Home / Artigos e Noticias / Plano de saúde e os direitos do paciente com transtorno do espectro autista

Plano de saúde e os direitos do paciente com transtorno do espectro autista

Direito à Saúde
avô e neto autista
Avatar

Redação

março 20, 2020

Estima-se que a cada ano, no Brasil, cerca de 150 mil novos casos de TEA sejam diagnosticados. É importante conscientizar a população a respeito dos direitos do autista, sobretudo em relação aos práticas abusivas dos planos quanto a negativa de tratamento do paciente com TEA.

A foto de um avô com o neto diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 17 anos no colo viralizou nas redes sociais. Publicada em agosto de 2019, a imagem, que ultrapassou 22 mil compartilhamentos, conquistou a internet com sua afetividade.

Na postagem, é explicado que o gesto foi um um pedido do neto, prontamente atendido pelo avô. A imagem reforça a importância da afetividade e paciência com a população diagnosticada com TEA, que enfrenta muitas dificuldades no dia a dia.

Algumas dessas situações difíceis podem ocorrer junto aos planos de saúde com as negativas de cobertura de terapias diversas. Por isso, é importante conhecer os direitos do beneficiário diagnosticado com transtorno do espectro autista na relação com o plano de saúde.

A negativa de tratamentos para o paciente com TEA

Mesmo com prescrição médica, inúmeros são os casos de negativa de cobertura das terapias necessárias para o tratamento do paciente com TEA pelos planos de saúde, que custeiam apenas algumas sessões de tratamentos que devem ser contínuos.

Entretanto, as negativas de tratamento ou limitação dos números de sessões pelos planos de saúde podem ser revertidas por meio judicial.

Os Tribunais vêm proferindo decisões favoráveis à cobertura dos tratamentos para a pessoa com Transtorno de Espectro Autista pelos planos de saúde, inclusive com decisões que consideram abusivas as limitações do número de sessões para cada modalidade terapêutica.

Com a orientação de um advogado especialista em Plano de Saúde e em Direito à Saúde, a autorização de cobertura do tratamento designado pelo médico ao paciente com TEA pode ser conquistada.

Relate seu caso ou dúvida pelo formulário em nosso site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581.  O Escritório Rosenbaum Advogados conta com especialidade e vasta experiência em ações contra planos de saúde.

A importância do tratamento para o paciente autista

Por meio do tratamento adequado, o paciente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista tem maiores possibilidades de ingresso em escolas regulares e de entrada no mercado de trabalho.

As atividades recomendadas para o indivíduo com TEA têm como objetivo o aumento da chance de inclusão dessa pessoa na sociedade.

O tratamento geralmente consiste em uma série de terapias multidisciplinares como a psicoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, podendo incluir outras terapias intensivas ou específicas.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp