Em decorrência da pandemia de covid-19, tem sido mais difícil realizar viagens internacionais, devido às imposições por parte das autoridades locais para conter a disseminação da doença.
Além disso, a alta constante do dólar também influencia na decisão dos brasileiros que queiram viajar para fora do Brasil.
Diante desse cenário, as viagens para destinos dentro do território brasileiro têm se tornado mais atrativas para os turistas.
Afinal, o Brasil é repleto de belas paisagens e destinos interessantes. É possível passar férias baratas por aqui mesmo, e com qualidade! Confira 8 lugares baratos para viajar e conhecer um pouco mais do nosso país.
1 – Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu é uma cidade interiorana onde você pode estar em três países num mesmo dia. Além disso, é um local que está preparado para receber turistas do mundo todo.
Trata-se de uma região turísticas que fica no sul do país e muito conhecida pelas Cataratas do Iguaçu e por fazer fronteira com Paraguai e Argentina.
A cidade vem se tornando um polo de parques temáticos no Brasil e possui muitas opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos e com ambientes tranquilos e familiares.
Apesar de ser uma cidade na região Sul, Foz do Iguaçu costuma ter verões bem intensos.
Já no inverno, mais rigoroso nos meses de julho e agosto, o turismo gastronômico se destaca com opções de festivais de buffets de sopas, fondues e cafés coloniais.
2 – Porto Seguro, Bahia
Porto Seguro é uma cidade localizada ao sul da Bahia. Faz limite com Santa Cruz Cabrália e Prado e fica a 710 km de Salvador, a capital do estado.
Vale destacar, que seus pontos turísticos são muito procurados pelos visitantes da região, sobretudo, durante o verão.
Além do Carnaval, o mais famoso do mundo, a cidade de Porto Seguro possui muita história, pois foi o primeiro local colonizado pelos portugueses quando desembarcaram no Brasil há mais de 500 anos.
Atualmente, Porto Seguro é intitulada Cidade Monumento Nacional, o que exige e favorece a preservação da cidade para a história do Brasil.
3 – Florianópolis, Santa Catarina
Conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente chamada de Floripa, a cidade tem cerca de 500 mil habitantes e em torno de 54 km de Norte a Sul.
Cada lugar de Florianópolis tem uma característica distinta, mas a principal atração é a natureza.
Florianópolis tem praias maravilhosas com águas cristalinas e diversas trilhas, que geralmente terminam em praias desertas.
Após várias reformas e grande investimento, a capital catarinense recebeu o novo e moderno Floripa Airport, principal aeroporto de Santa Catarina.
Vale destacar, que o referido aeroporto é considerado atualmente um dos melhores do Brasil e recebe voos de diversas cidades do país.
4 – Ouro Preto, Minas Gerais
Localizada na região Central de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil.
Em meio a diversas casas dos séculos XVII e XVIII construídas nas ladeiras de uma região montanhosa, erguem-se 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó.
Além disso, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades escolhidas no mundo para ser Patrimônio da Humanidade, em 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Enfim, a cidade mantém os viajantes entretidos por muitos dias em meio às igrejas, casarões e sobrados coloniais.
São dezenas de pontos turísticos para visitar, deliciosas cidades nas redondezas para passear e muitos cenários incríveis para conhecer.
Também pode te interessar:
Confira 10 dicas para planejar uma viagem
Viagem de avião: a partir de qual idade é permitido viajar desacompanhado
Saiba como escolher a mala de viagem ideal para viajar de avião
5 – São Paulo, São Paulo
A cidade de São Paulo é o centro financeiro do Brasil.
Além disso, está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica.
Um outro ponto interessante é que a região conta com um transporte público extenso, possibilitando um deslocamento rápido e econômico que pode ser feito por trens, metrôs e ônibus.
É importante ressaltar, que na cidade há diversos locais que podem ser visitados gratuitamente como museus, bibliotecas e parques. Além disso, possui diversas opções de centros comerciais fixos e móveis como shoppings, feiras e eventos.
Vale lembrar, que a noite paulistana também oferece muita diversão aos visitantes como baladas, barzinhos e casas de show.
Por fim, São Paulo possui uma gastronomia diversa com influência de lugares do Brasil e do mundo. Não faltam pontos turísticos e gastronômicos para visitar na cidade.
6 – Cabo Frio, Rio de Janeiro
Cabo Frio é um município do estado do Rio de Janeiro localizado a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar, com uma extensão territorial de aproximadamente 410.418 km².
O local faz divisa com Armação dos Búzios, a leste, Arraial do Cabo, ao sul, Araruama e São Pedro da Aldeia, a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim, ao norte.
Vale acrescentar, que Cabo Frio é o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos.
A cidade é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem as belezas naturais da região.
Ademais, as praias são famosas pela areia branca e fina e o clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, o que é uma vantagem para quem adora passar o dia na praia.
7 – Maragogi, Alagoas
O litoral nordestino tem várias regiões lindas e, em Alagoas, há muitas cidades praianas que são uma delícia para descansar.
Maragogi e redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa e abriga praias com águas mornas, coqueirais e muitas piscinas naturais graças aos recifes de corais.
Para chegar em Maragogi há duas opções de aeroportos: Recife e Maceió. As passagens aéreas para esses lugares tendem a ter um valor um pouco mais elevado, mas com planejamento e antecedência é possível conseguir bons descontos para essa viagem.
Atualmente, Maragogi é conhecida como o Caribe Brasileiro e é o destino litorâneo mais badalado de Alagoas. Tal distinção se deve a beleza incomparável da região, sendo considerada uma das praias mais bonitas de todo o mundo.
8 – Aracaju, Sergipe
Aracaju é a capital do estado de Sergipe, na costa nordeste do Brasil.
A cidade se espalha entre dois rios caudalosos, o Sergipe e o Vaza-Barris. O rio Sergipe fica na fronteira norte, região onde a cidade se originou.
Ao sul da cidade está o bairro 13 de Julho, um dos mais elegantes, cuja avenida principal passa por um manguezal que foi transformado em parque.
Enfim, Aracaju é um excelente local para passeios, além de possuir um roteiro de cidades próximas que podem engrandecer a sua viagem. Ao norte, Pirambu (34 km) tem a base pioneira do Projeto Tamar; Pacatuba (115 km) é a porta de entrada para o Pantanal sergipano. Ao sul, Praia do Saco (65 km) e Mangue Seco (110 km), que podem ser visitadas em um mesmo dia.