Home / Artigos e Noticias / Plano de saúde coletivo será mantido durante pandemia de Coronavírus

Plano de saúde coletivo será mantido durante pandemia de Coronavírus

Direito a Saúde
Plano de saúde coletivo será mantido durante pandemia de Coronavírus
Avatar

Redação

abril 29, 2020

Após ser notificado da rescisão unilateral de seu contrato de plano de saúde coletivo, um casal decidiu requerer, judicialmente, a sua permanência como beneficiários.

Um casal, que utilizava o mesmo plano de saúde coletivo há mais de 25 anos, foi surpreendido pela rescisão do contrato. Visto que o pagamento das mensalidades estava regular, os segurados alegaram ter direito à permanência.

No entanto, de acordo com a operadora, a rescisão unilateral do contrato é admitida em caso de plano de saúde coletivo. Dessa forma, foi recomendado que o casal migrasse para outro plano, individual ou familiar.

Em função da idade dos segurados, a rescisão do contrato lhes causaria enorme prejuízo. Evidentemente, o casal não conseguiria contratar plano de saúde com condições semelhantes.

Portanto, o casal, sob orientação de advogado especialista em ação contra planos de saúde, buscou na Justiça a proteção que o Direito do Consumidor lhes confere.

Considerando a pandemia de Coronavírus, a decisão do Tribunal determinou que o plano de saúde deveria ser mantido. De acordo com a juíza, o contrato deve permanecer até a data do julgamento do recurso pela  4ª Turma do STJ, o qual irá tratar das regras de rescisões para contratos coletivos.

Em que situações o plano de saúde pode ser cancelado?

A rescisão contratual dos plano de saúde considerados novos, ou seja firmados a partir do advento da Lei 9656/98,  pode ocorrer apenas em situações de fraude ou da falta de pagamento das mensalidades

Entretanto, nos casos de inadimplência, o cancelamento poderá ser feito apenas após 60 dias sem pagamento. O prazo de 60 dias se aplica também para dias não consecutivos, sendo somado o período de inadimplência do ano.

Contudo, o segurado deve ser notificado da situação até o 50º dia e, caso este esteja internado, o plano de saúde não poderá ser cancelado até que seja recebida a alta hospitalar.

Contratos antigos não possuem normas específicas sobre a rescisão unilateral e, por isso, é importante que o segurado saiba o que diz o documento. Diante de regra abusiva, o contratante pode buscar seus direitos garantidos pela legislação.

O consumidor que sofrer com conduta abusiva pelo plano de saúde deve buscar seus direitos. Para isso, é recomendável buscar orientação de advogado especializado em Direito à Saúde para entrar com ação na Justiça.

O Escritório Rosenbaum tem vasta experiência no setor de Direito à Saúde e do Consumidor e pode ser contatado por meio de nosso formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581.

A decisão comentada

De acordo com a juíza, a rescisão unilateral, que não tinha motivos aparentes, não podia ser aplicada no caso dos segurados. Isso porque o plano coletivo empresarial ao qual o casal está vinculado cobre apenas dois usuários, ou seja pode ser considerado equivalente a um contrato familiar.

Além disso, foi considerada a situação resultante da pandemia de Covid-19, que levou ao decreto de calamidade pública no Brasil. A ministra apontou que tais circunstâncias são desfavoráveis à rescisão do contrato, principalmente em função da idade avançada do casal.

Por fim, foi observada a sugestão de flexibilização proposta pela Agência Nacional de Saúde às operadoras de plano de Saúde. O posicionamento das entidades de saúde mostra que a suspensão de contratos neste momento seria desfavorável ao combate à pandemia.

“Em face do exposto, defiro o pedido de tutela provisória de urgência, para determinar que o plano de saúde dos requerentes deverá ser mantido até a conclusão do julgamento do mérito do recurso especial.”

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp