Banco Itaú é condenado a indenizar cliente após falha de segurança

Em recente julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de São Paulo, Foro Central Cível, 38ª Vara Cível, no processo de número 1051800-41.2023.8.26.0100, datado de 21 de agosto de 2023, o Banco Itaú foi condenado a indenizar uma cliente que sofreu prejuízos financeiros devido a uma falha de segurança.

A cliente, identificada pelas iniciais F.Z.G., alegou que, em 03/11/2021, foi vítima de um golpe.

Segundo ela, seu cartão de compras foi trocado por outro semelhante sem que percebesse. Como resultado, foram gastos R$ 9.152,38 em débito e R$ 4.615,52 em seu cartão de crédito, transações que ela afirma desconhecer.

Ela argumentou que tais compras fogem ao seu padrão de consumo, apontando para uma falha de segurança por parte do Banco Itaú.

Em sua defesa, o Banco Itaú alegou que não se responsabiliza por terceiros que utilizam o cartão e senha do cliente, pois existe uma presunção tácita atribuída ao uso destes.

Além disso, o banco argumentou que, como o golpe ocorreu fora de suas dependências e foi resultado da culpa exclusiva do cliente, não deveria ser responsabilizado.

O banco também argumentou que a Súmula nº 479 do STJ era inaplicável ao caso e contestou os pedidos de danos materiais e morais.

O juiz, ao analisar o caso, destacou que a relação entre as partes é de consumo e que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a responsabilidade é objetiva.

O magistrado também observou que, para afastar sua responsabilidade, caberia ao Banco Itaú demonstrar a regularidade de seus serviços ou a ocorrência de causas excludentes. No entanto, o banco não produziu qualquer prova nesse sentido.

O juiz concluiu que, mesmo que os fatos tenham começado em caráter fortuito provocado por terceiros, a falha nos serviços de segurança do banco, que não identificou a intervenção de terceiro criminoso, atrai a responsabilidade objetiva do Banco Itaú.

Diante dos fatos, o Banco Itaú foi condenado a indenizar a cliente pelos danos materiais e morais sofridos. A decisão reforça a importância da segurança nas transações bancárias e a responsabilidade das instituições financeiras em proteger seus clientes contra fraudes e golpes.

Processo 1051800-41.2023.8.26.0100

Como processar um banco como no caso da Banco Itaú pelo problema de fraude bancária e conseguir indenização

Entre em contato com a empresa e tente resolver amigavelmente

A primeira coisa que você deve fazer é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Você pode encontrar o contato do Banco Itaú Seguros abaixo:

Acione o Reclame AQUI

Se o contato direto com o Banco Itaú não resultar em uma resolução satisfatória, é recomendado que você faça uma reclamação no Reclame AQUI, relatando todo o ocorrido.

Considere procurar um advogado

Não conseguindo resolver a questão amigavelmente, considere a contratação de um advogado especializado em bancos.

Para encontrar um, faça uma pesquisa no com as palavras chave “advogado especialista em banco e/ou fraude bancária”.

Lembre-se de conferir se o profissional escolhido disponibilizou seu cadastro na OAB e, antes de qualquer coisa, consulte seu cadastro para se certificar sobre sua idoneidade e evitar contratar pessoas que atuam indevidamente.

Também confira avaliações que outros clientes possam ter deixado no Google, nas redes sociais como Banco Itaú, Instagram e TikTok, e em outras plataformas como o LinkedIn, para estudar a qualidade dos serviços prestados.

A Rosenbaum Advogados possui advogados especialistas na área de Golpes Digitais e Virtuais prontos para orientá-lo.

Ao preencher o formulário em nosso site, nossa equipe entrará em contato para orientá-lo sobre as chances de sucesso em uma ação judicial contra bancos.

Você também pode nos contatar via Whatsapp, pelo telefone (11) 3181-5581 ou através do chat em nosso site durante o horário comercial.

Imagem em destaque: Freepik (gpointstudio)

rosenbaum

Recent Posts

Histórias de invasão e roubo de conta bancária e o que aprender com elas

Conheça as dificuldades enfrentadas pelas vítimas.

2 semanas ago

Pamella Silva: a moça que renegociou uma dívida de R$1 milhão para R$ 250

Confira a matéria completa no e-investidor.

3 semanas ago

PL quer proibir reajuste do seguro de vida para idosos

Tema foi abordado em matéria da InfoMoney, com participação especial do advogado Léo Rosenbaum.

4 semanas ago

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia?

Quando a energia cai e queima uma TV quem paga?

2 meses ago

Cobrança indevida em hospital vira caso de Justiça contra Notre Dame: família garante vitória e indenização

Justiça obriga Notre Dame a arcar com despesas hospitalares após cobrança indevida a paciente, marcando…

2 meses ago

Desconexão profissional: Facebook condenado em R$10 mil por exclusão de conta WhatsApp Business

Justiça de São Paulo determina restabelecimento de conta WhatsApp e indenização por danos morais após…

2 meses ago