Home Artigos e notícias Veja 10 dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Veja 10 dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Confira 10 dicas imprescindíveis de como economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco, e tenha mais estabilidade financeira.

09 de setembro de 2021

string(4) "topo"

A adoção de práticas que visam economizar dinheiro são fundamentais para quem quer ter independência financeira e maior qualidade de vida.

Além disso, poupar dinheiro mensalmente pode trazer maior segurança perante situações de emergência, uma vez que, ter reservas pode ser de grande valia nestes momentos.

Enfim, independentemente do objetivo ou do tamanho do salário, é muito mais eficaz se planejar para ter um bom controle financeiro pessoal e uma reserva de dinheiro. 

Nesse sentido, descubra 10 dicas essenciais para economizar dinheiro, ainda que, ganhando pouco.

1 – Crie uma planilha de controle financeiro para te ajudar a economizar dinheiro.

Quem deseja economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco, precisa ter um bom planejamento financeiro.

Para isso, o ideal é anotar todos os gastos que você tem em sua rotina.

Logo, o primeiro passo é criar uma planilha de gastos e classificar as suas despesas, identificando os gastos fixos e variáveis

Lembre-se que é importante não deixar passar nada, separando todos os seus gastos, inserindo quais foram os meios de pagamento, informando se determinada compra foi parcelada, entre outros. 

2 – Para economizar dinheiro, repense os seus hábitos de consumo

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer uma grande diferença no fim do mês, portanto, é importante pensar bem antes de escolher onde e como gastar o seu dinheiro.

Assim, trocar o barzinho ou restaurante por um jantar em casa com os amigos, pode ser uma escolha mais assertiva para quem pretende economizar dinheiro. 

Uma outra dica valiosa é levar as crianças para um piquenique no parque ao invés de levá-las no shopping.

Enfim, faça uma lista dos seus principais hábitos de consumo e exclua aqueles que podem ser considerados supérfluos. Opte por formas de lazer mais acessíveis e diminua ou corte despesas.

3 – Pagar as contas em dia é sinônimo de economia

Pagar as contas depois da data de vencimento gera multas e juros que, por sua vez, representam um gasto desnecessário para quem quer economizar dinheiro.

Portanto, o recomendado é colocar todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento, assim, além de evitar atrasos, é possível observar o que sobra para as demais despesas com mais clareza.

Se possível, unifique as datas de vencimentos das contas, dessa forma, todas as contas são liquidadas no mesmo dia, o que pode ajudar a organizar e representar facilidade na hora de pagar as contas.

4 – Procure ter uma renda extra

Ter uma uma fonte de renda extra pode ajudar a complementar a renda de quem ganha pouco.

Assim sendo, é aconselhável procurar e desenvolver fontes de renda extra. Dessa forma, você não irá depender apenas do seu salário e aumentará as chances de ter uma melhor qualidade de vida.  

São exemplos de atividade que geram fonte de renda extra:

  • responder pesquisas on-line;
  • vender doces ou salgados para seus colegas de trabalho;
  • fazer projetos freelance sobre algo que você já tem bastante experiência;
  • ser motorista de aplicativo nas horas vagas;
  • vender roupas e objetos que você não usa mais.

Por fim, basta usar suas habilidades e apostar principalmente em modelos de negócio baseados em economia compartilhada. O importante é atuar em algo que você saiba fazer bem. 

Também pode te interessar:

Saiba como obter renda extra respondendo pesquisas
Entenda o que é planejamento tributário
Dívida negativada: o que é e como resolver

5 – Economize dinheiro levando marmita para o trabalho

Comer fora todos os dias pode sair muito caro para quem ganha pouco. Além disso, nem todo mundo recebe vale refeição e, ao comer fora, é obrigado a gastar dinheiro.

Logo, levar comida de casa é uma alternativa mais saudável para o seu corpo e para o seu bolso.

Nesse sentido, considere separar algumas horas da semana para preparar os alimentos que serão consumidos nos próximos dias no ambiente profissional.  

Vale destacar, que você pode congelar as marmitas em casa e tirá-las do congelador apenas no dia em que levá-las ao trabalho.

6 – Utilize a regra dos 70-20-10 para economizar dinheiro

Essa regra é bem simples de ser colocada em prática. Basta dividir suas despesas em 3 categorias e reservar uma parte da sua renda para cada uma delas da seguinte maneira:

  • 70% da sua renda para gastos essenciais (como aluguel, luz, condomínio, água, supermercado);
  • 20% para investir em aplicações financeiras mais rentáveis;
  • 10% para gastar com o que gosta.
dicas-para-economizar-dinheiro-ganhando-pouco
Para economizar, é importante ter noção de quanto dinheiro realmente conseguem juntar todo mês.

7- Renegociar as dívidas pode ser uma forma de limpar o nome e economizar dinheiro

De acordo com o Serasa, renegociar as dívidas é fundamental para fazer um bom planejamento financeiro. Assim, se você possui dívidas, o ideal é que se organize para pagá-las imediatamente, dando prioridade àquelas que possuem os juros mais altos.

Vale destacar que, quanto maior a taxa de juros sobre a dívida, maior será o valor pago de juros no longo prazo, portanto, uma boa alternativa para economizar dinheiro na hora de quitar as dívidas consiste em organizá-las para efetuar o pagamento em ordem decrescente de juros.

Lembre-se que, antes disso, também é possível tentar renegociar as dívidas diretamente com o credor, diminuindo, assim, a quantia total a ser paga.

8 – Economize dinheiro nas compras de supermercado

Existem diversos fatores que podem contribuir para a conta do supermercado ficar alta.  Confira abaixo algumas dicas para se lembrar na sua próxima ida ao supermercado:

  • planeje o cardápio da semana;
  • faça uma lista de compras;
  • confira os preços ao passar pelo caixa;
  • tenha cautela com as promoções;
  • não vá ao mercado com fome;
  • evite comprar produtos perecíveis mensalmente;
  • prefira frutas e verduras da estação e evite comidas industrializadas.

Por fim, ao tomar essas precauções, você vai conseguir ter mais foco nas compras e gastar menos dinheiro desnecessariamente.

9 – Invista seu dinheiro

Existem investimentos acessíveis para todos os tipos de perfis.

Contudo, se você conta com pouco dinheiro em seu orçamento e, ainda assim, não quer deixar as economias paradas na conta corrente, um bom caminho é apostar nos investimentos de renda fixa, já que os riscos são muito baixos. 

São exemplos de renda fixa:

  • títulos do Tesouro Direto – o Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% on-line;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB) – um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades; 
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI) – são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes.

Enfim, com apenas R$ 30 reais já dá para investir em títulos do Tesouro, por exemplo.  

10 – Para economizar dinheiro, é preciso não gastar mais do que se ganha

Manter um padrão de vida condizente com a realidade financeira significa não gastar mais do que ganha. Sendo assim, é importante viver de acordo com as suas condições.

Assim sendo, antes de comprar qualquer coisa, reflita se a referida aquisição é realmente necessária. Dessa maneira, você não se endivida e consegue economizar dinheiro ganhando pouco.

Enfim, saber economizar dinheiro quando se ganha pouco é importante para ter uma qualidade de vida melhor, tendo em vista que o hábito de guardar dinheiro garante mais tranquilidade.

Imagens do texto: Freepik (@stories)

Avatar
Shares