nesse sentido, o curso pré-vestibular possui algumas atividades específicas além das aulas, entre elas, destacam-se os plantões de dúvidas, nos quais professores se mantêm disponíveis para esclarecer os mais diversos questionamentos dos alunos acerca do conteúdo ensinado.
Além disso, alguns cursinhos também contam com aulas extras interdisciplinares nas quais são tratados temas variados com foco nas provas do Enem e de vestibulares como a Fuvest.
Vale lembrar que a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a instituição responsável pela elaboração do processo seletivo de ingresso à Universidade de São Paulo (USP).
Também pode te interessar:
Veja 4 coisas que podem ser feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Lei de Cotas completa 10 anos: saiba como funciona
Negativação indevida por matrícula não efetivada após vestibular
Quais são as disciplinas contempladas no curso pré-vestibular?
No cursinho pré-vestibular, o aluno terá contato com as sete disciplinas que contemplam todos os conteúdos ensinados no ensino médio. São elas:
- língua portuguesa (gramática);
- língua portuguesa (literatura e redação);
- matemática;
- biologia;
- química;
- física;
- história;
- geografia.
Quais são os tipos de curso pré-vestibular?
Existem três tipos de curso pré-vestibular que se diferenciam, principalmente, pelo período de duração. São eles:
- extensivo – dura o ano todo e é ideal para aqueles que preferem se preparar e estudar com mais tranquilidade e tempo hábil;
- semi-extensivo – é um curso semestral e geralmente conta com uma revisão intensiva realizada nas últimas semanas antes dos principais vestibulares;
- intensivo – trata-se do tipo de cursinho mais intensivo em que o aluno terá uma preparação mais curta, durando em média três meses.
Em que formatos o curso pré-vestibular é ofertado?
Atualmente, os cursos pré-vestibular são ofertados no formato presencial e online.
Vale salientar que o funcionamento de um cursinho pré-vestibular online é semelhante ao do curso presencial. Contudo, no formato a distância as aulas podem ser transmitidas ao vivo ou gravadas.
Quando fazer um curso pré-vestibular?
De acordo com especialistas, o momento mais adequado para iniciar o curso pré-vestibular é a partir do 3º ano do ensino médio. Ou seja, entre os 16 e 17 anos, que é quando o aluno está se dirigindo para o último período escolar.
No entanto, não existe exigência quanto a idade do aluno que quer fazer um cursinho, qualquer pessoa que deseja aprofundar seus conhecimentos nas matérias do ensino médio para prestar um vestibular ou outro exame semelhante pode cursar.
Onde encontrar um curso pré-vestibular gratuito em São Paulo?
Na Universidade de São Paulo (USP), uma das principais universidades públicas do Estado, há diversos cursos pré-vestibular gratuitos.
Tais cursinhos são organizados pelos próprios alunos dos cursos universitários, oferecendo aos jovens de baixa renda a oportunidade de estudar gratuitamente ou a preços reduzidos em relação a outros cursos pré-vestibular.
Eles podem ser encontrados tanto na capital quanto em cidades do interior que tenham unidades da USP. Veja abaixo aqueles que são localizados no município de São Paulo:
- Curso Pré-Vestibular MedEnsina
http://medensina.com/processo-seletivo/ - Cursinho Popular EACH
https://www.facebook.com/CursinhoPopularEACH/ - Cursinho Popular Clarice Lispector
https://www.facebook.com/cursinhocpcl/ - Cursinho FEA
https://www.facebook.com/cursinhofeauspsp/ - Cursinho Psico
http://www.sites.google.com/view/cursinhopsicousp - Cursinho da FFLCH
https://www.facebook.com/cursinhodafflch/ - Cursinho do Crusp
https://www.facebook.com/CursinhoCRUSP/ - Cursinho Popular do DCE Livre da USP
https://www.facebook.com/CursinhodoDCEUSP/ - Cursinho da Poli do Grêmio Politécnico
https://cursinhocpusp.wixsite.com/cpusp - Cursinho Social FlaviUSP
https://www.facebook.com/cursinhoflaviusp/ - Arcadas Vestibular
http://arcadasvestibulares.com.br/ - Cursinho Popular da Acepusp
https://www.cursinhopopular.com.br/
Quais são as principais vantagens de fazer um curso pré-vestibular?
O cursinho pré-vestibular representa uma oportunidade para o aluno rever e estudar de maneira aprofundada conteúdos que cairão no vestibular.
Por conseguinte, entre as principais vantagens dos cursinhos, destacam-se:
- a oportunidade estudar com professores especialistas em exames de vestibular;
- cronograma de estudos organizado e focado em objetivos específicos, fazendo com que o aluno não veja conteúdos desnecessários;
- aulas diferenciadas, mais dinâmicas do que as aplicadas no ensino escolar tradicional;
- possibilidade de o aluno organizar melhor a própria rotina e conciliar os estudos com as demais tarefas do dia;
- plantões de dúvidas;
- oficinas de redação e outras matérias que caem no Enem e nos vestibulares;
- prática de simulados semelhantes ao vestibular.
Enfim, o curso pré-vestibular é de fundamental importância para quem deseja prestar o exame vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, até mesmo, competições estudantis como as Olimpíadas do Conhecimento.
Imagem em destaque: Freepik (storyset)