Home Saiba como funciona o intercâmbio

Saiba como funciona o intercâmbio

Entenda como funciona um intercâmbio e conheça as principais modalidades desse tipo de viagem ao exterior.

19 de dezembro de 2022 - Atualizado 19/12/2022

Ter a oportunidade de viver um período em outro país é o sonho de muitas pessoas que buscam aprender idiomas, estudar, trabalhar, fazer amizades e conhecer novos lugares. 

Diante disso, os programas de intercâmbio tem se estruturado cada vez mais para atender aos diversos desejos e interesses daqueles que pretendem vivenciar essa troca cultural. 

Por isso, antes de começar a tirar do papel o seu sonho de viver no exterior, é de suma importância conhecer todos os aspectos que envolvem esse tipo de viagem. 

Conheça os principais tipos de intercâmbio que existem e saiba como planejar a sua experiência em um outro país.

O que é intercâmbio?

A palavra intercâmbio significa troca, permuta, relações de comércio ou culturais entre nações. 

Logo, o termo é utilizado para denominar uma relação de troca, principalmente, no que diz respeito a viagens nacionais e internacionais que tenham o objetivo de vivenciar a cultura e modo de vida de um determinado local, seja com interesses profissionais, acadêmicos ou pessoais.

Como funciona o intercâmbio?

A dinâmica de um intercâmbio vai depender do tipo de programa escolhido e da maneira que será feito todo o planejamento da sua viagem, já que, atualmente, é possível fazer a logística de intercâmbio sozinho ou contar com agências especializadas.

Assim, o papel dessas empresas é facilitar todos os processos que envolvem a viagem, a estadia e o seu aprendizado no destino escolhido. Além disso, ela acaba sendo um apoio de segurança durante a viagem.

Contudo, existem algumas etapas que, no geral, devem ser cumpridas. São elas:

  • tirar o passaporte;
  • verificar a necessidade de visto;
  • formalizar seu vínculo com a instituição de ensino ou trabalho no exterior;
  • organizar a documentação solicitada;
  • definir a forma de administrar a sua vida financeira durante o período de intercâmbio.

Como começar a planejar um intercâmbio?

Para fazer um intercâmbio, é preciso planejar e traçar muito bem o seu objetivo com essa experiência.

Dito isso, comece entendendo qual é o perfil de programa de intercâmbio que você deve buscar. Nesse momento, existem algumas perguntas importantes que precisam ser respondidas, entre elas:

  • Pretendo organizar por conta própria ou contratar os serviços de uma agência?
  • Qual o objetivo da viagem?
  • Para qual país quero ir?
  • Por quanto tempo quero ficar?
  • Qual será o custo da viagem e do período de estadia?
  • Como realizar pagamentos e transações?
  • Quanto eu pretendo investir?

Com as respostas dessas perguntas, você já consegue pesquisar mais informações, como os programas existentes, custo médio no país e documentação exigida, para começar a estruturar o seu programa de intercâmbio. 

Para isso, busque suporte especializado, pesquise a experiência de outras pessoas e procure compreender muito sobre o local que você deseja ir.

Também pode te interessar: 

Viagem de avião: a partir de qual idade é permitido viajar desacompanhado
7 dicas essenciais para a sua primeira viagem de avião
Saiba como escolher a mala de viagem ideal para viajar de avião

Quem pode fazer um intercâmbio?

A ideia de que para realizar um programa de intercâmbio era preciso haver a troca de países entre estudantes perdurou por muito tempo, limitando essa experiência a uma única fase da vida, a juventude.

Hoje em dia, o intercâmbio está mais abrangente e possibilita que todos tenham uma experiência fora do seu país de origem, independente de qual seja a sua faixa etária ou os seus interesses, que podem ser voltados ao estudo de outro idioma, a um curso específico, a imersão cultural em outro país ou uma vivência profissional, por exemplo.

Dessa maneira, qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio e a diversidade de programas e destinos permitem que cada um encontre um formato que atenda seus planos e momento de vida.

Qual é o valor de um programa de intercâmbio?

O valor de um intercâmbio é calculado a partir de uma somatória de fatores, como a escolha do país, o custo de vida da região, a moeda que será utilizada, a situação econômica do seu país de origem e do país de destino, o tempo da viagem, a distância do seu país de origem, entre outros.

Acrescenta-se a isso, as taxas e valores cobrados por uma empresa especializada no tipo de intercâmbio que você pretende fazer.

Por isso que, diante de tantas variações, é de suma importância realizar um planejamento detalhado e que te possibilite arcar também com possíveis imprevistos. 

Quais são os tipos de intercâmbio que existem?

Hoje em dia, o mercado oferece uma gama de formatos de intercâmbio para atender os mais diversos interesses.

Conheça um pouco sobre cada uma das principais formas de realizar intercâmbio.

Curso de idiomas

Essa  é uma das modalidades mais conhecidas e procuradas pelo público, já que cada vez mais a necessidade de dominar outros idiomas além do nativo vem sendo exigida no mundo profissional.

O intercâmbio ligado a um curso de idiomas é pensado exatamente para atender aqueles que buscam aprender novas línguas.

Nesse caso, basta definir a língua que você quer aprender e procurar uma escola que tenha uma proposta alinhada com seus objetivos.

A duração do intercâmbio é você quem escolhe, mas é importante estar atento às regulamentações de cada país, pois a carga horária do curso pode influenciar no tipo de visto.

Trabalho e estudo

Unir trabalho e estudo no seu intercâmbio é uma ótima estratégia para aprender um novo idioma e gerar renda para se manter no país. 

Dito isso, vale a pena buscar países como Austrália, Irlanda, Canadá, Malta e Nova Zelândia, que permitem ao intercambista exercer atividades remuneradas enquanto estuda.

No entanto, essa modalidade exige que você conheça muito bem as regras de cada local sobre o trabalho legal, evitando surpresas em relação aos seus direitos e deveres.

High School

Esse tipo de programa permite que jovens que estão no ensino médio realizem um semestre ou um ano letivo em uma escola no exterior.

Vale acrescentar que essa é uma forma interessante de unir o desenvolvimento da língua com o crescimento pessoal e o amadurecimento do intercambista, além de ser segura, já que todas as atividades são supervisionadas pela escola e os estudantes podem se acomodar nos dormitórios da instituição ou em uma host family, que são famílias locais que recebem estudantes estrangeiros. 

Graduação

Como no High School, estudantes do ensino superior também podem fazer um período ou até todo um curso de graduação no exterior. 

Diversas universidades no mundo oferecem programas de graduação em todas as áreas do conhecimento para estudantes estrangeiros. Então, caso você esteja fazendo alguma graduação no Brasil, procure saber se sua faculdade oferece programas de intercâmbio.

Contudo, é interessante que o estudante tenha um certo domínio do idioma, por se tratar de conteúdo com maior complexidade de compreensão e produção textual.

Especialização

Essa modalidade é para quem já se formou e deseja se aprofundar em algum tema específico e, assim como na graduação, é importante ter bem claro o que pretende estudar e o domínio do idioma da região.

Ademais, para esses casos costumam ser exigidas diversas documentações para realizar a inscrição e exames de proficiência na língua.

saiba-como-funciona-o-intercambio
Os programas de intercâmbio possuem, em média, duração de seis meses a um ano. | Imagem: Freepik (freepik)

Voluntariado

O intercâmbio de voluntariado possibilita que o intercambista atue em diversas causas, ampliando seu conhecimento de mundo e sua bagagem cultural e humana.

Essa modalidade varia de formato e de custo, podendo ser 100% gratuita ou custeada pelo próprio voluntário. 

É importante destacar que o objetivo desse tipo de viagem é servir a uma causa e, em alguns casos, como o de ajuda humanitária, pode ser necessário realizar cursos para entender boas-práticas e compreender as particularidades daquela ação.

Au pair

O programa de intercâmbio Au pair possibilita que você viaje para outro país e trabalhe de forma remunerada cuidando de crianças de famílias locais.

Essa também é uma ótima opção para quem pretende passar mais tempo fora, já que o período de permanência é de no mínimo um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Em geral, as oportunidades são oferecidas para mulheres que tenham entre 18 e 30 anos, conhecimento intermediário no idioma do país, sejam solteiras, sem filhos e possuam carteira de motorista. Mas também há agências que aceitam homens. 

Por fim, a rotina de trabalho costuma ser de até 45 horas semanais e inclui atividades como levar e buscar as crianças na escola, acompanhar em passeios, cuidar da alimentação e da higiene e, durante o tempo livre, é possível fazer cursos e conhecer o país.

Imagem em destaque: Freepik (rawpixel.com)

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.