Home / Artigos e Noticias / Locação de imóvel sem fiador.

Locação de imóvel sem fiador.

Direito Imobiliário e Leilões
locação sem fiador 1
Avatar

rosenbaum

outubro 31, 2016

Não tem fiador? Conheça outras opções de garantia na hora de alugar um imóvel.

Seguro fiança e até título de capitalização podem ajudar o locatário.

Ao alugar um imóvel, o inquilino tem que encarar as exigências do proprietário para apresentar garantias de que o aluguel será pago sem tropeços. O mercado imobiliário aceita várias opções que, conforme o caso, podem ser mais vantajosas para o inquilino – e para o proprietário. A mais conhecida é apresentar um fiador, uma pessoa que ateste não apenas que o locatário é boa gente, mas que se disponha a cobrir os pagamentos em caso de inadimplência.

Arrumar um fiador pode ser complicado para alguns inquilinos, já que é necessário cumprir algumas exigências. Em princípio, o fiador precisa ter um imóvel, que não precisa estar necessariamente localizado na mesma cidade ou estado em que o inquilino reside ou quer residir. Além do imóvel, o fiador deve ter uma renda de, pelo menos, três vezes o valor do aluguel – exigência que considera a possibilidade de inadimplência.

Essa garantia é a mais usada no mercado porque não apresenta custo financeiro, nem para o inquilino e nem para o proprietário. Outra vantagem é que nos contratos com fiador, o índice de inadimplência tende até ser menor, de acordo com Roseli Hernandes, diretora de Locação da Lello Imóveis.

“As pessoas que colocam um parente ou amigo como fiador ficam muito preocupadas em pagar o aluguel para que o fiador não tenha nenhum problema”, explica.

Se o fiador não é uma opção, eis as alternativas.

Seguro fiança

O seguro fiança é a segunda garantia mais utilizada nos contratos de aluguel de imóvel. O funcionamento é semelhante ao seguro de um carro: você contrata uma seguradora para realizar as coberturas de cada parte. Ou seja, você pode contratar uma cobertura para o aluguel, IPTU, possíveis multas etc. O preço depende das coberturas, mas segundo Roseli Hernandes, normalmente o inquilino paga um valor equivalente a um aluguel e meio a mais por ano para a seguradora.

“Se houver inadimplência, a seguradora cobre o valor durante um período de 30 meses, normalmente. É bom tanto para o proprietário quanto para o inquilino, os dois ficam cobertos, mas é preciso pagar esse valor a mais” diz a diretora de Locação da Lello Imóveis.

Essa garantia também pode ser obtida junto a algumas instituições financeiras, diz o advogado Raphael Moreira, sócio da área imobiliária da Veirano Advogados. Para quem está em busca de um imóvel e da garantia, vale uma pesquisa em bancos antes de bater o martelo.

Depósito caução

O depósito caução nada mais é que um depósito, no valor de três aluguéis do imóvel, feito em uma conta indicada pelo proprietário do imóvel ou pela imobiliária. Esse valor sofre juros e correções, de acordo com um índice que tenha sido combinado entre as duas partes. “Se por acaso o locatário não pagar alguma mensalidade, o locador já tem esse valor em conta que pode ser usado para quitar as dívidas”, diz Raphael Moreira.

Ao final do contrato de locação do imóvel, se o inquilino não tiver qualquer pendência financeira com o proprietário, esse dinheiro volta para seu bolso. Se, por outro lado, houver alguma conta não quitada, o dinheiro será descontado do total, antes que o valor seja retornado ao inquilino.

Título de capitalização

O título é semelhante ao depósito caução, mas envolve uma seguradora ou instituição financeira. O inquilino deve adquirir um título, que funciona como uma poupança – a diferença é que está atrelado a uma locação. O valor não é fixo, como no depósito caução, e pode ser negociado entre o locador e o locatário.

Algumas regras, porém, são as mesmas: ninguém pode mexer nesse dinheiro, enquanto o contrato estiver vigente. Ao final da locação, se sobrar dinheiro e o inquilino não tiver qualquer atraso com o aluguel, essa quantia volta para seu bolso. Caso haja pendências, esse valor deve ser usado para cobrí-las. E se faltar? O inquilino deve repor o valor integralmente ao final do contrato.

 https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/10/nao-tem-fiador-conheca-outras-opcoes-de-garantia-na-hora-de-alugar-um-imovel.html

Avatar

rosenbaum

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp