Desde o início da pandemia de covid-19, modelos híbridos de trabalho vêm se tornando cada vez mais comuns dentro mercado empresarial.
De fato, essas mudanças nas formas de se trabalhar estão acontecendo gradualmente, devido a necessidade do isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde.
Nesse sentido, muitas empresas foram obrigadas a adotar uma rotina de trabalho a distância e diversos profissionais se depararam com uma nova realidade, passando a atuar em forma de trabalho remoto ou home office.
Todavia, esses formatos não são a mesma coisa. Compreenda no que consistem exatamente esses “regimes de trabalho”.
O que é trabalho remoto?
O trabalho remoto, teletrabalho ou ainda anywhere office, nada mais é que aquele trabalho prestado a distância, em que o funcionário não utiliza o ambiente da empresa para realizar suas tarefas.
Dessa forma, o empregado pode trabalhar de qualquer lugar, de casa, de um café, de uma biblioteca, de um coworking ou, até mesmo, de um outro país.
Portanto, o trabalho remoto representa a superação do mercado de trabalho dos limites das paredes das salas comerciais, uma vez que a principal premissa é a flexibilidade para que o profissional possa executar suas atividades de onde desejar, não precisando ser necessariamente em casa.
Legislação que regulamenta o teletrabalho
O teletrabalho ou trabalho remoto, está previsto no Art. 75-B da Lei de Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT):
- Art. 75-B – Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017);
- Parágrafo único – O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.
Quais são as características do trabalho remoto?
Existem diversos tipos de trabalho remoto, que vão desde casos em que o profissional atua somente dentro de casa (home office), até aqueles em que o trabalho é executado fora do escritório apenas alguns dias da semana.
Além disso, há algumas situações em que o colaborador faz um trabalho híbrido, no qual parte do tempo ocorre em casa e outra parte do tempo acontece dentro da empresa.
Muitos profissionais também utilizam espaços de coworking, tendo em vista que os ambientes oferecem toda a estrutura necessária para um profissional trabalhar.
Além disso, esses espaços possibilitam estar em contato constante com profissionais da mesma área e aumentar o networking com pessoas de qualificações distintas.
Enfim, é importante frisar que o trabalho remoto caracteriza-se também pelo constante relacionamento que o prestador de serviço tem com a empresa.
Portanto, a troca contínua de ideias para o planejamento de atividades e o acompanhamento dos resultados ocorrem por meio das inúmeras ferramentas tecnológicas existentes para a realização de reuniões.
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O que é home office?
O home office é um tipo de trabalho remoto que ocorre quando um colaborador executa o serviço dentro de sua casa.
Assim sendo, é condição essencial para a caracterização do home office que o trabalhador sempre exerça suas atividades em casa e em período integral.
Além disso, a empresa de fornecer condições adequadas para que o funcionário possa desenvolver o trabalho em casa.
Qual a diferença entre trabalho remoto e home office?
A principal diferença entre os dois está no local em que o trabalho é realizado.
Enquanto o home office é realizado obrigatoriamente de casa, o trabalho remoto engloba tanto a casa quanto outras possibilidades, proporcionando a autonomia para o trabalhador escolher de onde quer trabalhar ou onde se sente mais produtivo.
Além disso, o home office sugere fornecimento de estrutura ao empregado por parte da empresa, enquanto o teletrabalho não necessariamente.
No mais, outra diferença peculiar entre os dois é a questão da periodicidade.
No home office o trabalho pode ser feito 100% do tempo de casa, ou em formato híbrido, exigindo que o funcionário trabalhe alguns dias também no escritório. Em contrapartida, o trabalho remoto funciona constantemente a distância, podendo, esporadicamente e em pequenos períodos, ter momentos na sede da empresa.
Portanto, apesar de serem comumente confundidos, todo home office é um tipo de trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto é considerado home office.
Quais são as principais vantagens e desvantagens do trabalho remoto?
O teletrabalho e o home office possuem vantagens e desvantagens quanto aos moldes mais tradicionais de trabalho.
As principais vantagens são:
- flexibilidade de horário – o profissional consegue ter maior maleabilidade quanto a forma que executa o serviço;
- maior qualidade de vida para o funcionário – tendo em vista que este trabalha de casa ou onde se sente melhor, há diminuição do estresse com trânsito e transporte;
- redução de custos para a empresa – uma vez que o funcionário não utiliza vale transporte e nem as dependências da empresa;
- maior equilíbrio emocional – principalmente no que tange o equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional;
- mais foco e concentração – pelo colaborador estar no ambiente que considera mais adequado;
- economia de tempo – uma vez que não há deslocamento até o local de trabalho.
Já as principais desvantagens são:
- mais chances de distrações – em casa tem o cachorro que late, a correspondência que chega, o vizinho barulhento e muitas outras distrações;
- falta de disciplina na rotina de trabalho – é essencial que o prestador de serviço saiba organizar uma rotina para atender prazos e demandas;
- falhas de comunicação – as tecnologias estão em constante desenvolvimento e, muitas vezes, podem falhar, o que pode atrapalhar uma reunião, por exemplo;
- suporte técnico – por não ter uma equipe de suporte disponível no mesmo local, em caso de necessidade de suporte técnico, este pode ser mais demorado.
Contudo, tanto o teletrabalho quanto o home office precisam ser previamente acordados entre as partes e estar bem claro o enquadramento do tipo de formato a ser escolhido.
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