O Reclame AQUI busca melhorar a relação entre consumidores e empresas, promovendo a solução de problemas como trocas, devoluções, extravios de pedidos, fraudes, sites enganosos, etc. Saiba como fazer reclamações em caso de problemas com compras ou serviços e, se for empresa, como atender às queixas de seus clientes.
Como usar o Reclame Aqui se você é pessoa física (cliente).
Como usar o Reclame aqui se você é pessoa jurídica (empresa).
O que é o Reclame AQUI?
O Reclame AQUI é um site pelo qual é possível realizar reclamações em caso de problemas não resolvidos pelo canal de atendimento das empresas. Dessa forma, os consumidores têm suas questões solucionadas e serve de alerta às companhias para melhorarem o relacionamento de consumo.
Além disso, o Reclame AQUI avalia as empresas de acordo com a experiência dos usuários. Segundo o site, 92% dos consumidores brasileiros conferem a reputação da empresa, antes de adquirir seu produto ou serviço.
Qual é a diferença entre o Reclame AQUI e o Procon?
Assim como no Reclame AQUI, também é possível contestar problemas de relações de consumo por meio da fundação Procon. Se você tem uma queixa quanto ao extravio de uma encomenda, se a empresa atrasar na entrega do produto, se negar reembolso de valor pago indevidamente, etc, é possível acionar o Procon.
Diferentemente do Reclame AQUI, o Procon não divulga as reclamações registradas pelos consumidores. Ademais, o cadastro de uma queixa no Procon é um pouco mais burocrático.
Outra diferença crucial é que o Reclame AQUI é apenas uma plataforma que facilita a comunicação entre empresa e consumidor. Já as denúncias feitas no Procon são acompanhadas pelo órgão, que inclusive se encarrega de punir as práticas abusivas das companhias.
Por que o Reclame AQUI funciona tão bem?
A primeira razão que torna o Reclame AQUI tão eficiente é a publicação das reclamações, que podem ser vistas por qualquer pessoa. Visto que as avaliações acabam influenciando outros compradores, as empresas costumam responder com certa urgência.
Isso porque, além das queixas públicas, o site também disponibiliza um ranqueamento das companhias, contendo informações sobre o atendimento prestado em caso de reclamações.
Por exemplo, uma empresa que recebe 20 queixas em um mês e responde todas em um curto espaço de tempo, terá melhores pontuações nas ferramentas de avaliação do site, do que uma que responde apenas metade delas.
No entanto, se ela reduzir sua performance, suas notas de atendimento ao cliente e de tempo e resolução de problemas serão menores, o que afeta a imagem da mesma perante o consumidor.
Desse modo, há o interesse das empresas em resolver os problemas rapidamente, tanto para melhorar suas reputações quanto seus desempenhos no ranking do site.
Se você é cliente e quer usar o Reclame AQUI
Como posso fazer uma reclamação no Reclame AQUI?
Para fazer uma reclamação no site é necessário que você realize, primeiramente, um cadastro na plataforma. O registro do usuário, assim como a publicação de uma reclamação, é feito de forma gratuita.
A queixa prestada deve ser clara e objetiva, contando com título, assunto, sentimento ou impressões e informações adicionais, caso solicitadas pela empresa. No entanto, é importante que você nunca revele seus dados pessoais na reclamação, apenas se identifique pelo nome.
Como apagar uma reclamação no Reclame AQUI?
Caso você note algum erro de digitação, engano ou somente deseje apagar sua reclamação, o processo é muito simples. Em primeiro lugar, você deve efetuar o login e então clicar na seção “Minha conta”.
Ali, você encontrará uma lista contendo suas contestações ativas no site e, por fim, a informação “Desativar reclamação”. Ao selecionar essa opção, aparecerá um botão nomeado “Desativar” ao lado de cada queixa.
Selecionada a reclamação que você deseja remover, o site será redirecionado para uma página de confirmação. Após confirmada a solicitação, a desativação da mensagem deverá ocorrer em até 1 dia útil.
Como fazer uma consulta no Reclame AQUI?
Antes de adquirir produtos ou serviços, é possível consultar o desempenho da empresa através do próprio Reclame AQUI. Para isso, é necessário acessar o site e usar as seguintes ferramentas disponíveis:
- Busca
Por meio da ferramenta de Busca, é possível averiguar contestações já feitas por outros consumidores em relação a uma empresa. Para isso, é só digitar o nome da marca na barra de pesquisas no topo do site.
- Rankings
Na seção de Rankings, disponível no menu principal do site, é possível conferir o desempenho de empresas em 11 categorias diferentes, que são tanto positivas, quanto negativas.
