Home Artigos e notícias Valor de aluguel de imóvel residencial registra tendência de alta.

Valor de aluguel de imóvel residencial registra tendência de alta.

16 de março de 2017

Preço do aluguel residencial tem nova alta em fevereiro.

Os preços de aluguel residencial registraram um aumento nominal de 0,15% no mês de fevereiro. É o segundo aumento consecutivo após 20 meses de queda na comparação mensal, de acordo com dados do Índice FipeZAP de Locação. Comparado com fevereiro de 2016, o Índice apresenta uma variação nominal de -2,76%.

Se for levado em consideração a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos últimos 12 meses, que foi de 4,76%, o Índice FipeZAP de Locação acumula queda real de 7,18% no período. Quase todas as cidades monitoradas registraram variações de preço inferiores à inflação, com exceção de Santos (SP) e Recife (PE).

Com relação ao preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por alugar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Com base nos dados de fevereiro de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,3%.

É importante frisar que os preços considerados para o cálculo se referem a anúncios para novos aluguéis.

Preço do aluguel residencial tem nova alta em fevereiro

0Shares
0