X Fechar
  • Aéreo
    • Voo cancelado
    • Extravio de bagagem
    • Voo Atrasado
    • Overbooking
    • Reembolso de passagem
  • Saúde
    • Plano Negou Cobertura
    • Como processar o plano de saúde
    • Medicamento de Alto Custo
    • Aumento Abusivo
    • Cirurgia Negada
    • Carência e Negativa do Plano
    • Próteses, órteses, stents e válvulas
    • Terapia ABA
    • Reativação de plano cancelado
  • Golpes
    • Golpe do Motoboy
    • Golpe do Delivery
    • Clonagem de Celular
    • Golpe com Bitcoins
    • Golpe do SIM Swap
    • Responsabilidade do banco no sequestro-relâmpago
  • Seguros
    • Seguro de Auto
    • Seguro de Vida
  • Imobiliário
    • Atraso na Obra e Distrato
    • Leilão de imóveis
  • Demais Áreas
    • Negativação
    • Multa de Fidelidade
    • Casos de Chargeback
    • Direito Bancário
    • Cartão de Crédito
    • Direito do Consumidor
    • Direito Tributário
  • Profissionais
  • Artigos e Notícias
    • Aéreo
    • Saúde
    • Medicamento de Alto Custo
    • Golpes e Fraudes
    • Consumidor
    • Imobiliário e Leilões
    • Responsabilidade Civil
    • Notícias
    • Imprensa
  • Contato
Atendimento Indenização Aérea
Idiomas
  • Escritório de Advocacia
  • Profissionais
  • Imprensa
  • Contato
Idiomas
Rosenbaum Advogados

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Whatsapp Telefone Buscar
Atendimento
Indenização Aérea

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Skip to content
  • Aéreo
    • Voo cancelado
    • Extravio de bagagem
    • Voo Atrasado
    • Overbooking
    • Reembolso de passagem aérea
  • Saúde
    • Plano Negou Cobertura
    • Como processar o plano de saúde
    • Medicamento de Alto Custo
    • Aumento Abusivo
    • Reativação de plano cancelado
    • Cirurgia Negada
    • Carência e Negativa do Plano
    • Próteses, órteses, stents e válvulas
    • Terapia ABA
  • Golpes
    • Golpe do Motoboy
    • Golpe do Delivery
    • Clonagem de Celular
    • Golpe com Bitcoins
    • Golpe do SIM Swap
    • Responsabilidade do banco no sequestro-relâmpago
  • Seguros
    • Seguro de Auto
    • Seguro de Vida
  • Imobiliário
    • Atraso na Obra e Distrato
    • Leilão de Imóveis
  • Outras Áreas de Atuação
    • Negativação
    • Direito Bancário
    • Cartão de Crédito
    • Chargeback: Como recuperar valores retidos
    • Direito do Consumidor
    • Multa de Fidelidade
    • Direito Tributário
  • Artigos e Notícias
    • Aéreo
    • Saúde
    • Medicamentos de Alto Custo
    • Consumidor
    • Imprensa
    • Golpes e Fraudes
    • Imobiliário e Leilões
    • Responsabilidade Civil
Home / Processar Companhia Aérea

Processar Companhia Aérea

Saiba como processar companhia aérea, quando entrar com uma ação, qual a indenização e em que casos cabe um processo contra empresa.

Banner Voo Cancelado

Diversas são as situações em que cabe um processo contra a companhia aérea. Quando um passageiro adquire passagens para viajar de avião, ele está firmando uma relação de consumo com a companhia aérea. Trazemos aqui um conteúdo para você saber exatamente o que fazer e quando você pode processar a companhia aérea.

https://www.youtube.com/watch?v=mUNVn4KF_Gc

 

Somos especializado em processos contra companhias aéreas e na defesa dos Direitos do Passageiro Aéreo há mais de 20 anos.