De acordo com a performance de uma companhia, ela pode aparecer, por exemplo, entre as empresas que mais resolveram problemas nos últimos 30 dias ou entre as piores empresas nos últimos 30 dias.
- Compare
A ferramenta Compare permite que você avalie o desempenho de até 3 empresas diferentes em comparação. A avaliação mostra porcentagens de reclamações respondidas, de solução, de tempo de resposta e muitas outras.
Como enviar uma mensagem privada no Reclame AQUI?
O envio de mensagens privadas só pode ser habilitado pela empresa reclamada, por meio de um link que deverá ser enviado para o e-mail de cadastro do cliente.
Assim sendo, iniciar e encerrar a troca de mensagens privadas fica a critério da companhia.
Como responder uma empresa no Reclame AQUI?
Caso você queira contestar a réplica de uma empresa à sua reclamação, é necessário, em primeiro lugar, efetuar o login. Em seguida, é só clicar em “Minha Conta” e, depois, em “Minhas Reclamações”.
Nesta seção, você encontrará uma lista das suas queixas ativas e, ao lado de cada uma delas, o ícone de “Responder / Avaliar”. Ao clicar no botão, o Reclame AQUI questionará se a sua contestação foi resolvida e, então, indicará os passos para publicar a avaliação ou réplica.
Se você tem uma empresa e quer usar o Reclame AQUI
Como cadastrar a sua empresa no Reclame AQUI?
Para realizar o registro da sua empresa, é necessário acessar o link de cadastro e preencher as informações pedidas. Além disso, empresas podem também ser adicionadas por meio da solicitação de um usuário e até mesmo pelo próprio Reclame AQUI.
Assim sendo, é possível que sua instituição já esteja habilitada no site para que os consumidores possam registrar suas queixas. Neste caso, é só entrar em contato com a central de atendimento do site para solicitar o envio do login e senha.
Por que é tão importante que a sua empresa monitore seu desempenho no Reclame AQUI?
Diferentes consumidores levam estilos de vida distintos e, consequentemente, usam critérios diversos na hora de escolher um produto ou serviço. Contudo, todo comprador tem uma preocupação em comum: a proteção de seus direitos.
Ferramentas como o Reclame AQUI permitem que o público realize uma pesquisa antes de adquirir um produto ou serviço. Caso uma empresa não se mostre confiável, o cliente provavelmente buscará outras opções.
É importante verificar frequentemente as notificações de queixas e resolver os problemas o mais rápido possível. Desse modo, é possível aumentar o ranqueamento no site e demonstrar que há a preocupação em resolver o problema do cliente prontamente.
Fique atento – Outros Órgãos para Reclamação além do Reclame AQUI!
Assim como o Procon, Consumidor.gov e Serasa, o Reclame AQUI promove a proteção do consumidor. Essa proteção deve ser buscada em todas as situações de abusividade dentro das relações de consumo.
Direitos do Consumidor
Previstas pelo Código de Defesa do Consumidor, essas garantias asseguram que você seja assistido em caso de problemas com compras e serviços. No CDC está prevista a proteção em caso de cobranças indevidas, extravio de pedidos, propagandas enganosas, etc.
Direito do Consumidor Online
Caso você opte por um site de compras, pode contar com o respaldo dos regulamentos acerca do comércio eletrônico. Vale destacar que existem sites enganosos, problemas com cartão de crédito, encomendas extraviadas e etc.
Quando procurar o Reclame AQUI?
O Reclame AQUI pode ser um aliado na hora de resolver problemas que negligenciados pela empresa e também serve de referência na hora de escolher qual a melhor marca para comprar um produto.
Ao registrar uma notificação no Reclame AQUI, você colabora com a criação de um ambiente de compras mais transparente. Por isso, a importância de fazer comentários e queixas com responsabilidade.
Além do registro de reclamações online pelo Reclame AQUI, o consumidor que ainda se sentir lesado, pode buscar a defesa dos seus direitos judicialmente, por meio de advogado especializado em Direitos do Consumidor.
Diversas são as situações em que o cliente pode sair prejudicado em uma relação de consumo. Vale destacar que, além da loja física, shoppings e internet, as relações consumeristas estão o tempo todo acontecendo.
O relacionamento entre beneficiário e plano de saúde e entre passageiro e companhia aérea são exemplos de interação entre empresa e cliente e, por isso, não estão isentas do respeito ao Código de Defesa do Consumidor.
O Escritório Rosenbaum tem vasta experiência no setor de Direitos do Consumidor e pode ser contatado por meio de formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581, sendo o envio de documentos totalmente digital.