Quem costuma viajar de avião com certeza já ouviu falar de milhas aéreas.
Por meio delas, é possível conseguir descontos em passagens aéreas ou um upgrade de voo para viajar na primeira classe, gastando pouco ou nada.
Confira para que servem as milhas e veja como se cadastrar nos programas de milhagem.
O que são milhas aéreas?
Basicamente, as milhas aéreas são os pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas.
Ao se cadastrar nesses programas de milhagem, o usuário pode acumular pontos ou milhas todas as vezes em que viajar em voos da empresa proprietária ou parceira do programa de fidelidade.
Por conseguinte, o acúmulo dos pontos é registrado em uma conta pessoal, geralmente vinculada ao CPF do consumidor, e podem ser usados para adquirir passagens aéreas.
Contudo, vale destacar que toda vez que uma empresa oferece um programa de acúmulo de pontos para troca por produtos, o custo desse programa já está sendo pago por você quando realiza a compra.
Ademais, é importante frisar que cada empresa tem o seu programa de pontos e, portanto, as regras mudam de uma empresa para outra.
O que são programas de fidelização?
Com o objetivo de oferecer uma retribuição para os clientes mais fiéis, as companhias aéreas costumam disponibilizar os programas de fidelidade.
Ao se inscrever em um deles, cada vez que um cliente viaja utilizando os voos da empresa, ele acumula milhas aéreas.
Vale ressaltar, que quase todas as companhias aéreas do mundo possuem um programa de fidelidade.
Atualmente, esse tipo de programa também é bastante comum em bancos, marketplaces, redes de hotéis e postos de gasolina.
Para que servem as milhas aéreas?
Os programas de milhagem são uma das maneiras utilizadas pelas companhias para retribuir seus clientes mais assíduos, incentivando-os a não voar com as concorrentes.
Ao acumular uma quantidade suficiente de milhas, o usuário do programa de fidelidade pode trocá-las por uma nova passagem aérea em trechos nacionais ou internacionais.
Dependendo do programa de milhagem, é possível, inclusive, trocar por outros produtos e serviços.
Nesse sentido, as milhas podem representar uma economia para o consumidor, tendo em vista que, em troca da exclusividade, são oferecidas passagens aéreas ou outros benefícios com o saldo adquirido.
Por fim, com as milhas acumuladas, é possível “pagar” parte do valor ou o valor integral de novas passagens aéreas.
Como os programas de milhagem funcionam?
As milhas aéreas são recebidas quando um cliente compra produtos e serviços das companhias nas quais ele está cadastrado nos programas de fidelização disponibilizados.
Dessa forma, quanto mais o cliente viaja com a mesma companhia, mais milhas ele vai ter, o que o incentiva a não voar com as empresas concorrentes.
Contudo, as milhas geradas por cada voo variam de acordo com alguns fatores, dentre eles:
- valor da tarifa;
- distância;
- trajeto;
- classe da cabine.
Nesse sentido, o ideal é investir em um ou dois programas, dessa forma, é possível atingir pontuações boas para trocar por passagens aéreas e bons prêmios.
Como se inscrever em um programa de milhagem?
De maneira geral, para se inscrever em programas de milhagem, é necessário fazer um cadastro no site da companhia aérea desejada.
Após inserir alguns dados, na maioria dos casos, é gerado um número de inscrição do usuário no fim do processo. Esse número representa a “conta” na qual são depositadas as milhas.
Por fim, é esse número que o cliente deverá usar para futuras compras e durante o check-in no aeroporto para começar a acumular milhas aéreas.
Também pode te interessar:
Entenda para que servem os pontos de cartão de crédito
7 dicas essenciais para a sua primeira viagem de avião
Saiba como escolher a mala de viagem ideal para viajar de avião
O que fazer para acumular milhas?
Depois de se cadastrar nos programas de fidelidade das companhias aéreas, sempre que for comprar novas passagens você deve fornecer o número ou login de identificação.
Assim, a cada nova viagem o cliente pode acumular mais milhas que podem ser trocadas por produtos, serviços e passagens aéreas nacionais e internacionais, contemplando apenas um trecho ou o percurso inteiro.
Outra possibilidade é transferir os pontos do cartão de crédito para o programa de milhas da sua escolha. Nesse caso, é preciso conferir se existe uma parceria entre a companhia aérea e o seu cartão para conseguir resgatar os pontos.
Além disso, os programas de milhagem das companhias aéreas possuem uma rede de parceiros que te ajudam a acumular ainda mais pontos.
Essa parceria com grandes lojas oferece mais uma vantagem para o cliente, uma vez que, ao comprar em uma loja parceira, o cliente também acumula milhas.
Portanto, compre em lojas credenciadas ao seu programa de fidelidade! Elas podem ser lojas virtuais, redes de combustíveis, supermercados e até hotéis.
O importante é analisar qual programa oferece parceria com o maior número de estabelecimentos que você geralmente utiliza.
Além do exposto, as companhias aéreas também oferecem clubes de milhas para quem quer garantir uma quantidade fixa de pontos no mês.
Por fim, existem sites especializados em que você pode se cadastrar e informar a quantidade de pontos ou milhas que possui para vendê-las.
Contudo, vale lembrar que quando a demanda por passagens aéreas é baixa, o valor das milhas também cai, por isso, é importante analisar o mercado antes.
Imagens do texto: Freepik (@stories)