Saiba o que fazer no principais casos de violação e como processar a companhia aérea buscando seus direitos na Justiça, visando o recebimento de indenização por danos morais e materiais.

direito-dos-passageiros-aéreos-e-indenizacoes-2

 

Processar Companhia Aérea: 4 situações indevidas mais comuns

Neste post estaremos focando como processar e como funciona um processo contra a companhia aérea. Agora se você passou por uma das 4 situações abaixo, trazemos conteúdos específicos para você verificar se sua situação se enquadra como uma violação dos direitos do passageiro aéreo e se você teria direito a entrar com um processo. Lembrando que se você tiver qualquer dúvida, dispomos de atendimento online para que você fique esclarecido e resolva o seu caso da melhor maneira.

Voo Alterado

O voo alterado pode ocorrer por diversos motivos e na grande maioria dos casos há prejuízos e transtornos ao passageiro. Situações assim são passíveis ação com pedido de indenização de danos morais e materiais.

Voo após o horário marcado

Um voo que sai após o horário marcado, pode trazer transtornos ao passageiro. A companhia deve fornecer assistência material de acordo com o tempo de espera no aeroporto. Mesmo assim, se passar das 8 horas de espera, o passageiro pode buscar a Justiça para entrar com ação e pedido de indenização.

Isso vale para voos de ida e volta.

Mala desaparecida

Chegar ao destino e não encontrar as malas na esteira é, sem dúvidas, uma situação bastante constrangedora. Nesses casos, a companhia tem o dever de procurar as bagagens perdidas. 

De acordo com o tempo de busca e devolução, figura-se de modo temporário ou definitivo e ambos os casos são passíveis de ação na Justiça pela defesa dos direitos do passageiro.

Venda de assentos acima do permitido

Mesmo com os bilhetes aéreos em mãos, há casos em que o passageiro é impedido de entrar na aeronave. Isto ocorre quando a companhia vende mais passagens do que o número de assentos no avião, uma prática abusiva passível de ação na Justiça.

Também pode te interessar:

Casos reais de sucesso de processos contra companhias aéreas

 

Como entrar com uma ação contra a companhia aérea?

processar companhia aerea
Processar a companhia aérea é uma decisão difícil a ser tomada pelo passageiro, mas que pode compensar os prejuízos sofridos.

Graças à facilidade da internet, antigamente entrar com um processo contra uma empresa era um “tabú” que envolvia reuniões, pastas de documentos físicos, custos de xerox e deslocamentos, o que desestimulava os consumidores de buscarem seus prejuízos.

Porém, com a tecnologia e a digitalização dos processos, tudo ficou mais fácil. Entrar com uma ação contra a companhia aérea é um ato que pode ser feito no juizado especial de pequenas causas ou na justiça comum através de um advogado.

Abaixo buscamos responder as principais dúvidas sobre um processo e como contratar um advogado contra a companhia aérea:

direitos-do-passageiro-aéreo-e-indenizacoes-3
A orientação de um advogado especialista é muito importante ao se ajuizar uma ação contra a companhia aérea.

Estamos abertos para esclarecer suas dúvidas e esclarecer sobre situações de viagem que possam ter acarretado em transtornos e prejuízos. 

Ao preencher o formulário do site, a equipe de advogados entrará em contato para orientar sobre as chances de êxito em caso de ação judicial contra companhias aéreas.

O contato também pode ser via Whatsapp, telefone ou até mesmo chat no próprio site durante o horário comercial.

Imagens: Pexels

32786   91460

 

Saiba se você tem direito a indenização

Formulário Logo
  • São 5 perguntinhas para você responder em menos de um minuto e saber em apenas 5 cliques os seus direitos e como faz para receber sua indenização!

     
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Infelizmente, quando o cancelamento é solicitado pelo passageiro sem a devida antecedência, os Tribunais entendem que a cia aérea pode aplicar penalidades previstas nos termos da compra. Confirma mais informações em nosso site.

     
     
     *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Os nossos Tribunais entendem que, sendo o transporte aéreo mais complexo, a cia aérea pode realizar alterações e cancelamentos de voo, se for realizado com antecedência de 72horas. Em casos em que a alteração é realizada com mais de 72 horas a maioria dos juízes tem entendido que não é caso de danos morais. Para saber mais sobre seus direitos confira em nosso site.

     
     
    *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Infelizmente, os nossos Tribunais entendem que o transporte aéreo é um transporte mais complexo, e quepodem ocorrer atrasos e cancelamentos de voos, desde que o atraso no destino seja inferior a 7/8 horas. Assim, existe risco de perda da ação perante a Justiça Comum. Confira mais informações em nosso site.

     
     
     
     *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Em casos em que o passageiro desiste do voo, não perde compromissos e a cia aérea reembolsa a passagem do voo cancelado, Os juízes têm entendido que não há direito a indenização adicional. Confira mais informações em nosso site.

     

     

     *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Infelizmente, os nossos Tribunais entendem que o transporte aéreo é um transporte mais complexo, e que podem ocorrer atrasos e cancelamentos de voos, desde que o atraso no destino seja inferior a 7/8 horas. Assim, Neste tipo de situação o entendimento que prevalece é o que não há direito de indenização.
    Confira mais informações em nosso site.

     

     

     *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Infelizmente, nossos Tribunais entendem que problemas climáticos são motivos de força maior, que exclui a responsabilidade da cia aérea, ainda que a companhia prestou assistência precária. Os Juízes também entendem que somente há direito no caso em que nenhuma assistência seja prestada pela companhia.

    Confira mais informações em nosso site.


    *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Não conseguimos lhe ajudar

  • Nos casos que os valores são reduzidos, o custo de uma ação judicial por intermédio de um escritório não costuma compensar. no compensa Neste caso, pode ser formalizada uma reclamação para a empresa via e-mail, ou canais de proteção ao consumidor, como PROCON, Reclame Aqui, etc. Caso não haja acordo, considerando os valores envolvidos e custos do processo, poderá se dirigir ao Juizado Especial (pequenas causas) da sua região. Não terá custos e não há necessidade de advogados.

     


    *todas as informações fornecidas são esclarecimentos gerais sobre os direitos dos passageiros e não se aplicam necessariamente ao meu caso específico. Este material não constitui consultoria jurídica, parecer técnico ou orientação personalizada. Ao clicar em "Iniciar", reconheço que as informações disponibilizadas não representam juízo de valor sobre qualquer situação específica e que devo consultar um advogado da minha confiança antes de tomar qualquer decisão. As informações aqui são somente ilustrativas e não tem como objetivo captar clientela indevidamente, estimular litígios ou oferecer consultas jurídicas gratuitas.
     
  • Ótimas Notícias!

  • De acordo com as informações enviadas os juízes tem entendido na sua maioria que o passageiro lesado tem grandes chances de receber o reembolso integral da passagem aérea com 10% a 20% de desconto como "multa" para a companhia aérea. Para pedir seu reembolso o trâmite é super simples, fácil e todo online. Basta preencher os dados abaixo, que entraremos em contato geralmente em até 5 minutos pelo horário comercial. Fora do horário comercial mandaremos mensagem no dia seguinte. 

  • De acordo com as informações enviadas, o entendimento jurídico é no sentido de que o passageiro lesado tem grandes chances de receber uma indenização que tem ficado entre R$ 3mil a R$ 12mil por passageiro. Para entrar com o processo o trâmite é super simples e todo online. Podemos formular nossa proposta online, com a alternativa de cobrarmos somente no sucesso (você só paga se receber) e sem qualquer custo para você. 

    Basta preencher os dados abaixo, que entraremos em contato geralmente em até 5 minutos pelo horário comercial. Fora do horário comercial mandaremos mensagem no dia seguinte.

    Se preferir também atendemos por telefone, vídeo, email e toda a documentação pode ser enviada por e-mail ou whatsapp sem a necessidade de sua presença física e atuamos de acordo com o código de ética da OAB, com transparência e com tudo previsto num contrato que lhe enviaremos para sua segurança.
     
  • *Ao clicar em enviar você autoriza que lhe contatemos por whatsapp, telefone e/ou e-mail.

     
     
     
  • Should be Empty:

Fale com um advogado

Nossa equipe está pronta para analisar e entrar em contato com você o mais rápido possível.

Por favor, informe que você não é um robô!

Erro captcha!

CONTATO POR WHATSAPP

Notícias e Artigos relacionados

Como o shutdown nos EUA impacta voos e que lei protege os passageiros brasileiros?
Direito Aéreo
novembro 12, 2025
Como o shutdown nos EUA impacta voos e que lei protege os passageiros brasileiros?
Tribunal aumenta indenização para família por falhas em voo com passageiro cadeirante
Direito Aéreo
novembro 7, 2025
Tribunal aumenta indenização para família por falhas em voo com passageiro cadeirante
Justiça condena companhia aérea por falhas em voo cancelado e bagagem danificada
Direito Aéreo
novembro 3, 2025
Justiça condena companhia aérea por falhas em voo cancelado e bagagem danificada
Justiça concede indenização a passageiras por bagagem extraviada em viagem internacional
Direito Aéreo
outubro 30, 2025
Justiça concede indenização a passageiras por bagagem extraviada em viagem internacional
Tribunal condena agência a indenizar consumidor por problemas em pacote de viagem
Direito Aéreo
outubro 24, 2025
Tribunal condena agência a indenizar consumidor por problemas em pacote de viagem
Justiça confirma: comprou passagem aérea online e se arrependeu? Você tem direito ao reembolso integral
Direito Aéreo
outubro 17, 2025
Justiça confirma: comprou passagem aérea online e se arrependeu? Você tem direito ao reembolso integral
Reclamar de voo cancelado no Consumidor.gov.br: guia prático e caminhos jurídicos
Direito Aéreo
setembro 3, 2025
Reclamar de voo cancelado no Consumidor.gov.br: guia prático e caminhos jurídicos
Voo cancelado nas férias? Veja o que muda nos seus direitos na alta temporada
Direito Aéreo
agosto 26, 2025
Voo cancelado nas férias? Veja o que muda nos seus direitos na alta temporada
Recebeu um voucher por voo cancelado? Saiba quando você pode recusar
Direito Aéreo
agosto 14, 2025
Recebeu um voucher por voo cancelado? Saiba quando você pode recusar
Atendimento não resolvido pela companhia aérea? Veja seus direitos e como agir
Direito Aéreo
agosto 11, 2025
Atendimento não resolvido pela companhia aérea? Veja seus direitos e como agir
Justiça reverte negativa de reembolso de passagem cancelada e garante vitória a passageiro
Direito Aéreo
agosto 8, 2025
Justiça reverte negativa de reembolso de passagem cancelada e garante vitória a passageiro
Como acompanhar voo em tempo real e o que fazer se ele for cancelado
Direito Aéreo
agosto 7, 2025
Como acompanhar voo em tempo real e o que fazer se ele for cancelado

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
4,9 de 5

Áreas de Especialidades

Extravio de bagagem: quais são os seus direitos e o que fazer?
Voo cancelado? Saiba como proceder!
Voo atrasado direitos: quais são as regras e como proceder
Voo atrasado direitos: quais são as regras e como proceder
Indenização overbooking: conheça seus direitos e saiba como proceder
Indenização overbooking: conheça seus direitos e saiba como proceder
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Logo Rosenbaum
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
Solicitar atendimento
Telefone
+551131815581
Whatsapp
+55 11 98809 4449
mapa
Avenida Paulista, 2300, A 2378 CEP: 01310- 300, São Paulo – SP
Nossas Especialidades
  • Aéreo
  • Saúde
  • Negativação
  • Imobiliário
  • Golpes e Fraudes
  • Seguros
  • Demais Áreas
Copyright © 2025 - Rosenbaum Advogados | Todos os direitos reservados.

Atendimento Online

Preencha o formulário abaixo para iniciarmos o atendimento.


Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp