Home / Artigos e Noticias / Relembre os principais golpes digitais de 2022 e saiba como se preparar para evitá-los em 2023

Relembre os principais golpes digitais de 2022 e saiba como se preparar para evitá-los em 2023

Golpes Virtuais e Digitais
como-evitar-principais-golpes-digitais
Avatar

Redação

janeiro 23, 2023

No ano passado, fraudes dos mais diversos tipos estamparam as manchetes de jornais constantemente e, embora já seja 2023, é muito provável que os principais golpes digitais de 2022 continuem acontecendo esse ano.

Mas tem uma coisa que pode mudar: nossos hábitos. Por isso, nesse post você vai entender como essas fraudes funcionam e aprender novos hábitos que podem te ajudar a se manter protegido.

Confira!

Principais golpes digitais de 2022

Golpe do motoboy

No golpe do motoboy, o criminoso convence a vítima a lhe entregar seu cartão de crédito com a senha.

É uma situação tão absurda que chega a ser difícil de acreditar que as pessoas entregam seus cartões de créditos “de boa vontade” mas, na verdade, essa prática criminosa utiliza um sistema complexo e muito convincente.

Os golpistas entram em contato com a vítima se passando por funcionários do banco e dizem que seu cartão de crédito foi clonado e que, para receber um novo, é necessário partí-lo ao meio e entregar ao motoboy que será enviado para retirada.

Durante a ligação, que é quase idêntica ao banco, o cliente confirma várias informações (nome, data de nascimento, endereço) além dos dados de contas bancárias e a senha do cartão

Mesmo quebrado ao meio, o cartão continua utilizável pois o chip não é danificado e, com isso, começam os gastos exorbitantes. Só então o cliente percebe que foi vítima de um estelionato.

Golpe do delivery

O golpe do delivery consiste na cobrança do valor errado na hora do pagamento do pedido, o que pode acontecer tanto com clientes que optam por pagar na entrega quanto com clientes que pagam pelo aplicativo (que são coagidos a pagar na hora da entrega sob a justificativa de que a taxa de entrega não foi cobrada ou que o valor foi estornado).

Geralmente, utiliza-se uma maquininha com o visor quebrado ou arranhado para fazer a cobrança.

Primeiro o entregador digita o valor correto, mas depois a quantia é alterada sem o cliente perceber e, por causa da tela arranhada, ele faz o pagamento normalmente e só percebe que a cobrança foi maior depois.

Golpe do Pix

O golpe do Pix começa com o envio de links falsos que, quando acessados, possibilitam o roubo de dados das vítimas para que o criminoso invada sua conta bancária e tenha acesso ao Pix.

O usuário recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário do banco, mas é um criminoso tentando obter o restante dos seus dados pessoais para concretizar o golpe.

A conta bancária é acessada e o criminoso cria perfis falsos nas redes sociais para pedir transferências via Pix de conhecidos da vítima, alegando uma suposta emergência. Além disso, o valor disponível na conta também é subtraído.

Golpe do WhatsApp clonado

O número do celular da vítima é tudo que o criminoso precisa para clonar seu WhatsApp. Com isso, é possível acessar a conta com o código de verificação (fornecido pelo dono da conta que é enganado) ou através do QR Code de acesso.

No entanto, a clonagem também pode ocorrer através do chip de celular, que é obtido pelo criminoso diretamente na operadora.

Em ambos os casos, o golpista acessa a conta da vítima e pede transferências de dinheiro aos seus contatos alegando estar passando por alguma emergência, o que a vítima só descobre depois.

Clonagem de celular

Clonagem de celular é o uso de uma linha telefônica em mais de um aparelho sem o consentimento ou conhecimento do titular.

Visto que a operadora de telefonia não consegue distinguir o aparelho clonado do celular original, o uso indevido da linha é cobrado da vítima.

Além disso, na linha habilitada, o estelionatário pode entrar em contato com os parentes e conhecidos da vítima por ligação, mensagens e até mesmo através do WhatsApp e pedir transferências financeiras.

Roubo de criptomoedas

São várias as formas utilizadas pelos golpistas para obter os ativos da vítima, que vão desde o roubo de dados da vítima para acessar a carteira até a violação do sistema de segurança das corretoras.

Em todos eles, o criminoso consegue “pôr as mãos” nas criptomoedas, que são retiradas da conta.

Também pode te interessar:

Ação por Clonagem de Celular
WhatsApp clonado: quando cabe ação judicial e indenização
Golpes bancário e telefônico geram indenização por dano moral por falha no serviço

Como se prevenir de golpes em 2023?

Como evitar o golpe do motoboy?

Evitar o golpe do motoboy é simples e pode ser feito seguindo três dicas:
● não entregue seu cartão a ninguém, pois os bancos nunca recolhem os cartões dos clientes;
● ao se desfazer de um cartão, corte o chip ao meio;
● jamais forneça informações sensíveis por telefone. 

Como evitar o golpe do delivery?

Para evitar o golpe do delivery:
● pague pelo aplicativo;
● se pagar na entrega, procure pagar em dinheiro;
● sempre verifique os valores antes de digitar a senha;
● conteste valores errados;
● se o cobrador tentar te cobrar na entrega o que já foi pago por aplicativo, entre em contato com o restaurante peça esclarecimentos;
● ative o aviso de cobrança do banco por SMS.

Como evitar o golpe do Pix?

Siga essas dicas:
● não clique em links suspeitos;
● verifique a autenticidade de endereços visitados na internet, sobretudo os links que solicitam sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro;
● busque os canais de atendimento oficiais das instituições se necessário;
● tenha em mente que os bancos não pedem dados cadastrais, pagamentos e testes com Pix por meio de seus funcionários.

Como evitar o golpe do WhatsApp clonado?

É possível se defender da clonagem de WhatsApp seguindo as seguintes etapas:
● ative a verificação em duas etapas (disponível no menu “Conta”);
● ative a biometria para acessar o app (disponível no menu “Conta”, na seção “Privacidade”);
● deixe sua foto de perfil disponível apenas para seus contatos, a fim de evitar fakes da sua conta.

Como evitar a clonagem de celular?

Para reduzir os riscos de clonagem de celular:
● não se conecte a wi-fi público;
● não interaja com mensagens ou ligações suspeitas;
● ative a autenticação de dois fatores em seus perfis.

Como evitar o roubo de criptomoedas?

As principais recomendações para se proteger do roubo de criptomoedas são:
● utilizar a autenticação dupla para acessar a conta;
● evitar acessar carteiras em dispositivos móveis e internet pública;
● ter cautela ao compartilhar informações em grupos ou fóruns de investimento;
● fazer backups regulares da carteira e criptografar as cópias;
● manter o software atualizado.

O que essas fraudes têm em comum?

Em todos esses casos, pode haver responsabilidade da empresa com a qual a vítima tem relação, seja ela o banco, operadora de cartão de crédito, operadora de telefonia ou corretora de criptomoedas.

Isso porque, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a prestadora de serviços é responsável pelos danos causados ao consumidor, mesmo que não seja culpada por eventuais falhas:

“Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa , pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”

No entanto, é importante ressaltar que esse não é sempre o caso e, por isso, é importante avaliar a situação antes de entrar em contato com a empresa, registrar queixas ou acionar a Justiça em busca de uma reparação.

Por isso, é recomendável procurar um advogado especialista em Golpes Digitais e se informar sobre as chances de êxito. Também é importante reunir os documentos necessários para ajuizar a ação e provas do ocorrido.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Passageiro Aéreo e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581.

Todo o envio dos documentos e os trâmites do processo são feitos de forma digital, sem necessidade da presença do cliente.

Imagem em destaque: Freepik (standret)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp