Aprovado sob as mesmas indicações e registrado como biossimilar do Avastin®, o Zirabev™ (bevacizumabe) é indicado para tratar diferentes tipos de câncer. Negativa de cobertura de medicamento é abusiva.
Recentemente aprovado no Brasil, o Zirabev™ (biossimilar ao Avastin®) é produzido pela Pfizer, presente no Brasil desde 1952. Trata-se de uma terapia-alvo, tipo de tratamento que utiliza medicamentos para atacar especificamente as células cancerígenas.
Pela especificidade em sua ação, a terapia-alvo provoca menos danos às células saudáveis e contribui para a inibição do desenvolvimento do tumor. O Zirabev™ é indicado para diferentes tipos de câncer, e entre eles está o câncer de colo de útero, que, neste mês de março, vem sendo objeto de campanha de conscientização.
Biossimilares como o Zirabev™ e medicamentos de alto custo para tratamento do câncer
O tratamento do câncer é normalmente associado ao uso de medicamentos de indicação contínua que são, em muitas vezes, de alto custo. Porém, quando há prescrição médica e o medicamento está devidamente registrado na ANVISA.
Os Tribunais têm entendido que o paciente tem direito à cobertura do medicamento pelo plano de saúde, já que o câncer é uma doença prevista contratualmente.
O tratamento adequado garante aos pacientes uma sobrevida com mais qualidade, pois cria condições de extrema diferença para a redução do tumores.
No caso do Zirabev™, o que ocorre é a contenção da angiogênese tumoral (processo no qual vasos sanguíneos são criados para nutrir a célula cancerígena).
Medicamentos de alto custo e cobertura obrigatória pelo plano de saúde
Diante da prescrição médica que justifique o uso do medicamento de alto custo, o plano de saúde que negar a cobertura está cometendo uma prática que vem sendo considerada abusiva pelos Tribunais.
Em casos de negativa de fornecimento de medicamentos de alto custo pelo plano de saúde, o paciente pode procurar orientação de advogado especializado em Direito à Saúde e Direito do Consumidor para pedido de liminar na Justiça.