Home / Artigos e Noticias / Saiba como proteger seu CPF

Saiba como proteger seu CPF

Responsabilidade Civil
como-proteger-seu-cpf
Avatar

Redação

agosto 31, 2021

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) foi criado para facilitar a fiscalização de obrigações tributárias. No entanto, com o tempo o CPF se tornou cada vez mais importante e, atualmente, é considerado o principal documento de identificação do brasileiro.

Ainda assim, o descuido com o CPF é extremamente comum, e muitas pessoas fornecem o número deste documento casualmente. Com isso, golpes e fraudes envolvendo o vazamento do CPF se tornaram recorrentes.

Por isso, é importante que o cidadão mude esse hábito o quanto antes e passe a proteger seu CPF de criminosos. Confira algumas dicas  que podem te ajudar a fazer isso!

A importância de proteger seu CPF

O CPF é um dos principais documentos do brasileiro e, por isso, o cidadão pode sofrer graves prejuízos caso seus dados caiam nas mãos de criminosos.

Apenas com a posse desse documento e mais alguns dados básicos, os golpistas podem, por exemplo:

  • adquirir produtos;
  • contratar serviços;
  • fraudar financiamentos;
  • abrir contas bancárias;
  • obter cartão de crédito;
  • pedir empréstimos.

Tudo isso em nome da vítima do roubo de dados.

Por isso, é fundamental que o cidadão saiba como proteger seu CPF.

Dicas para proteger seu CPF

Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger seu CPF de criminosos e pessoas com más intenções.

Zele pelos seus documentos

É importante manter o RG, a carteira de habilitação e qualquer outro documento que contenha o número de CPF em um local seguro. Ademais, caso precise entregar um desses documentos para identificação, o cidadão nunca deve perdê-los de vista.

Por isso, sempre que estiver no caixa de uma loja ou for adentrar um estabelecimento que exija a identificação, não permita que levem seus documentos para longe de você.

Informe à polícia em caso de roubo

Caso tenha seus documentos roubados, a vítima deve informar a polícia e fazer um boletim de ocorrência imediatamente. Dessa forma, é possível comprovar que o seu CPF foi utilizado por terceiros no futuro, caso necessário.

Cuidado com testes online

Os testes online se tornaram muito populares, sendo constantemente divulgados em diversas redes sociais. No entanto, o usuário deve estar atento, pois nem sempre esses testes são inofensivos.

dicas-para-proteger-seu-cpf
Confira a procedência dos sites visitados antes de fornecer qualquer dado. | Imagem: Freepik (@pressfoto)

Muitos deles, na verdade, funcionam como iscas para que terceiros consigam acessar seus dados. Por isso, evitar esses testes é uma forma eficiente de proteger seu CPF.

Também pode te interessar:

O que o consumidor deve fazer se uma linha de telefone for cadastrada em seu CPF
Vazamento de dados do CPF: o que fazer?
Como consultar o CPF pelo nome?

Esteja atento ao fazer compras na internet

Checar a procedência de uma loja online é essencial não só para proteger seu CPF de vazamentos de dados, mas também para evitar sofrer golpes.

Por isso, antes de comprar qualquer coisa na internet, o usuário deve pesquisar sobre a reputação da loja e a segurança do site. Além disso, é recomendável acessar o site da loja diretamente, pois links com redirecionamentos podem levar a sites corrompidos.

Descarte cartões, documentos e contas da forma correta

Caso queira jogar contas antigas, cartões vencidos ou documentos no lixo, é imprescindível rasgar e picotar tudo o que for possível para proteger seu CPF e outros dados de caírem nas mãos erradas.

Cuidado com golpes

De acordo com uma estimativa da Serasa Experian, no último foram feitas no Brasil cerca de 4,7 mil tentativas de fraude por dia.

Por isso, é importante se manter informado sobre os “golpes do momento” e também desconfiar de mensagens, ligações e e-mails duvidosos.

O que fazer diante de golpe?

De acordo com o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Assim sendo, caso o criminoso adquira um produto ou contrate um serviço, por exemplo, a vítima pode entrar em contato com a empresa envolvida e solicitar o cancelamento da cobrança ou devolução de valores.

A empresa se recusou a me ajudar. E agora?

Como observamos acima, a empresa possui uma obrigação legal de ajudar o consumidor que sofreu um prejuízo diante de fraude ou golpe. Caso isso não ocorra, é recomendável buscar a orientação de um advogado especialista em Direitos do Consumidor.

A orientação de um advogado é fundamental para a análise das peculiaridades do caso, possibilitando que a vítima compreenda quais são os seus direitos nessa situação.

Em alguns casos, é possível ajuizar uma ação com o pedido de danos morais e/ou materiais.O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Imagem em destaque: Freepik (@user18526052)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
Rosana Silva
Rosana Silva
13/08/2021
O Plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento. Foram muito rápidos e eficientes. Em menos de uma semana foi resolvido é eu já agendei o procedimento.
Renner Carvalho
Renner Carvalho
12/08/2021
Excelente Escritório de Advocacia, são bastante atenciosos e 100% confiável.
Maj Cav Luciano CECMA
Maj Cav Luciano CECMA
12/08/2021
Cancelamento de voo pela Latam de POA para MAO, no check-in, devido ao voo ter a aeronave trocada por um modelo que não permitia nosso pet. Fomos realocados em um voo no dia seguinte e acomodados em um hotel com as despesas pagas pela Latam. Danos morais para 4 passageiros. Excelente trabalho!
Rafael Camilo
Rafael Camilo
11/08/2021
Competentes, acessiveis e comprometidos com o objetivo!
Esther Chame
Esther Chame
11/08/2021
Excelente trabalho com eficiência e profissionalismo.
Silvia Tello
Silvia Tello
07/08/2021
Tive uma mala perdida em um vôo doméstico e a companhia aérea me deixou desamparada. Precisei de assistência jurídica para reclamar meus direitos e encontrei o Escritório Rosembaum que me auxiliou no caso. Desde o primeiro contato até a conclusão do processo foram extremamente profissionais e transparentes, esclarecendo minhas dúvidas, meus direitos e os trâmites do processo. Parabéns à toda equipe do Rosembaum Advogados pelo êxito na causa e pelo serviço de excelência prestado.
Cleia Costa
Cleia Costa
29/07/2021
Sou do Amazonas e encontrei o escritório através do Google. Desde o primeiro contato percebi a seriedade e o profissionalismo do Rosenbaum Advogados. Honestos e competentes. Super recomendo!
Elisa
Elisa
16/07/2021
O escritório foi bastante profissional e conseguiu a devida indenização da empresa aérea.
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp