Assessoria em investimentos imobiliários

Conheça alguns tipos de investimentos imobiliários e entenda qual é a importância da assessoria de um advogado especialista na hora de fazê-los.

Home Advogado Especialista em Direito Imobiliário Assessoria em investimentos imobiliários

O segmento de imóveis tem muita força no Brasil. Investir no setor imobiliário tem se tornado uma excelente forma para diversificar uma carteira, já que no mercado existem vários tipos de investimentos para esse ramo. 

Mas, para não haver perdas financeiras e buscar a garantia do melhor negócio, é necessária uma assessoria em investimentos imobiliários, realizada por um advogado especialista em Direito Imobiliário. 

A equipe da Rosenbaum Advogados possui vasta experiência nesse setor e pode auxiliar o cliente da melhor forma, garantindo que não haja perda nem de tempo e nem de dinheiro. Entenda mais no texto a seguir.

Por que contar com uma assessoria de investimentos imobiliários?

O principal papel de uma assessoria voltada a investimentos imobiliários é assegurar ao cliente as melhores opções e estratégias para atingir os objetivos do investidor. 

Isso porque, o ramo imobiliário possui uma infinidade de atuações para atender a diversos interesses. E, consequentemente, existem leis e normas que regulamentam esse setor, o que pode gerar muitas dúvidas sobre qual é a melhor forma de aplicar recursos nesse ramo.

Por isso, uma das maneiras de ter mais confiança e segurança para aplicar seus recursos no imóvel certo é contar com uma boa assessoria durante esse processo.

Qual a diferença entre um corretor de imóveis e um assessor em investimentos imobiliários?

Ambos os profissionais prestam serviços que se completam e conferem mais segurança e praticidade a todo o processo de compra de um imóvel, garantindo que você não saia lesado.

Corretor imobiliário é o profissional que conecta compradores potenciais a vendedores. Ele intermedia a compra, apresentando o imóvel, e recebe um comissionamento pela concretização do negócio. O corretor atua em benefício do comprador e do vendedor ao mesmo tempo, pois une os dois pólos do negócio.

Já o assessor ou consultor é uma função geralmente exercida por um advogado especialista em Direito Imobiliário e sua atuação vai muito além de intermediar relações que envolvem bens.

Nesse sentido, ele é o profissional que presta informações aos clientes sobre o mercado, realiza investigações, elabora contratos personalizados e acompanha ações como a mudança de proprietário, trabalhando para que o cliente tenha todo o respaldo necessário para a concretização do negócio desejado, sem correr riscos.

Mas você sabe o que são investimentos imobiliários?

Como em qualquer outro tipo de investimento, os direcionados ao setor imobiliário também dependem da aplicação de um recurso financeiro em um ativo, com a expectativa de retorno maior que aquilo que foi investido. 

Dito isso, além de o imóvel ser um patrimônio físico, o mercado apresenta segurança e diversas alternativas rentáveis para qualquer tipo de investidor.

Como funcionam os investimentos no mercado imobiliário?

Esse tipo de investimento pode ser feito em imóveis residenciais ou comerciais e possibilitam a obtenção de lucro tanto com a valorização dos bens no longo prazo quanto em negócios de curto prazo.

Contudo, os investimentos em imóveis podem variar de acordo com o seu tipo e, normalmente, une qualidades tanto dos investimentos em renda fixa quanto dos de renda variável, por se tratar de um bem tangível, o que gera mais segurança.

Quais são os principais tipos de investimento imobiliário?

Além dos benefícios mencionados acima, uma das principais vantagens relacionadas aos investimentos imobiliários é a possibilidade de investir de diversas formas, que vão desde as tradicionais, como comprar um ou mais imóveis, até os fundos imobiliários.

Vale destacar que todas elas apresentam pontos positivos. Dessa maneira, a escolha do investimento ideal depende das possibilidades e preferências pessoais de cada cliente.

Imóveis para locação

Ao pensar em investir no setor imobiliário, é comum querer adquirir casas, apartamentos, prédios ou salas comerciais com o objetivo de alugar esses imóveis e obter uma fonte de renda mensal.

