Home Artigos e notícias Cartão de crédito para negativados

Cartão de crédito para negativados

09 de março de 2021

string(4) "topo"

Confira as principais opções de cartão de crédito para negativados e saiba como solicitar.

De acordo com o Banco Central do Brasil, em 2019, havia 123 milhões de cartões de crédito ativos no Brasil. Entre 2018 e 2019, o número de transações com cartões de crédito cresceu 33%.

No entanto, quando uma pessoa fica com o nome sujo, pode ser complicado acessar essa linha de crédito. Entenda o motivo pelo qual é mais difícil fazer um cartão de crédito para negativados e conheça as principais alternativas ao consumidor.

Por que os bancos não costumam fornecer cartão de crédito para negativados?

Quando o consumidor pede um cartão de crédito, as operadoras costumam fazer uma análise de crédito para aprovação. O cadastro em órgãos de proteção ao crédito pode ser um dos critérios utilizados pela instituição, o que pode levar à recusa de consumidores negativados.

Posso fazer um cartão de crédito com o nome sujo?

Embora grande parte das opções de cartão de crédito exija um processo rigoroso para aprovação, existem algumas alternativas pensadas justamente para aqueles que possuem restrições em seus nomes.

cartão-de-crédito-para-negativados-2
As opções de contratação de cartão de crédito para negativados são mais restritas.

Algumas instituições disponibilizam cartões sob uma análise menos criteriosa, dispensando a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, a comprovação de renda e até mesmo a abertura de uma conta.

Quais as opções de cartão de crédito para negativados?

Existem duas modalidades principais de cartão de crédito para negativados: a pré-paga e a consignada. Além de facilitar a aprovação de crédito, essas opções apresentam risco menor de inadimplência, garantindo uma relação vantajosa para ambas as partes.

Entenda como esses cartões de crédito funcionam:

Cartão de crédito pré-pago

O cartão pré-pago não requer vínculo com uma conta bancária e pode ser solicitado por pessoas negativadas ou com score baixo, pois não exige análise de crédito nem análise de renda.

O usuário faz recargas via boleto ou depósito e, com base nelas, é formado o limite de crédito para aquele mês. Dessa forma, o banco garante o pagamento, pois não há como o titular gastar mais dinheiro do que tem.

Consumidores podem realizar compras online e presencialmente, sendo possível até mesmo fazer assinaturas (em serviços de streaming, por exemplo) no cartão de crédito.

Cartão de crédito consignado

Outra opção de aquisição de cartão de crédito para negativados é o consignado. No entanto, para solicitar o cartão, o cliente deve cumprir um dos critérios abaixo:

  • funcionário público;
  • aposentado;
  • pensionista do INSS;
  • funcionário das Forças Armadas;
  • trabalhar em uma empresa privada no regime CLT.

Assim como no caso da modalidade pré-paga, o cartão consignado não exige consulta nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, é possível que seja realizada uma análise de crédito para determinar o limite do cartão e verificar a margem consignável, que não pode ser superior a 5% da renda mensal do solicitante.

Como solicitar os cartões?

A solicitação de cartão de crédito para negativados é muito simples. Basta escolher a operadora e entrar em contato em um dos canais disponíveis. Geralmente, as instituições podem ser contatadas:

  • através da internet;
  • pelo telefone;
  • presencialmente.
cartão-de-crédito-para-negativados-3
Os canais de atendimento oferecidos variam de acordo com o formato em que a instituição opera.

Durante a conversa, o agente financeiro deve demonstrar a disponibilidade de crédito de acordo com o perfil do solicitante. Após decidir entre as opções apresentadas, o consumidor pode fechar contrato e adquirir o cartão.

Fique atento!

Antes de solicitar um cartão de crédito para negativados, é fundamental que o consumidor pense com cuidado. Em algumas situações, o inadimplente busca opções de acesso ao crédito para sair da negativação mas pode complicar a situação.

Apesar de ser uma vantagem, o cartão de crédito não é crucial para todos os consumidores e deve ser solicitado somente por quem realmente precisa de um. Além disso, se o cartão for utilizado de maneira descuidada, o titular pode sofrer um baita prejuízo no futuro.

Outra questão importante que deve ser considerada antes de escolher um cartão de crédito é o benefício que cada modalidade oferece ao consumidor, como por exemplo a taxa de juros baixa, isenção de anuidade ou prazos maiores para pagamento do cartão.

Existem custos envolvidos na contratação de um cartão de crédito, como juros e tarifas, e o solicitante deve analisar o equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos antes de fechar contrato.

Em alguns casos, pode ser mais benéfico organizar as finanças para quitar as dívidas e limpar o nome. Feito isso, o consumidor pode optar por contratações tradicionais em vez do cartão de crédito para negativados.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagens: Freepik

Shares