No mundo contemporâneo, as compras pela internet são muito populares entre os consumidores.
Isso ocorre, em vista das vantagens que as compras on-line proporcionam como adquirir produtos sem sair de casa, escolher o produto na hora que quiser e poder avaliar o produto antes de adquirir.
Além disso, em decorrência da pandemia de covid-19, as pessoas ficaram sem poder sair às ruas para efetuar compras livremente, o que fez com que mais pessoas aderissem a esse formato de compra.
Saiba como comprar produtos em comércios virtuais e quais são as principais vantagens de fazer compras pela internet.
Como funciona o processo de compras pela internet?
Antes de mais nada, é necessário ressaltar que cada loja virtual tem características diferentes na hora de realizar uma compra.
Todavia, os processos de compras são sempre muito semelhantes. Logo, na maioria das vezes, pode-se seguir o passo a passo abaixo:
- na página da loja virtual, encontre o produto ou item desejado e clique em “Comprar” ou “Adicionar ao carrinho”;
- logo após, provavelmente você será direcionado para o preenchimento de um cadastro, onde a loja solicitará informações como nome completo, CPF, endereço e email;
- depois de efetuado o cadastro, o consumidor é direcionado para efetuar o pagamento em uma página que mostra quais são as opções, que geralmente são cartão de crédito, débito ou boleto bancário;
- após selecionar a forma mais conveniente para as suas necessidades, poderão ser solicitadas algumas informações. No caso de pagamento com cartão de crédito, por exemplo, serão requisitados dados como a bandeira, o nome do titular, o número do cartão, a data de validade e o código de segurança;
- agora, basta concluir a compra!
Por fim, após a conclusão da compra, a loja enviará um e-mail com a confirmação da compra e o número do pedido.
Vale lembrar, que esses dados são essenciais para casos de problemas com a compra realizada.
Enfim, esse é o passo a passo comum para fazer compras pela internet, contudo, não é o único. Sendo assim, pode variar de loja para loja.
Onde fazer compras pela internet?
Uma das principais dúvidas que surgem para aqueles que estão começando a se aventurar a fazer compras pela internet é: onde adquirir os seus produtos?
Contudo, para entender essa questão, é preciso compreender o que significam dois conceitos, e-commerce e loja virtual.
O que é e-commerce?
E-commerce é a denominação dada às transações de compras e vendas feitas de forma on-line a partir de sites ou aplicativos de celular.
O comércio eletrônico pode ser realizado por empresas, consumidores finais ou, até mesmo, pelo governo, utilizando, de preferência, um sistema seguro e criptografado para a inserção de dados pessoais.
Por fim, o termo e-commerce vem de electronic commerce (comércio eletrônico, em português) e refere-se a qualquer tipo de transação comercial realizada através da internet.
Assim sendo, qualquer empresa ou pessoa que conte com uma página on-line e ofereça produtos e formas de pagamento pode ter um e-commerce.
O que é loja virtual?
A loja virtual é um sistema de e-commerce que permite negociações de compra e venda de produtos e serviços físicos e digitais pela internet.
Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual?
Uma operação de e-commerce envolve, basicamente, começar um negócio para vender produtos pela internet.
A loja virtual, por sua vez, é apenas o site onde o consumidor adquire os produtos, ou seja, funciona mais como uma “vitrine virtual” que atua como um canal de contato com o público.
Como são realizados os pagamentos on-line?
As compras online constituem um processo que envolve diversos agentes nos sistemas de pagamento. São eles:
- adquirentes – são as empresas que liquidam as transações realizadas pelo cartão de crédito ou débito. Sua função é entrar em contato com a bandeira para receber do cliente e repassar ao vendedor o valor da transação dentro do prazo estabelecido;
- gateway – é quem fornece a interface e processa o pagamento no momento do checkout;
- subadquirente – função dos subadquirentes é realizar a intermediação dos pagamentos entre as partes envolvidas;
- bandeira do cartão – são as marcas que determinam sob quais regras o cartão utilizado funciona, como o número máximo de parcelas e em quais estabelecimentos o cartão é aceito;
- emissor – são os bancos que emitem os cartões. Após ser contatado pela bandeira, ele responde autorizando ou não a compra.
Isso posto, compreenda como acontece o percurso dessas transações:
- após escolher o produto ou serviço na loja virtual, o cliente será direcionado para o gateway para inserir as informações necessárias e realizar o pagamento. O gateway pode ser do próprio do site ou do site do subadquirente;
- depois de inserir as informações, o subadquirente ou o gateway realizam a conexão com o adquirente. De lá, os dados seguem para a bandeira e depois para o emissor;
- a operação então realiza o caminho inverso, passando pela bandeira, pelo adquirente e retornando ao gateway, que informa ao cliente se a compra foi aprovada;
- enfim, o valor da venda é liquidado com o vendedor pelo emissor, no caso de compras no débito, mas também pode ser antecipado pelo subadquirente de forma compulsória.
Também pode te interessar:
Cartão de crédito para negativados
Saiba como obter renda extra respondendo pesquisas
Falhas no fornecimento de internet: quando cabe indenização?
Quais são as principais vantagens de fazer compras pela internet?
A lista de motivos para comprar pela internet é extensa e essas vantagens são o principal motivo do aumento do número de lojas on-line.
Veja a seguir algumas das principais vantagens:
- não há filas enormes para pagar;
- comodidade sem sair do lugar;
- é possível pesquisar pelo melhor preço rapidamente;
- variedade de formas de pagamento (cartões, boleto, transferência bancária, Paypal, entre outras);
- privacidade ao usuário na hora de adquirir seus produtos;
- possibilidade de fazer compras em qualquer horário, em tempo integral;
- grande variedade de produtos disponíveis;
- cupons de descontos on-line;
- possibilidade de visualizar os comentários e opiniões de outros usuários sobre a venda ou produto, para avaliá-los e compará-los.
Como se proteger ao fazer compras on-line?
Fazer compras pela internet requer alguns cuidados essenciais e eficazes que podem auxiliar a evitar fraudes no comércio eletrônico. Dentre eles:
- sempre desconfie de promoções e anúncios com preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Algumas ofertas podem indicar fraudes;
- ao acessar o site de compras, confira se seu navegador e o antivírus do computador ou celular estão atualizados;
- evite usar redes Wi-Fi e computadores públicos durante o processo;
- fique atento ao endereço do e-commerce. Observe se o link está enviando, de fato, para a loja ou serviço e se contém o protocolo https no início. O “s” indica que o site é criptografado e oferece um nível maior de segurança;
- tire prints (capturas da tela) do preço anunciado e anote todos os códigos informados da compra;
- busque por certificados digitais do site. Os principais e-commerces contam com atestados de segurança realizados normalmente por empresas de segurança digital;
- faça uma pesquisa sobre a reputação da loja. Analise os comentários na página de compra ou nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, entre outras.
De acordo com o Sebrae, “transações pela rede visam prioritariamente cortar gastos. Mas é preciso sempre manter a segurança, a qualidade dos produtos e processos e a inovação”.
Por fim, antes de comprar pela internet, informe-se bem sobre as características do produto e saiba que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem direito ao arrependimento de compra e à devolução.
Imagens do texto: Freepik (@vectorjuice)