Home / Artigos e Noticias / Spinraza® (nusinersena) pelo plano de saúde

Spinraza® (nusinersena) pelo plano de saúde

Direito à Saúde
spinraza®-nusinersena-pelo-plano-de-saude-1
Avatar

Redação

setembro 17, 2020

Prescrição médica do Spinraza® (nusinersena)

O Spinraza® (nusinersena), de acordo com sua bula é um medicamento indicado para portadores de Atrofia Muscular Espinhal (AME).

A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença genética que causa degeneração nas células nervosas motoras da coluna vertebral, enfraquecendo os músculos dos ombros, quadril, coxas e costas.

É importante ressaltar que o Spinraza® (nusinersena) é um de altíssimo custo. O preço de uma dose custa aproximadamente R$ 145.000,00.

Por isso, a cobertura pelo plano de saúde acaba sendo a única opção para os segurados, que não têm condições de arcar com os custos do tratamento.

Plano de saúde e dever de fornecer Spinraza® (nusinersena)

Mesmo com a prescrição médica de acordo com a bula do medicamento, o plano de saúde tem colocado entraves para o custeio da Spinraza® (nusinersena)

A principal alegação é a de não constar no rol da ANS. Mas essa alegação é abusiva, porque o rol de procedimentos da ANS é exemplificativo, pois o paciente tem o direito de receber o tratamento mais moderno e seguro para combater sua enfermidade.

spinraza®-nusinersena-pelo-plano-de-saude-2
A cobertura de Spinraza® (nusinersena) sob a justificativa de que o medicamento não consta no rol da ANS é ilegal.

Apesar dos planos de saúde recusaremcom frequência a cobertura, a jurisprudência (decisões dos Tribunais em casos de negativa de medicamento) tem sido favoráveis ao paciente.

Como exemplo, o Tribunal de Justiça de São Paulo, em proteção aos direitos do segurado, adotou a orientação de necessidade de cobertura pelos planos de saúde através da Súmula 102:

“Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS.”

Em razão da gravidade do estado de saúde do paciente, existe a urgência para o início do tratamento. Como o processo pode demorar, ao ingressar com a ação, pede-se para que o plano custeie o procedimento desde o início do processo.

Com o laudo médico demonstrando a enfermidade que acomete o paciente, e a indicação de Spinraza® (nusinersena) o juiz terá os elementos para conceder a urgência.

Jurisprudência de Spinraza® (nusinersena) pelo plano de saúde 

Ementa: AÇÃO COMINATÓRIA COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA. Plano de saúde. Menor portadora de amiotrofia muscular espinhal (AME). Necessidade do medicamento Spinraza® (Nusirensen), e meditratamento pleiteado, bem como tratamento de fisioterapia respiratória e motora e hidroterapia (…)” (TJSP, Apelação 1027937-87.2018.8.26.0114)

Ementa: PLANO DE SAÚDE – Negativa de custeio do medicamento Spinraza® (Nusinersen) – Procedência decretada – Abusividade reconhecida – Alegação de que o tratamento não consta do rol de procedimentos da ANS – Inadmissibilidade (…)” (TJSP, Apelação 1084766-67.2017.8.26.0100)

Nosso escritório pode ser contatado por meio de formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581, sendo o envio de documentos totalmente digital.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Maria eduarda Rie miyazato
Maria eduarda Rie miyazato
11/06/2024
São muito atenciosos e respondem rápido. Conseguiram sanar minhas duvidas e explicam tudo bem detalhado para não ter desentendimento! Recomendo
Eduardo Wagner
Eduardo Wagner
10/06/2024
Fui tratado com muita presteza, realmente um ótimo atendimento. Foram muito eficazes na abertura e sucesso da ação pretendida contra companhia aérea. Recomendo a utilização de seus serviços.
armando cavani jorge
armando cavani jorge
10/06/2024
O escritório de advocacia Rosenbaum foi honesto com relação ao percentual cobrado no final do processo e sobre o prazo da causa, o que me deixou satisfeito com o trabalho executado.
DAIANA MENDES
DAIANA MENDES
10/06/2024
Tive um ótimo atendimento desde o início até o final do processo, os retornos sobre minhas dúvidas sempre foram rápidos e assertivos é só tenho a agradecer.
Eveline Martins
Eveline Martins
06/06/2024
Tivemos nosso voo da companhia Aérea Azul cancelado em março de 2020, quando retornávamos de Portugal, em decorrência da pandemia. Contatamos alguns advogados, sobre a possibilidade de entrarmos com processo contra a referida companhia aérea e fomos informados que seria causa perdida. Alguns dias depois, nos contatou o escritório Rosenbaum advogados, nos oferecendo processarmos a Azul, sem nenhum custo em caso de perda e em caso de sucesso, pagaríamos 30% do montante. Obtivemos sucesso em ganhar o processo por danos materiais e fomos ressarcidos.
Sandra Moutinho
Sandra Moutinho
04/06/2024
Só tenho a agradecer pelo excelente serviço prestado. Justiça foi feita. Profissionais super competentes! Super recomendo!
Flavio C
Flavio C
03/06/2024
Trabalho de extrema qualidade!
Caroline Rodrigues Silva
Caroline Rodrigues Silva
29/05/2024
Minha experiência foi excelente. Entrei com dois processos, ambos ganhos, e um deles foi finalizado hoje. As pessoas sempre foram atenciosas e informativas, e o primeiro processo foi concluído antes dos 12 meses, prazo máximo informado no início do contato. É uma empresa que eu usaria novamente e, com certeza, recomendarei aos amigos. Entrar com ações na justiça não é algo que fazemos de bom grado, mas, quando nossos direitos são violados, é importante ter uma empresa de qualidade nos representando. Obrigada!
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp