Home / Manobra de Heimlich: primeiros socorros nas escolas

Manobra de Heimlich: primeiros socorros nas escolas

Responsabilidade Civil
manobra-de-heimlich-primeiros-socorros-nas-escolas
Avatar

Redação

agosto 1, 2022

Os primeiros socorros são essenciais em muitos casos para salvar uma vida, por exemplo, como no caso de engasgo, especialmente, entre as crianças.

Mas afinal, como agir diante de situações como essas?  

Confira a seguir no que consiste a Manobra de Heimlich e saiba qual é a lei que obriga os profissionais que trabalham em escolas a saber executar esse e outros procedimentos de primeiros socorros.

O que são primeiros socorros?

De acordo com o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), os primeiros socorros são definidos da seguinte maneira:

  • “os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada”.

Vale destacar que essas intervenções são de extrema importância, pois podem evitar complicações e, até mesmo, a morte de um indivíduo.

Ainda segundo a FioCruz, qualquer pessoa devidamente treinada poderá prestar os primeiros socorros, desde que se sinta capaz de conduzir a situação com serenidade, compreensão e confiança.

O treinamento em primeiros socorros é obrigatório nas escolas?

Sim! No Brasil, é obrigatória a capacitação de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Tal determinação está expressa na Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, que em seu art. 1º dá as seguintes providências:

  • Art. 1º – Os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros.

Qual a origem da Lei Lucas?

A criação da Lei Lucas ocorreu após um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. Em uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu. 

Vale destacar que as professoras que acompanhavam os alunos não sabiam técnicas de primeiros socorros e, por essa razão, não conseguiram salvar a vida do garoto. 

Nesse sentido, a referida norma tem como propósito o treinamento dos profissionais que atuam nas escolas, para que estes sejam habilitados a dar assistência à vítima enquanto o socorro médico especializado não chega. 

Também pode te interessar:

Emergência médica durante voo e os direitos do passageiro aéreo
Atendimento de urgência e emergência pelo plano de saúde
Prazo de carência em situações de emergência e urgência

O que é a Manobra de Heimlich?

A Manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho.

Em outras palavras, trata-se de um procedimento de tração abdominal aplicado em casos de engasgos.

Em síntese, o engasgo acontece quando ocorre o bloqueio da traquéia por um objeto estranho, por vômito ou sangue, e é uma das situações com as quais os cursos de primeiros socorros ensinam a lidar. 

Em caso de engasgo por corpos estranhos como moedas, pequenos brinquedos, pedra ou qualquer outro objeto pequeno, a manobra que se realiza é conhecida mundialmente como Manobra de Heimlich. 

Como fazer a Manobra de Heimlich?

A Manobra de Heimlich tem como objetivo realizar uma pressão positiva na região do epigastro, conhecido popularmente como a “boca do estômago”, a qual fica localizada dois dedos abaixo do fim do esterno, um osso longo que une as costelas, colaborando com a desobstrução e, consequente, abrindo a passagem de ar.

Como realizar a Manobra de Heimlich nos adultos e crianças maiores de um ano?

Para realizar a manobra, será preciso abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen. No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente. Já em situações envolvendo crianças, posicionar-se atrás, mas de joelhos.

Depois, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região para dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa.

Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

É importante ressaltar que caso a vítima fique inconsciente, a manobra não deve ser realizada e o serviço de emergência deve ser contactado imediatamente. 

Como realizar a Manobra de Heimlich em crianças menores de um ano e bebês?

Caso o bebê esteja consciente, siga o seguinte passo a passo:

  • coloque o bebê de bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões entre as escápulas (no meio das costas);
  • depois, vire o bebê de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio);
  • se conseguir visualizar o objeto, retire-o;
  • caso não seja possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as compressões até a chegada do serviço de emergência.

No caso do bebê estar inconsciente, deve-se executar os procedimentos abaixo:

  • deite o bebê de barriga para cima em seu braço e abra boca e nariz;
  • verifique se o bebê está respirando;
  • se o bebê não estiver respirando, realize duas respirações boca-boca, bloqueando a boca e o nariz;
  • observe se há expansão do peito, em caso negativo, realize novamente a respiração;
  • contacte imediatamente o serviço de atendimento de emergência.

Por fim, vale acrescentar que em todas as situações de primeiros socorros é necessário manter a calma, para poder agir com segurança e inteligência.

manobra-de-heimlich-primeiros-socorros-nas-escolas-obrigatório
É fundamental conhecer os principais telefones para acionar em caso de emergência. | Imagem: Freepik (rawpixel.com)

Quais são os telefones úteis em caso de emergência?

  • Samu 192;
  • Corpo de Bombeiros 193;
  • Disque-intoxicação (Anvisa) 0800-722-6001;
  • Defesa Civil 199;
  • Polícia Militar 190.

Enfim, vale lembrar que, no Brasil, a omissão de socorro é considerada crime.

A omissão de socorro consiste em não dar assistência ou pedir auxílio de alguma autoridade pública como o SAMU, os bombeiros ou a polícia, ao se deparar com uma situação em que outra pessoa se encontra em circunstância de iminente perigo.

Tal disposição está expressa no art. 135 do Código Penal (CP) que dá as seguintes providências:

  • Art. 135 – Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
    Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Ademais, é importante frisar que a pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta no falecimento do indivíduo.

Imagem em destaque: Freepik (stefamerpik)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.