Home Artigos e notícias 10 passos para reduzir o custo do plano de saúde empresarial

10 passos para reduzir o custo do plano de saúde empresarial

14 de agosto de 2020

Ao contrário do que se pensa, garantir que seus funcionários tenham um plano de saúde de qualidade não precisa custar um absurdo. Com essas 10 dicas para reduzir o custo do plano de saúde, é possível conciliar um bom atendimento e um preço que cabe no bolso.

Atualmente, é imprescindível que os gestores busquem evidenciar a preocupação com o bem-estar de seus funcionários. Fornecer um bom plano de saúde, promover a prática de exercícios e oferecer programas de saúde mental são alguns exemplos de medidas que podem aumentar a produtividade.

De acordo com a Universidade de Warwick, o investimento na qualidade de vida da equipe leva à melhores resultados. Um estudo realizado pela instituição de ensino, mostra que funcionários mais felizes são 13% mais produtivos.

Esses benefícios podem acabar pesando no orçamento da empresa, especialmente a contratação de um plano de saúde empresarial. No entanto, tomando as devidas precauções, é possível evitar gastos desnecessários.

Neste post, vamos conhecer 10 medidas que ajudam a reduzir os custos com plano de saúde.

Reduzir o custo do plano de saúde- PAsso n#1
Evitar o plano de saúde premium

Planos premium são aqueles oferecidos pela operadora como as melhores opções entre os planos de saúde empresariais. Apesar das diversas opções para contratação, existem algumas vantagens mais comuns, como por exemplo:

  • Rede credenciada com os melhores hospitais;
  • Praticidade para solicitar serviços (entregadores que retiram documentações, orientação individual em caso de dúvidas, canais exclusivos de atendimento, etc);
  • Atendimento rápido em caso de emergência (resgate por meio de veículos próprios, jatos e helicópteros);
  • Limites maiores para reembolso de consultas e procedimentos realizados fora da rede credenciada;
  • Cobertura internacional.

O número de benefícios é sem dúvidas tentador, mas o custo de um plano de saúde premium pode ser bem alto. É importante analisar as necessidades da empresa e dos funcionários para avaliar se a cobertura premium realmente compensa.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#2
Migrar para um plano de saúde com coparticipação

A coparticipação no plano de saúde é uma modalidade na qual o funcionário arca com parte do pagamento dos serviços. A divisão dos custos varia de acordo com a porcentagem de coparticipação.

10-passos-para-reduzir-o-custo-do-plano-de-saúde-empresarial-2
Um plano com coparticipação ajuda a reduzir os gastos da empresa com consultas e procedimentos.|Imagem: Freepik

No entanto, a divisão dos gastos não é na mensalidade, mas sim, nas taxas que são aplicadas por procedimento, consulta e exame. Por exemplo: em um plano com coparticipação de 30%, a empresa deve custear 70% da taxa sobre o procedimento e o funcionário os 30%

Além de as mensalidades serem mais baratas, o plano de saúde com coparticipação ajuda a conscientizar os colaboradores, estimulando o uso mais responsável do seguro.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#3
Escolher um contrato de cobertura regional

Planos de saúde com cobertura nacional e internacional costumam ser mais caros e, além disso, nem sempre é necessária tamanha abrangência. Assim sendo, o convênio médico com cobertura regional pode ser uma escolha mais coerente e mais barata.

Uma cobertura menos abrangente não é sinônimo de falta de qualidade, o importante é analisar a qualificação da rede credenciada ao plano de saúde.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#4
Implantação de um ambulatório interno

Embora seja necessário um investimento inicial, a criação de um ambulatório dentro da empresa pode ser muito benéfica. Com uma equipe preparada de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho, é possível realizar consultas e até mesmo, exames.

Por meio da construção de um espaço para atendimentos de enfermagem simples e imediatos, a empresa colabora para a redução da sinistralidade do plano de saúde e do índice de faltas no trabalho.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#5
Procurar planos com desconto

Pesquisar pelos melhores preços oferecidos no mercado é a melhor forma de garantir uma boa relação entre custo e benefício. Além disso, buscar planos de saúde com desconto também é uma boa estratégia.

Para isso, você pode acessar corretoras com ferramentas de simulação e comparação de preços online.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#6
Optar pela acomodação coletiva

No momento da contratação do plano de saúde empresarial, a companhia pode escolher entre dois tipos de acomodação: enfermaria ou apartamento. A acomodação em enfermaria é coletiva (sendo até 3 pessoas por quarto), enquanto a acomodação em apartamento é individual.

10-passos-para-reduzir-o-custo-do-plano-de-saúde-empresarial-3
A acomodação em enfermaria tem um número limite de pacientes por quarto.

Caso a acomodação escolhida seja em apartamento, o valor fica consideravelmente mais caro, pois há mais privacidade. No entanto, a seguridade (proteção da saúde) é a mesma para os dois tipos. Nesse sentido, é importante comparar as modalidades e avaliar os prós e contras.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#7
Contratar um plano de saúde com cobertura hospitalar

O custo do plano de saúde varia de acordo com a segmentação contratada, podendo ser hospitalar, ambulatorial ou hospitalar + ambulatorial.

A diferença entre essas categorias é que, enquanto os convênios ambulatoriais oferecem cobertura para procedimentos realizados em clínicas ou consultórios, a segmentação hospitalar cobre procedimentos realizados dentro dos hospitais.

A junção dessas duas modalidades gera o aumento do valor do plano de saúde, que pode ficar acima do orçamento. Optando por um plano de saúde com segmentação hospitalar, há a redução dos custos, sem abrir mão da cobertura de consultas, exames, terapias, cirurgias, etc.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#8
Acompanhamento do uso do convênio

Ao analisar pedidos de exame médico e solicitações de procedimentos, é possível garantir o bom uso do plano de saúde. Isso porque há a verificação da necessidade dos exames e procedimentos requisitados pelos colaboradores. 

Além disso, a empresa pode usar as informações adquiridas para adaptar a contratação de planos às necessidades dos funcionário, por meio da identificação das especialidades mais procuradas por exemplo.

Reduzir o custo do plano de saúde- Passo n#9
Contratar plano de saúde conjugados ao plano odontológico

Optando pelo plano de saúde com assistência odontológica, é possível usufruir de descontos e preços mais baixos. Além disso, os funcionários contam a cobertura completa dos cuidados com a saúde.

Reduzir o custo do plano de saúde-Passo n#10
Conteste situações de abusividade

O reajuste do plano de saúde empresarial pode ser uma surpresa desagradável para a empresa e para os beneficiários. Geralmente, o reajuste é justificado pela sinistralidade (relação entre uso do seguro e o valor pago), calculada pela própria operadora.

No entanto, muitas vezes, o valor estipulado é abusivo, sendo este muito alto, o que torna inviável que o seguro seja mantido. Nesse caso, os beneficiários devem investigar o reajuste e fazer valer seus direitos.

10-passos-para-reduzir-o-custo-do-plano-de-saúde-empresarial-4
O reajuste abusivo do plano de saúde empresarial é passível de ação judicial.|Imagem: Freepik

Dependendo do aumento no valor, pode ser mais vantajoso fazer uma cotação para a contratação de um novo plano de saúde empresarial. Além disso, é possível contestar os reajustes abusivos na Justiça, por meio de advogado especialista em Direito à Saúde e Direitos do Consumidor.

O Escritório Rosenbaum tem vasta experiência no setor de Direito à Saúde e Direitos do Consumidor e pode ser contatado por meio de formulário no site, WhatsApp ou (11) 3181-5581, sendo o envio de documentos totalmente digital.

0Shares
0