Com a implementação da nova tecnologia de internet, diversas companhias aéreas nos Estados Unidos anunciaram que teriam seus voos cancelados por incertezas sobre o 5G, instalado nas redondezas de aeroportos e pistas de voo.
De acordo com a FlightAware, empresa de dados de aviação, em um único dia, 363 voos foram cancelados no país sob a justificativa de que as empresas estariam em dúvida sobre a segurança das aeronaves com a tecnologia.
Entenda o que é essa tecnologia e qual a sua relação com viagens de avião. Saiba também o que os passageiros devem fazer caso tenham seus voos cancelados por incertezas sobre o 5G.
O que é a tecnologia 5G?
O 5G é a próxima geração da tecnologia de rede de internet móvel, que promete mais velocidade de downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
Segundo estimativas, a conexão 5G deve ser entre 50 a 100 vezes mais veloz do que a conexão atual, da 4ª geração. Além disso, a tecnologia deve possibilitar um número maior de conexões simultâneas.
O que se sabe a respeito dos efeitos do 5G sobre aviões?
Segundo a Comissão Federal de Comunicações (CFF), o serviço de 5G pode ser implantado próximo aos aeroportos, pois não apresenta nenhum risco à segurança dos aviões.
No entanto, a Federal Aviation Administration (FAA), agência de aviação civil norte-americana, decidiu analisar os dados sobre a nova tecnologia para assegurar que não haverá nenhuma interferência no altímetro dos aviões.
Segundo a FAA, é necessário avaliar a localização e a potência dos transmissores sem fio 5G em todos os locais de instalação.
Até agora, cinco tipos de altímetros usados em 15 modelos de aviões da Airbus e da Boeing (incluindo o 777) foram liberados pela FAA. Assim sendo, 62% da frota comercial americana pode realizar pousos sob baixa visibilidade em aeroportos onde o 5G já foi instalado.
No entanto, a FAA alerta que os voos ainda podem ser afetados em alguns aeroportos.
Quais companhias aéreas alteraram voos em função das incertezas sobre o uso do 5G?
Até agora, as seguintes empresas anunciaram adaptações, trocas de aviões e/ou voos cancelados por incertezas sobre o 5G:
- Latam;
- Emirates Airlines;
- Air India;
- Japan Airlines;
- Nippon Airways;
- Korean Air;
- Cathay Pacific;
- EVA Air;
- Lufhtansa;
- Austrian Airlines;
- China Airlines;
- British Airways;
- Qatar Airways.
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Os passageiros que tiverem seus voos alterados em função da implementação do 5G ficam desamparados?
Caso tenham voos cancelados por incertezas sobre o 5G, os passageiros devem se atentar aos seus direitos. No Brasil, essas garantias são previstas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
É importante ressaltar que, até 31 de março de 2022, as regras emergenciais em função da pandemia permanecem em vigor para voos internacionais. Por isso, o viajante deve estar atento aos prazos.
De acordo com a Resolução nº 556 da ANAC, que prevê as regras emergenciais, caso o itinerário do passageiro sofra alguma alteração, a companhia aérea deve:
- informá-lo com antecedência mínima de 24 horas em relação ao horário originalmente contratado;
- prestar assistência material (exceto em situações que fogem ao seu controle, como o fechamento de fronteiras ou de aeroportos por determinação de autoridades);
- acomodá-lo em outro voo (não há obrigação de fazer a reacomodação em voos de outras companhias);
Nos casos em que a companhia deve fornecer assistência material, o serviço varia conforme o tempo de espera no aeroporto:
- 1 hora: a companhia aérea facilitar a comunicação, fornecendo internet, telefone, etc;
- 2 horas: o passageira deve receber vouchers, refeições, lanches ou bebidas para se alimentar;
- 4 horas: em caso de pernoite no aeroporto, há direito à hospedagem* e traslado de ida e volta ao aeroporto.
*Estando a passageira em seu local de domicílio, cabe somente o transporte de ida e volta ao aeroporto.
O que o passageiro deve fazer diante da violação dos seus direitos?
Caso tenha seus direitos violados pela companhia aérea em caso de voos cancelados por incertezas sobre o 5G, o passageiro pode recorrer ao poder judiciário com o pedido de indenização por danos morais e/ou materiais.
Para ajuizar uma ação, é recomendável consultar um advogado especialista em Direitos do Passageiro Aéreo e Direitos do Consumidor. Além disso, é importante reunir documentos e provas do ocorrido. Alguns exemplos são:
- cópias de documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência no Brasil);
- comprovante de compra da passagem, vouchers de embarque e bilhete das malas despachadas;
- recibos ou notas de despesas geradas pelo transtorno;
- trocas de e-mails e mensagens com a companhia aérea;
- fotos e vídeos de painéis do aeroporto.
O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Passageiro Aéreo e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.
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