No entanto, mesmo parecendo simples, é preciso ter cuidado com essa forma de investimento. Por estar ligada à compra de um imóvel, que é um bem de alto custo, você deve considerar o valor do aluguel que poderá ser cobrado, a região, o cenário do mercado de locações, por exemplo.

assessoria-em-investimentos-imobiliários-como-funciona
Imagem: Freepik (freepik)

Compra e venda direta de uma propriedade

Esse é um tipo de investimento que movimenta uma grande quantia, ficando muitas vezes restrito a investidores de maior poder aquisitivo. 

O objetivo dessa modalidade de investimento é obter renda por meio de valorização do bem ou aluguel, com a negociação direta do imóvel.

Títulos de crédito imobiliário

Os títulos de crédito imobiliário são divididos em dois grupos: 

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI) – título de renda fixa em que o investidor faz um empréstimo a uma instituição financeira, que irá direcionar os recursos para o financiamento de imóveis;
  • Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI) – são títulos comercializados por empresas securitizadoras que fazem o agrupamento de financiamentos de um empreendimento e vendidos a investidores qualificados, para que a seguradora possa repassar os valores para a construtora que realizará a obra.

Empréstimo para construtoras

O investimento acontece quando uma determinada construtora dá início à construção de um novo empreendimento. Isso porque, nessa etapa, elas precisam de dinheiro para criar seus novos projetos, mas agora, ao invés de pegar empréstimo com os bancos ou instituições financeiras tradicionais, elas podem pegar com você.

Essa é uma forma de investimentos de baixo risco, pois possui prazo e rentabilidade predeterminados e os investimentos começam a partir de mil reais, facilitando para muitos o investimento no mercado imobiliário.

Crowdfunding de imóveis

Com o crowdfunding de imóveis é possível adquirir uma porcentagem de um empreendimento imobiliário que está sendo construído e posteriormente lucrar junto à construtora, quando chegar a hora de vender.

Vale salientar que essa é uma captação realizada para comprar uma porcentagem do empreendimento como um todo e não unidades específicas.

Por fim, caso o valor mínimo da captação não seja atingido, aqueles que já investiram serão ressarcidos diretamente em suas contas.

Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

O Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido como FII, funciona como uma aplicação conjunta voltada para empreendimentos imobiliários, ou seja, um grupo de pessoas investem seus recursos financeiros em projetos de desenvolvimento imobiliário como a construção de edifícios, shopping centers, entre outros tipos de imóveis.

Assim, ele é semelhante a um fundo de ações, só que voltado a quem investe em imóveis, possibilitando que o investidor compre uma pequena parcela de todos os imóveis que o fundo possui.

Então, se esses imóveis valorizarem, a tendência é que a sua cota do fundo valorize junto. Algumas cotas de fundos imobiliários podem ser compradas por valores inferiores a R$100,00.

Além dos ganhos com a valorização da sua cota, uma outra vantagem desse investimento é que esse valor mensal recebido é isento de imposto de renda para pessoa física. 

Quais são as principais vantagens e benefícios dos investimentos imobiliários?

O setor imobiliário é um dos preferidos entre o público que deseja investir seu dinheiro e construir um patrimônio, já que essa área de investimento possui uma série de benefícios. Entre eles:

  • segurança no investimento;
  • grande potencial de valorização;
  • demanda e oferta sempre ativa;
  • possibilidade de diversificação.

Apesar de a forma mais tradicional de investir nesse mercado seja por meio da construção ou compra direta de um imóvel, existem algumas outras maneiras de participar desse mercado.

Assim, é possível investir de forma indireta em títulos e ativos ligados a diversos empreendimentos imobiliários, o que possibilita que o investidor obtenha, entre outros, os seguintes benefícios:

  • ganhos em escala;
  • pouca burocracia;
  • redução de riscos envolvidos;
  • possibilidade de melhores rendimentos.

Logo, essas vantagens tornam o investimento direto em imóveis menos atrativo e os ativos financeiros relacionados ao setor ganham força.

O advogado especializado em Direito Imobiliário da Rosenbaum Advogados conseguirá te ajudar a compreender o funcionamento de cada alternativa e as questões jurídicas envolvidas em cada tipo de contrato, evitando dúvidas antes de optar pela aplicação financeira.

Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direito Imobiliário. O contato pode ser feito através do formulário no siteWhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581.

Todo o envio dos documentos e os trâmites do processo são feitos de forma digital, sem necessidade da presença do cliente.

Imagem em destaque: Freepik (master1305)

Relate seu caso online