Home / Veja 4 coisas que podem ser feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Veja 4 coisas que podem ser feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Dicas
nota-do-exame-nacional-do-ensino-medio-enem-como-usar
Avatar

Redação

dezembro 19, 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar a qualidade da educação brasileira e seus resultados possibilitam o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Atualmente, é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país.

No entanto, apesar de ser amplamente conhecido em território nacional, nem todos os estudantes sabem de todas as possibilidades de acesso que o exame permite.

Isso posto, confira a seguir 4 coisas que podem ser feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo território brasileiro pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O principal objetivo da aplicação da prova é avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Além disso, o exame colabora para o acesso à educação superior, para o financiamento e apoio estudantil, para a autoavaliação e para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. 

Quando surgiu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998.

A primeira edição registrou 157.221 inscritos e contou com 115.575 participantes no dia 20 de agosto.

Contudo, foi somente em 2009 que o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. 

Outro ponto importante é que desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.

Ademais, vale destacar que em 2022, pela primeira vez, os interessados em participar do exame puderam efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito. 

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. 

Já os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação.

Como funciona a aplicação do Enem?

A aplicação do Enem ocorre em dois dias e garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. 

Ademais, há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Enfim, os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento. São elas: 

  • linguagens, códigos e suas tecnologias; 
  • ciências humanas e suas tecnologias; 
  • ciências da natureza e suas tecnologias; 
  • matemática e suas tecnologias.

Quantas questões tem no Enem?

Ao todo, o Enem é composto por 180 questões objetivas. As perguntas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada (representadas pelas letras A, B, C, D e E).

Além disso, os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Também pode te interessar:

Financiamento Estudantil: saiba como funciona o P-Fies
Conheça o Novo Ensino Médio
O que é o novo Fies e saiba como se inscrever

Como conferir a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Para conferir os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário acessar o site Página do Participante.

Passo a passo para ver a nota do Enem

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Clique no link “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  3. Acesse a sua conta com o seu CPF;
  4. Digite a sua senha;
  5. Entre no link “Boletim de Desempenho Individual”. É nessa página que constam os seus resultados. 
  6. Confira a sua nota.  

A senha usada para entrar na página do Inep é a mesma que é utilizada para se inscrever no Enem.

nota-do-exame-nacional-do-ensino-medio-enem-onde-usar
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado como uma grande oportunidade de ingressar no ensino superior pela maioria dos estudantes. | Imagem: Freepik (wayhomestudio)

4 coisas que podem ser feitas com a nota Enem

Confira a seguir o que pode ser feito com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

1. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Entre as diversas coisas que podem ser feitas com a nota do Enem, é possível pleitear um financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. 

Para participar é preciso se inscrever nos processos seletivos, em datas definidas nos editais da Secretaria de Educação Superior (SESu).

Poderá se inscrever no FIES, o candidato que tenha participado do ENEM a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. 

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

2. Estudar em Portugal

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. 

O Enem Portugal, como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas, foi criado em 2014, quando algumas instituições de Portugal já aceitavam os resultados individuais do Enem em seus processos seletivos. 

Atualmente, as notas são aceitas em mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que têm acordo interinstitucional com o Inep. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Segundo o Inep, os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

Por fim, é importante acentuar que a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira. 

3. Programa Universidade para Todos (ProUni)

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. 

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral. 

Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a algumas condições, que podem ser verificadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação.

4. Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais. 

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Podem participar todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Imagem: Freepik (katemangostar)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS
Veja mais

Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.