Home / Advogado Especialista em Direito Imobiliário / Locação para temporada e por aplicativos Airbnb

Locação para temporada e por aplicativos Airbnb

A locação para temporada destina-se à residência temporária do inquilino, por um período breve, para lazer, para realização de um curso, para fazer tratamento, ou para realização de obras em sua residência.

Geralmente há maior procura de imóveis para locação por temporada durante as férias escolares e festas de final de ano, tendo como principal destino as cidades litorâneas.

Na locação por temporada, o locador pode exigir que o inquilino pague os alugueis de uma vez só e antecipadamente, em razão do curto período da locação. O prazo máximo de uma locação por temporada é de 90 dias, conforme o artigo 48 da Lei 8245/91(Lei do Inquilinato).

Por se tratar de um período tão curto, os imóveis são alugados mobiliados, sendo recomendável que se faça uma visita prévia ao imóvel, e também uma lista de todos os móveis que o guarnecem.

Se o locatário permanecer no imóvel após o fim do prazo, tem o locador 30 dias para entrar com ação de despejo e se beneficiar das regras mais benéficas para esse tipo de locação,quais sejam, despejo por denúncia vazia(imotivada) e concessão de liminar para desocupação do imóvel em 15(quinze) dias. 

Entretanto, se alguma das partes vier a sofrer prejuízos em decorrência da locação, faz-se necessária a contratação de um advogado especialista em direito locatício. A Rosenbaum Advogados conta com profissionais especializados em Direito Imobiliário, que saberão orientar o cliente da melhor forma possível. 

A jurisprudência vem garantindo o direito da parte prejudicada pelo descumprimento do contrato, inclusive com a condenação por danos morais: 

LOCAÇÃO PARA TEMPORADA. REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS. Infiltrações e outros problemas no imóvel locado existência possibilidade de rescisão do contrato em virtude de vício no imóvel inteligência do art. 22, I e IV da Lei 8.245/91 devolução do valor pago pela locação. Danos morais existência expectativa gerada e abalada pelos problemas no imóvel festas de fim de ano fixação da indenização de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, observadas as peculiaridades da lide danos materiais, por outro lado, que não podem ser indenizados sob pena de enriquecimento sem causa pacto locatício posterior que não importa em responsabilidade civil dos Réus sucumbência integral dos Réus. Reforma parcial da r. sentença. RECURSO DOS RÉUS NÃO PROVIDO. RECURSO DA AUTORA PARCIALMENTE PROVIDO” (AC 01101661320118260100, Relatora: Berenice Marcondes Cesar, Comarca: São Paulo, Órgão julgador: 27 Câmera de Direito Privado, Data do julgamento: 25/03/2014, Data de registro:04/04/2014)

Despejo por falta de pagamento c/c cobrança. Locação para temporada. Cerceamento de defesa inocorrente. Demonstração documental de locação do flat pelo período de 15 dias, extrapolado pela locatária o prazo contratado, sem quitação adicional oportuna. Devido o pagamento de aluguel correspondente aos dias excedentes ao período anteriormente contratado. Ônus da ré de provar existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, do qual não se desincumbiu satisfatoriamente. Procedência mantida. Apelo improvido, rejeitada a preliminar. “(AC 90496461120098260000, Relator: Soares Levada, Comarca Guaratinguetá, Órgão julgador: 34ª Câmera de Direito Privado,Data do julgamento:17/09/2012, Data de registro:24/09/2012) 

Rosenbaum Advogados, especializada em direito imobiliário, vem oferecer toda a experiência de seus profissionais. Consulte-nos sem compromisso.

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp