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Planos de saúde são obrigados a ter sites na internet

Segundo a ANS, as operadoras de saúde devem manter portais ativos na internet.

31 de março de 2022 - Atualizado 31/03/2022

Foi publicada hoje (31/03) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Resolução Normativa nº 497, que obriga os planos de saúde a manter sites na internet para atender seus clientes e prestadores de serviço.

De acordo com a RN, os portais devem funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. Além disso, deve ser criada uma área específica de atendimento ao cliente e outra para as unidades e profissionais credenciados.

Na área destinada aos beneficiários, também deve ser incluída a relação dos produtos comercializados pela operadora e a relação da rede credenciada pelo plano de saúde.

A partir de quando as operadoras devem disponibilizar seus sites na internet?

A resolução, publicada no Diário Oficial da União, também prevê os prazos para que as empresas disponibilizem seus sites na internet.

Planos médicos, com ou sem odontologia, os prazos são:

  • 3 meses para convênios com mais de 100 mil beneficiários;
  • 6 meses para convênios com mais de 10 mil e menos de 99.999 beneficiários;
  • 12 meses para convênios com menos de 100 mil beneficiários.

Para os planos exclusivamente odontológicos, os prazos são:

  • 3 meses para convênios com mais de 20 mil beneficiários;
  • 6 meses para convênios com mais de 5 mil e menos de 19.999 beneficiários;
  • 12 meses para convênios com menos de 5 mil beneficiários.

Além dos sites na internet, quais as outras opções de atendimento beneficiário?

Caso precisem entrar em contato com suas operadoras de saúde para resolver um problema ou tirar uma dúvida, os consumidores têm outras opções além dos sites na internet.

Geralmente, as prestadoras de serviço possuem números de telefone destinados ao atendimento de clientes. Além disso, existem pontos físicos de atendimento, para que o consumidor resolva seu problema presencialmente.

Confira os números das principais operadoras do país:

Hapvida

Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633

Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870

Call Center 24h (Interior e capitais): 0300 313 3633

SAC 24h (exclusivo para telefones fixos): 0800 280 9130

Ouvidoria (8h às 18h): 4020.9091

Amil

Informações sobre Rede Credenciada, Coberturas Contratadas, Reembolso, Segunda via de boletos e demais solicitações para capitais e regiões metropolitanas: 3004-1000

Informações sobre Rede Credenciada, Coberturas Contratadas, Reembolso, Segunda via de boletos e demais solicitações para as demais localidades: 0800-706-2363

SAC: 0800-021-2583

Sac Planos Amil Livre Escolha: 0800-021-2662

Deficientes Auditivos: 0800-021-1001

Central de marcação de Consultas e Exames (Rede Amil) para São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas: 3003-1333 (Segunda à Sexta-feira das 6 as 21h)

Central de marcação de Consultas e Exames (Rede Amil) para o Rio de Janeiro: 3970-7000 (Seg à Sex das 7 as 20h)

Central de marcação de Consultas e Exames (Rede Amil) para o Paraná: 3003-1333 (Seg à Sex das 6 as 21h)

Central de marcação de Consultas e Exames (Rede Amil) para Brasília: 3963-1000 (Seg à Sex das 7 as 19h)

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Grupo Notredame Intermédica

Região metropolitana: 4090-1740

Demais localidades: 0800 409 1740

SAC: 0800 015 3855

Atendimento exclusivo para Deficiente Auditivo ou de Fala: 0800 770 0330

SulAmérica

Autorização Prévia, Rede Referenciada, Coberturas Contratadas, Reembolso e demais solicitações em capitais e regiões metropolitanas (capitais e grandes cidades do interior): 4004-5900

Autorização Prévia, Rede Referenciada, Coberturas Contratadas, Reembolso e demais solicitações nas demais localidades: 0800-970-0500

SAC 24 horas: 0800-722-0504

Bradesco Saúde

Capitais e regiões metropolitanas: 4004 2700

Demais regiões: 0800 701 2700

Deficiência auditiva ou de fala: 0800 701 2708

SAC: 0800 727 9966

SAC em caso de deficiência auditiva ou de fala: 0800 701 2708

Serviço de atendimento a referenciados para capitais e regiões metropolitana: 4004 4580

Serviço de atendimento a referenciados para as demais regiões: 0800 701 2744

WhatsApp Clientes: (21) 4004-2702

Unimed

SAC: 0800 41 4554

SAC para deficientes auditivos: 0800 642 2009

WhatsApp: (11) 3268-7020

Se o seu cartão começar com 0865, ligue: 0800-942-0011

Se o seu cartão começar com 0067, ligue: 0800-940-4774

Se o seu cartão começar com outro código, ligue: (11) 2505-1114

Deficiente auditivo, ligue: 0800-940-0343

Prevent Senior

Serviço de atendimento ao cliente para capitais e regiões metropolitanas: (11) 3003-6284

Serviço de atendimento ao cliente para demais localidades: 0800 591 1156

Serviço de atendimento ao cliente para deficientes auditivos: 0800 770 0110

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direito à Saúde e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagem em destaque: Freepik (Racool_studio)

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