Todos os produtos de tabaco, incluindo cigarros, narguilés e dispositivos eletrônicos para fumar, além de causarem vício ao usuário, podem desencadear uma série de problemas de saúde.
Dessa forma, uma pessoa que é fumante e pretende parar precisa, na maioria dos casos, procurar apoio especializado e capacitado.
Como forma de prevenção e controle ao tabagismo, o Estado possui uma série de ações e programas em todo território nacional.
Existe até o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), que foi instituído pela Lei nº 7.488/1.986 e, esse ano, tem como tema “Pare de fumar, recupere seu fôlego!”.
Confira o que é o tabagismo, quais são as vantagens e tratamentos disponíveis e como buscar auxílio profissional para parar de fumar.
O que é o tabagismo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é classificado como a dependência da droga nicotina, substância que está presente em qualquer derivado do tabaco, como o cigarro, a cigarrilha, o charuto, o cachimbo, o cigarro de palha, o fumo de rolo ou o narguilé.
Vale destacar que a dependência química causada pela nicotina é reconhecida como doença pela OMS desde 1997.
Isso porque essa substância tóxica provoca uma série de doenças, como vários tipos de câncer, complicações cardiorrespiratórias, tuberculose, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata.
Além da nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono também são exemplos das cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde.
Quais são os principais benefícios de parar de fumar?
Em primeiro lugar, é preciso saber que a nicotina atinge o cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam o fumante a uma sensação de prazer e bem-estar.
Logo, essa sensação faz com que o fumante busque no cigarro um momento de relaxamento, utilizando-o várias vezes ao dia.
Contudo, apesar da rapidez do efeito da nicotina no organismo, é possível quantificar os benefícios de parar de fumar logo nos primeiros minutos. Confira:
- após 20 minutos – a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
- após 2 horas – não há mais nicotina circulando no sangue;
- após 8 horas – o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- após 12 a 24 horas – os pulmões já funcionam melhor;
- após 2 dias – o olfato e o paladar melhoram;
- após 3 semanas – a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- após 1 ano – o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
- após 10 anos – o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Existe tratamento de tabagismo gratuito?
Sim. O Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde organizam uma rede de unidades de saúde do SUS com o intuito de oferecer tratamento do tabagismo para aqueles que desejam parar de fumar, desde 2002.
Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação dessa rede de tratamento do tabagismo no SUS.
Atualmente, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, as secretarias estaduais de saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para seus respectivos municípios atuando de forma integrada.
Assim, o tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do PNCT que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do INCA.
Também pode te interessar:
Saiba quais são os direitos do cidadão no SUS
SUS: saiba quais são as vacinas oferecidas pela rede pública
Como funciona a cobertura do plano de saúde para o tratamento do câncer?
O que é o Programa Nacional de Controle do Tabagismo?
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) constitui em um conjunto de ações nacionais que tem como objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.
Assim, unindo ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio, a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, o programa pretende atingir, entre outros, os seguintes resultados:
- prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens;
- promover a cessação de fumar;
- proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
Além disso, o PNCT também articula o Programa Saber Saúde, as campanhas e as ações educativas sobre o tabagismo.
Como funciona o tratamento de tabagismo oferecido pelo SUS?
O tratamento completo disponível no SUS envolve métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos.
Dessa forma, o usuário terá acesso à informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário.
Diante disso, o tratamento do tabagismo pode ser dividido da seguinte maneira:
- abordagem – compreende o ato de fumar como um comportamento aprendido, desencadeado e mantido por determinadas situações e emoções, que leva a dependência devido às propriedades psicoativas da nicotina, objetivando, assim, a aprendizagem de um novo comportamento por meio de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar;
- apoio medicamentoso – tem o papel de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina e não devem ser utilizados isoladamente, mas, sim, em associação com a abordagem.
É importante ressaltar que o apoio medicamentoso também é disponível de forma gratuita pelo SUS e que o uso de qualquer remédio só deve ser feito com a solicitação e acompanhamento de um médico.
Quanto tempo dura o tratamento de tabagismo?
O tempo de tratamento total esperado é de 12 meses, contando com as etapas de avaliação, de intervenção e de manutenção da abstinência.
Dessa maneira, o desfecho esperado nesse prazo é a interrupção do uso da substância nicotina em qualquer uma de suas formas.
No entanto, pode haver a “falha terapêutica” que deve ser entendida como o não alcance da cessação do tabagismo ao final do tratamento.
Onde buscar informações para começar com o tratamento de tabagismo?
Para ter informações e buscar orientações sobre como parar de fumar, encaminhamento para tratamento e legislação referente ao tabagismo e ao controle do tabaco no Brasil, o usuário tem duas opções:
- acessar o site do INCA para conferir a lista das secretarias estaduais de saúde que informa quem é o coordenador do PNCT, os horários de atendimento do Programa e os locais que oferecem tratamento do tabagismo em seu estado;
- buscar atendimento no Disque Saúde 136, serviço de atendimento à população do Ministério da Saúde que fornece informações sobre várias doenças e orientações de como ter uma vida mais saudável. Além disso, o telefone também recebe reclamações, denúncias e sugestões sobre o serviço prestado pelo SUS.
Por fim, o Disque Saúde funciona 24 horas, sendo que de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.
Imagem em destaque: Freepik (jcomp)