Home / Entenda para que servem os pontos de cartão de crédito

Entenda para que servem os pontos de cartão de crédito

Blog, Cartão de Crédito, Dicas
entenda para que servem os pontos de cartao de credito
Avatar

Redação

agosto 3, 2021

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta extremamente útil para as finanças pessoais, tendo em vista que possibilita postergar, em alguns dias, os pagamentos.

Além disso, com ele também é possível agregar boa parte dos seus gastos em um só boleto ou débito em conta.

Contudo, ainda é possível participar dos programas ou clubes de fidelidade oferecidos pelas operadoras desses tipos de cartão e acumular os chamados pontos de cartão de crédito.

Confira como funcionam os programas de pontos de cartão de crédito e veja para que eles podem ser utilizados.

O que são os programas de fidelidade?

Antes de mais nada, para compreender o que são e para que servem os pontos de cartão de crédito, é necessário entender o que é um programa de fidelidade.

Por conseguinte, um programa de fidelidade é aquele que oferece vantagens para clientes recorrentes, constituindo um método de fidelização de clientes.

Vale ressaltar, que essa metodologia é utilizada pelas principais companhias aéreas do Brasil, bancos, empresas de cartões de crédito e redes de lojas varejistas.

Dessa forma, é possível conquistar descontos em lojas e parceiros, milhas, trocar por pontos ou produtos, abater desconto na fatura, entre outros benefícios.

O que são pontos de cartão de crédito?

Os pontos de cartão de crédito ou milhas de cartão de crédito (como são denominados os em alguns programas de fidelidade) são pontos que ficam acumulados na fatura do consumidor toda vez que ele realiza alguma compra.

Em outras palavras, toda vez que você paga uma fatura do seu cartão de crédito, acumula pontos que podem ser convertidos em bens, produtos, serviços e até descontos.

Por fim, os programas de pontuação de cartão de crédito existem em diversos países do mundo e cada operadora tem regras específicas que compõem seus programas de fidelidade.

Para que servem os pontos de cartão de crédito?

Os pontos do cartão de crédito podem ser trocados por diferentes benefícios conforme o programa de fidelidade. Entre eles:

  • produtos;
  • serviços;
  • passagens aéreas;
  • reservas em hotéis.

Todavia, a depender do programa de fidelidade oferecido pela empresa que administra o cartão de crédito, podem ser oferecidos, entre outros: 

  • jantares, 
  • descontos ou diárias em hotéis; 
  • aluguel de carros;
  • roupas;
  • eletrônicos;
  • opções de lazer;
  • utensílios domésticos.

Entretanto, vale lembrar que para desfrutar de qualquer benefício oferecido por meio do  acúmulo de pontos de cartão crédito é necessário estar cadastrado no clube de fidelidade em questão

Atualmente, grande parte das operadoras de cartão possibilitam que o referido cadastro seja realizado via internet.

Como funcionam os pontos de cartão de crédito? 

Os programas de pontuação costumam ser oferecidos por bandeiras de cartão de crédito, instituições financeiras e bancos para clientes que fazem parte de seus respectivos programas de fidelidades.

Para acumular os pontos, é necessário que o cliente pague a fatura do seu cartão de crédito. Os pontos são somados a cada gasto feito no cartão, em todas as compras efetivadas.

Ao acumular um determinado número de pontos (conforme as regras de cada operadora de cartão), o cliente tem o direito a resgatá-los e trocá-los por produtos e serviços disponíveis no catálogo de prêmios da empresa.

No entanto, esses pontos possuem um vencimento e, portanto, é essencial saber quando os pontos do seu programa expiram. 

Para isso, é importante estar atento à evolução da pontuação no seu cartão de crédito, consultar os sites oficiais dos programas de fidelidade e ler os seus devidos regulamentos.

Não deixe seus pontos de cartão de crédito expirarem!

Também pode te interessar: 

Cartão de crédito para negativados
Confira dicas de como aumentar o Score
Como consultar o CPF pelo nome?

Existe alguma cobrança para acumular pontos no cartão de crédito?

Na maior parte das vezes, sim! Porém, em via de regra, cada operadora de cartão de crédito tem as suas próprias regras e condutas no que tange os custos do benefício de acumular pontos.

No entanto, a principal questão a ser respondida é, qual é o valor da anuidade do seu cartão? Tendo em vista que, na grande maioria das vezes, os cartões de crédito com programas de pontuação possuem anuidades mais caras.

Vale destacar que esse é um ponto crucial, uma vez que pode determinar se vale a pena solicitar ao seu gerente do seu banco um cartão mais barato ou com “anuidade zero”.

Porém, na maior parte das vezes, o acúmulo de pontos não é gratuito, ou seja, geralmente não é possível contar com essa vantagem em cartões de crédito sem anuidade. 

Assim sendo, vale a pena conhecer as condições oferecidas pela empresa e avaliar se a cobrança é vantajosa em relação aos seus gastos.

Uma outra dica é saber qual é a moeda considerada para a taxa de conversão dos pontos. Nesse quesito, vale destacar que a maioria dos programas de fidelidade utilizam o dólar e, alguns, o real.

No caso da moeda considerada ser o dólar, o usuário geralmente acumula um ponto a cada determinado valor de dólares gastos, mesmo que suas compras tenham sido realizadas em reais.

Como acumular e resgatar os pontos?

Para acumular pontos e resgatá-los ao final, confira o passo a passo abaixo:

  • pesquise o melhor programa junto ao seu cartão;
  • leia com atenção as regras do programa antes de aderir;
  • cadastre-se no programa de fidelidade do seu cartão, por internet ou telefone;
  • utilize o cartão, acumule os pontos e mantenha a rotina de consumo;
  • para resgatar pontos no cartão de crédito verifique a pontuação mínima exigida pelo seu programa antes de autorizar o resgate;
  • confira também se há alguma taxa para a transferência de pontos. Alguns cobram um valor, seja para programas de milhas ou para os programas associados;
  • por fim, para resgatar pontos no cartão de crédito, efetue a troca nos caixas de autoatendimento, pelo telefone ou pela internet. Em alguns cartões existe a opção de converter ou transferir os pontos automaticamente.
pontos de cartao de credito viagem de aviao
Atualmente, são oferecidos diversos benefícios para as pessoas que participam de programas para acumular pontos e comprar passagens com milhas aéreas. | Imagem: Freepik (@prostooleh)

Qual a diferença entre pontos e milhas?

Pontos e milhas são comumente confundidos, tendo em vista que alguns programas de fidelidade intitulam os pontos de cartão de crédito, como “milhas de cartão de crédito”.

Em síntese, os pontos são a nomenclatura geralmente utilizada pelos programas de fidelidade de bancos, bandeiras de cartões de crédito e instituições financeiras.

Não obstante, as milhas constituem um benefício oferecido pelos programas de fidelidade das companhias aéreas, que são acumuladas conforme o número de vezes em que o passageiro adquire passagens aéreas.

Ou seja, quanto mais o passageiro voa com a companhia, mais pontos acumula em seu respectivo programa de fidelidade.

Em conclusão, é bom deixar claro que as formas de utilização das denominações supracitadas não são uma regra, tendo em vista que a mesma nomenclatura pode ser usada para diferentes situações.

Ademais, vale destacar que os programas de milhas não estão necessariamente atrelados a nenhum cartão de crédito específico.

Todavia, muitos programas de pontuação de cartão de crédito têm parceria com programas de milhas. Nesses casos, os gastos do cliente no cartão podem ser convertidos em milhas e serem utilizadas na aquisição de passagens aéreas.

Por fim, a principal forma de acumular pontos é usando o cartão de crédito. Toda vez que você realiza uma compra ou paga títulos e convênios com o cartão, um número de pontos relativos a operação é acrescido na sua conta.

Contudo, nem todos os cartões de crédito oferecem pontos. Portanto, antes de adquirir um cartão para fazer suas compras, procure por aqueles que oferecem vantagens no programa ou clube de fidelidade.

 

 

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.