Home Artigos e notícias R$48 mil de indenização devido a voo atrasado e mais de 9h de espera

R$48 mil de indenização devido a voo atrasado e mais de 9h de espera

Após mais de nove horas de atraso de voo e falta de assistência material, família entra com ação e garante indenização de R$48 mil por danos morais.

28 de fevereiro de 2022 - Atualizado 21/11/2022

Resumo do artigo:

  • Família com dois adolescentes e criança de quatro anos sofreu atraso de voo de nove horas.
  • Companhia aérea negou assistência material.
  • Orientacao com advogado especialista em Direitos do Passageiro Aéreo e Direitos do Consumidor.
  • Indenização de R$48 mil por danos morais.

Um problema enfrentado por milhares de passageiros aéreos é o atraso de voo. Diversas vezes, a demora para embarcar é de horas, fazendo com que o passageiro passe por muito desconforto e impactando no restante da viagem. Com certeza, o pior cenário é quando há famílias em trânsito, principalmente aquelas compostas por crianças pequenas.

Por conta disso, o caso analisado descreve a situação de uma família que enfrentou um voo atrasado e falta de assistência material por mais de nove horas. Optaram então, por buscar orientação com advogado especializado em Direitos do Passageiro Aéreo e entraram com ação para recuperar os danos causados. A indenização por danos morais ficou no valor de R$48 mil.

Quais os direitos do passageiro com voo atrasado?

Antes de iniciar a análise do caso, é interessante entender quais são os direitos do passageiro aéreo. Como forma de prevenir abusos e danos, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC editou diversas resoluções impondo regras e obrigações que as companhias aéreas devem seguir.

A mais relevante delas é a resolução 400, que traz as seguintes regras:

  • Uma hora ou mais de atraso: a empresa deve fornecer acesso a internet ou outro meio de comunicação gratuito, totalmente à disposição do passageiro.
  • Duas horas ou mais de atraso: o passageiro deve ter alimentação fornecida, seja diretamente através de refeições ou com voucher que possam ser gastos nos estabelecimentos próximos.
  • Quatro horas ou mais de atraso: nesse caso, a companhia aérea deve fornecer o máximo de conforto para o passageiro. Assim, além de alimentação e comunicação, o passageiro deve ter hospedagem paga pela companhia. O translado até a hospedagem também fica por conta da empresa.

A violação dessas medidas acarreta em sanções por parte dos órgãos de fiscalização. Além disso, os passageiros que tiveram assistência negada podem recorrer à Justiça em busca de indenização pelos danos morais e materiais.

Para saber mais sobre os direitos do passageiro aéreo em caso de voo atrasado, leia este artigo.

Viagem em família

Após meses de planejamento e economia, uma família composta por pai, mãe, dois adolescentes e uma criança de quatro anos viajaram para a ilha de Comandatuba, próxima à cidade de Ilhéus, na Bahia. Dessa forma, a viagem de ida e a estadia correram bem, com tudo ocorrendo dentro das expectativas.

Entretanto, a volta não ocorreria dessa maneira. O check-in e a entrada no avião correram bem, mas, na aeronave, o atraso começou. Mesmo após uma hora, com todos os passageiros em seus lugares, a decolagem não ocorreu. 

Avião com problemas mecânicos e atraso de nove horas

Após o atraso da decolagem, passageiros foram informados que o avião não poderia decolar por problemas mecânicos. Nesse ponto, os pais e as crianças já estavam extremamente estressados e desconfortáveis, mas ainda teriam longa espera pela frente.

No balcão de informações, foram avisados de que o próximo voo disponível sairia apenas às 19h20min, marcando nove horas de atraso de voo. Com uma criança pequena e dois adolescentes, a situação era bastante difícil. Além disso, mesmo sendo uma obrigação, a companhia se negou a prestar qualquer assistência material.

Dessa forma, a família precisou esperar por nove horas no chão do aeroporto. Além dos danos morais, também tiveram danos materiais, tanto com o gasto com alimentação nos restaurantes próximos, quanto com o impacto que o atraso causou no trabalho dos pais.

Ação contra companhia aérea e indenização por danos morais

A família optou por buscar na Justiça uma compensação. Para isso, buscaram a representação de um escritório especializado em Direitos do Passageiro Aéreo e Direito do Consumidor.

Desejavam recuperar os valores perdidos por conta do atraso, além dos danos morais causados. A decisão não foi favorável em primeira instância e a família decidiu recorrer.

Tribunal segue jurisprudência e concede indenização de R$48 mil

Seguindo o histórico de decisões semelhantes, a 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento ao recurso, com o relator registrando o seguinte:

Houve claro abalo ao direito de sossego, um dos direitos da personalidade, a ensejar o dano moral que está inserto nessa própria conduta de violação, por isso que se chama “in re ipsa”, independentemente de prova. A Carta Magna contém especial sistema protetivo dos direitos fundamentais, diretamente decorrentes da dignidade humana (art. 1º, III, CF).

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Passageiro Aéreo e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagem em destaque: Pixabay (Shlomaster)

Avatar
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.