Home / Novembro azul: mês da prevenção e conscientização do câncer de próstata

Novembro azul: mês da prevenção e conscientização do câncer de próstata

Direito a Saúde
novembro-azul-prevencao-cancer-de-prostata
Avatar

Redação

novembro 3, 2022

De todos os tipos de câncer existentes, o de próstata é o sexto mais comum no mundo.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença.

Diante desse cenário, o mês de novembro ganhou a cor azul para simbolizar os cuidados necessários para se prevenir contra essa doença.

Entenda como a campanha Novembro Azul auxilia na divulgação de informações importantes sobre o câncer de próstata e saiba como é feito o diagnóstico e o tratamento dessa doença. 

Qual é o significado do Novembro Azul?

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

A post shared by Rosenbaum Advogados (@rosenbaumadvogados)

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Vale destacar que o mês relacionado a uma cor faz parte de uma iniciativa da área da saúde do Brasil e do mundo para conscientizar a população sobre algumas doenças e propagar campanhas que ajudem a população a conhecer as principais formas de prevenção e cuidados com a saúde.

Dessa forma, durante todo o mês de novembro há uma mobilização de diversas ações que partem da iniciativa pública e privada relacionada à saúde dos homens, encorajando-os a tomarem medidas preventivas contra a doença.

Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes, isso porque, no dia 14 de novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.

Por que o mês de novembro foi escolhido para a campanha Novembro Azul?

O mês de novembro foi o escolhido para a campanha Novembro Azul em 2003, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra.

Geralmente, esse tipo de câncer cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Contudo, há casos em que a doença pode se desenvolver rapidamente, se espalhando para outros órgãos e causando a morte do paciente.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. 

Isso significa que, quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura da doença.

Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

No entanto, esses sinais  também ocorrem devido a doenças benignas da próstata como, por exemplo, a Hiperplasia, que é o aumento benigno da próstata e ocorre naturalmente com o avançar da idade, e a Prostatite, uma inflamação na próstata geralmente causada por bactérias.

Por isso, é de suma importância manter a rotina de cuidados com a saúde em dia.

Também pode te interessar: 

Novembro Azul: conscientize-se sobre o diabetes
Doenças ocupacionais: saiba como evitá-las
SUS: saiba quais são as vacinas oferecidas pela rede pública

Quais são os fatores que podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

Apesar da doença acometer homens independente da origem, idade ou estilo de vida, existem alguns fatores que a ciência já identificou que podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Entre eles:

  • histórico familiar de câncer – principalmente familiares próximos que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • idade – o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
  • sobrepeso e obesidade – estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Como fazer o diagnóstico do câncer de próstata?

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais. São eles: 

  • exame de toque retal – o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, apalpando as partes posterior e lateral da próstata;
  • exame de PSA – é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata que, se detectada em níveis altos, pode significar câncer ou outras doenças benignas da próstata.

Vale ressaltar que esses dois exames não devem ser avaliados de maneira isolada para afirmar com precisão a ausência ou presença de câncer.

Logo, em caso de alteração nesses exames preventivos, será preciso solicitar uma biópsia para a confirmação da presença do tumor e exames de imagem para verificar as áreas atingidas.

Qual o tratamento contra o câncer de próstata?

A principal forma de tratamento do câncer de próstata é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. 

Contudo, a decisão pelo melhor tratamento é feita por um médico especializado, avaliando individualmente os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente.

Vale lembrar que todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

prevencao-cancer-de-prostata-novembro-azul
A campanha Novembro Azul é de suma importância para ressaltar a necessidade do cuidado com a saúde masculina. | Imagem: Freepik (freepik)

O que fazer para prevenir o câncer de próstata?

Uma das principais formas de evitar o câncer de próstata e demais doenças é adotar hábitos saudáveis, entre eles:

  • manter uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais;
  • evitar gorduras de origem animal, bem como consumir excessivamente de carne;
  • não fumar;
  • beber moderadamente;
  • realizar atividades físicas regularmente;
  • manter o peso corporal adequado.

Por fim, apesar de bons hábitos de vida serem essenciais, eles não são determinantes para garantir a prevenção completa contra o câncer de próstata.

Sendo assim, ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes.

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.