Home / Artigos e Noticias / Golpes digitais contra o consumidor e a responsabilidade das empresas

Golpes digitais contra o consumidor e a responsabilidade das empresas

Golpes Virtuais e Digitais, Imprensa
golpes-digitais-responsabilidade-das-empresas
Avatar

Redação

novembro 22, 2021

O aumento no número de golpes digitais é uma situação que vem ganhando destaque na mídia nos últimos tempos. No entanto, os noticiários não são os únicos ocupados com o assunto: os tribunais brasileiros também vêm debatendo o tema constantemente.

Diversos casos de golpes envolvendo o Whatsapp, operadoras de telefone, o Pix e aplicativos de delivery chegam ao sistema judiciário. Em boa parte deles, a discussão principal é sobre a responsabilidade das empresas envolvidas.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os golpes digitais cresceram 265% em 2020, em relação a 2019. Consequentemente, vários consumidores sofrem graves prejuízos financeiros, pois se tornam vítimas de estelionatários.

Como resultado, cada vez mais pessoas têm recorrido à Justiça para conseguir a reparação do prejuízo sofrido.

O assunto foi abordado pelo advogado Léo Rosenbaum no último domingo (21), em matéria do jornal Estadão. Acesse o link para conferir a declaração do especialista na íntegra!

Citando como exemplo os casos de clonagem de WhatsApp envolvendo operadoras de telefonia, Léo Rosenbaum explica que a relação entre o cliente e a empresa é uma relação de consumo, regulada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, a operadora tem responsabilidade objetiva de reparar o prejuízo sofrido pelo consumidor, independentemente da existência de culpa. Ademais, quando o golpe é oriundo de falha das operadoras, o Código Civil reforça a obrigação de reparação.

Além do dever de reparar os danos materiais, os Tribunais também têm entendido que há danos morais nessa situação, devido à demora na regularização da linha, necessidade de trocar de número e impossibilidade de utilizar o  WhatsApp.

Já em casos de golpe do delivery, aplica-se o princípio de que a empresa é responsável pelos atos ilícitos de seus prepostos, conforme prevê o Código Civil. Nesse sentido, há o dever de indenizar as vítimas.

No golpe do motoboy, a jurisprudência tem responsabilizado as instituições financeiras pelos prejuízos de seus clientes, sob o entendimento de que há negligência por parte do banco, que não utiliza os sistemas “anti-fraude” corretamente.

O entendimento foi inclusive sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça:

“As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.” (Súmula 479, STJ)

Por fim, o advogado reforça que todo cuidado é pouco para evitar golpes digitais e que é fundamental que a vítima conheça seus direitos nessa situação.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Bruno Mossmann
Bruno Mossmann
15/05/2024
Contatei o escritório para entrar com uma ação contra uma empresa aérea e desde o início do processo fui muito bem assessorado, sempre recebendo respostas rápidas. Agradeço ao Dr. Daniel e à equipe pela ação ganha!
Israel
Israel
14/05/2024
O atendimento do escritório é excelente. Agradeço em especial à Manoela, que me passou diversos direcionamentos mesmo tendo me informado que não seria interessante seguir com o processo.
Aurelio Hugen
Aurelio Hugen
14/05/2024
Excelente escritório. Recuperei o $ de passagem aérea que achei que jamais veria novamente. Ótima comunicação. Tudo resolvido virtualmente pois estou em Curitiba e eles em São Paulo. Recomendo demais.
Kleisya Fernandes
Kleisya Fernandes
13/05/2024
Empresa com profissionais excelência, atenciosos, competentes. Minhas causas com planos de saúdes foram resolvidas com sucesso.
Leo Brito
Leo Brito
09/05/2024
Fui muito bem assessora do início ao fim pelo Dr. Celso Fischer. Resolveram meu caso contra seguradora. Super indico, são especialistas no que fazem. Nota 10!!!
Piti Tomé
Piti Tomé
08/05/2024
Ótimo escritório, eficiente e atencioso. Ganhamos a causa e todo o processo levou menos de 3 meses. Recomendo fortemente!
Fujihei Autocenter
Fujihei Autocenter
07/05/2024
Causa ganha contra plano de saúde. Excelente trabalho da equipe de profissionais da Rosenbaum Advogados. Obrigado.
Mariana Sanchez
Mariana Sanchez
07/05/2024
Sem dúvida alguma o melhor escritório de advocacia que eu tive o prazer de encontrar! Foram honestos e claros desde o início do processo, até o final que veio com uma VITÓRIA!!! O processo correu super rápido graças a agilidade deles, indico de olhos fechados
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp