Home / Artigos e Noticias / Golpe de R$10 mil em cartão: Banco do Brasil é condenado

Golpe de R$10 mil em cartão: Banco do Brasil é condenado

Direito Bancário
golpe-10mil-banco-do-brasil-condenado
Avatar

rosenbaum

setembro 28, 2023

Uma cliente do Banco do Brasil sofreu um golpe de R$10 mil após ser enganada por um suposto entregador da Kopenhagen. O caso, que envolveu uma transação não autorizada no cartão de crédito da vítima, foi levado à justiça após o banco se recusar a estornar o valor.

Acompanhe os detalhes e o desfecho deste caso a seguir.

Detalhes do Caso

Identificada pelas iniciais E.A.F., a cliente relatou que recebeu uma suposta mensagem da loja Kopenhagen informando sobre um presente para seu genitor. Durante a entrega, o suposto entregador solicitou o pagamento de uma taxa de frete de R$7,00.

Após tentativas frustradas de pagamento, o entregador foi embora. Ao acessar o aplicativo do banco, E.A.F. percebeu uma compra não autorizada no valor de R$10 mil em seu cartão de crédito.

O Banco do Brasil, por sua vez, defendeu a regularidade da transação, atribuindo a culpa a terceiros e à própria vítima. Segundo o banco, a transação estava de acordo com o perfil da cliente.

Argumentos da Empresa

O banco alegou falta de interesse processual e ilegitimidade passiva. No mérito, defendeu a regularidade da transação, atribuindo os fatos a terceiros e à vítima.

Segundo o banco, a transação realizada estava em conformidade com o perfil da cliente. O banco refutou o pedido de inversão do ônus da prova e restituição dos valores.

Fundamentos do Juiz

O juiz aplicou o Código de Defesa do Consumidor ao caso, considerando a relação de consumo entre as partes.

Foi destacado que as instituições financeiras têm responsabilidade objetiva pelos danos causados por fraudes, conforme a Súmula 479 do STJ.

O juiz também observou que as compras questionadas destoavam do perfil da cliente, evidenciando falha de segurança do banco.

Decisão

O Banco do Brasil foi condenado a indenizar a cliente pelo golpe sofrido, considerando a falha na prestação de serviços e no dever de segurança. O valor da indenização foi estabelecido com base no montante indevidamente debitado do cartão de crédito da vítima.

Processo Digital nº: 1004051-19.2023.8.26.0006

Como processar um banco como no caso do Banco do Brasil pelo problema de fraude no cartão de crédito e conseguir indenização

Entre em contato com a empresa e tente resolver amigavelmente

A primeira coisa que você deve fazer é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Você pode encontrar o contato do Banco do Brasil abaixo:

Acione o Reclame AQUI

Se o contato direto com o Banco do Brasil não resultar em uma resolução satisfatória, é recomendado que você faça uma reclamação no Reclame AQUI, relatando todo o ocorrido.

Considere procurar um advogado

Caso não consiga resolver a questão amigavelmente, considere a contratação de um advogado especializado em ações contra bancos.

Para encontrar um profissional da área, faça uma pesquisa no Google com as palavras chave “advogado especialista em Direito Bancário, advogado especialista em ações contra banco ou advogado especialista em ações por fraude no cartão de crédito”.

Lembre-se de conferir se o profissional escolhido disponibilizou seu cadastro na OAB e, antes de qualquer coisa, consulte seu cadastro para se certificar sobre sua idoneidade e evitar contratar pessoas que atuam indevidamente.

Também confira avaliações que outros clientes possam ter deixado no Google, nas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, e em outras plataformas como o LinkedIn, para estudar a qualidade dos serviços prestados.

A Rosenbaum Advogados possui advogados especialistas na área de Direito Bancário prontos para orientá-lo.

Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação judicial contra banco.

Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (lgolubovystock)

Avatar

rosenbaum

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp