O PayPal é um serviço de pagamento on-line que assegura ser prático e seguro para que pessoas e empresas possam movimentar dinheiro em suas compras e vendas na rede.
Nesse sentido, o site funciona como uma carteira digital que atualmente é utilizada por mais de 123 milhões de pessoas, em mais de 190 países.
Veja como surgiu a plataforma e confira quais são as suas principais funções.
O que é o PayPal?
O PayPal é uma espécie de carteira digital que armazena os dados de cartões de crédito dos usuários cadastrados.
Na prática, constitui em uma plataforma virtual que guarda os dados pessoais e bancários dos usuários, para que estes possam realizar transações, utilizando, além dos computadores, aplicativos em dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Além dos cartões que podem ser adicionados, a plataforma também pode ser integrada às contas bancárias, permitindo que sejam realizados pagamentos em débito automático, caso a instituição bancária seja conveniada ao sistema.
No entanto, para quem decide pagar com débito direto da conta bancária, não é necessário utilizar cartões, códigos de token ou digitar senha, bastando informar e-mail e senha do sistema do PayPal e efetuar a compra com poucos cliques e toques.
Enfim, a plataforma de pagamento é bastante conhecida em todo o mundo e funciona em mais de 190 países, incluindo o Brasil.
Quando surgiu o PayPal?
O sistema do PayPal foi criado nos Estados Unidos, sendo o pioneiro para pagamentos on-line.
A companhia foi fundada em 1998 por Peter Thiel e Max Levchin e era denominada de “Confinity”. A princípio, atuava como uma empresa de desenvolvimento de software para dispositivos móveis.
Em 1999, lançou um serviço de pagamentos on-line e mudou o nome para Paypal. Alguns anos depois, foi comprada pela gigante de vendas on-line Ebay.
No Brasil, a chegada da empresa se deu por conta da necessidade que muitos compradores tinham de realizar compras no exterior, o que permitiria a eles adquirir produtos e serviços de sites estrangeiros, principalmente, com o suporte direto do Ebay, que foi um dos primeiros a atuar no mercado brasileiro.
Como acessar o PayPal?
Os serviços da plataforma podem ser acessados pelo site ou pelo aplicativo para dispositivos móveis que conta com duas versões, ambas disponíveis para iOS e Android. São elas:
- para pessoas físicas – que permite enviar e receber pagamentos;
- para as empresas — o PayPal Business App conta com funções que facilitam o gerenciamento e controle de pagamentos para auxiliar na gestão do negócio.
Como funciona o PayPal?
Em suma, o PayPal viabiliza o envio e o recebimento de pagamentos com cartão ou saldo em conta.
Assim, o usuário consegue utilizar a plataforma como um tipo de carteira digital para realizar diversas transações financeiras.
Além disso, o referido produto também oferece opções de cartão pré-pago internacional e tem ampla aceitação pelo mundo. Nesse caso, o cartão pode ser usado para transações internacionais com taxa de câmbio praticada pelas instituições parceiras e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.
Vale destacar, que também é possível se inscrever no Pix por meio do PayPal, basta clicar no ícone do Pix para desbloquear as funções de pagamento com Pix ou QR Code na sua conta.
Por fim, para utilizar o PayPal, basta criar uma conta gratuita no sistema.
É possível parcelar compras no PayPal?
Ao consumidor, o PayPal oferece opções de parcelamento de duas até 12 vezes. O percentual de juros para essas compras parceladas pode variar entre 5.5% a 13,5%.
O PayPal é seguro?
De acordo com a própria companhia, somente o usuário tem acesso às próprias informações como os números do cartão de crédito e a conta bancária, que não são compartilhadas com nenhum vendedor.
Dessa forma, o usuário não precisa informar os números do seu cartão ou da sua conta para lojas e pessoas desconhecidas.
Qual a garantia do PayPal?
Caso o comprador adquira um produto e este não chegar ou for diferente da descrição do vendedor e a compra for elegível para a “Proteção ao Comprador”, a PayPal reembolsa o valor total da compra, além dos custos do frete original.
Para se qualificar à “Proteção ao Comprador” do PayPal, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- ter utilizado o PayPal para concluir seu pagamento;
- informar o vendedor de que há um inconveniente com a transação e abrir uma disputa na Central de soluções no período observado nos detalhes da transação. Caso não consiga resolver o problema com o vendedor, converta a disputa em uma reclamação em até 20 dias a contar da data de abertura da disputa;
- mantenha sua conta do PayPal com uma boa reputação.
Também pode te interessar:
Como fazer compras pela internet
O que é E-commerce (Comércio Eletrônico) e quais os Direitos do Consumidor?
Sites seguros para comprar passagens aéreas
Como criar uma conta no PayPal?
- acesse o site do paypal ou baixe o aplicativo;
- ao abrir a tela, selecione qual opção mais se encaixa no seu propósito de criação da conta;
- adicione o seu número de telefone e clique em “Avançar”;
- enviarão um código de confirmação, digite para prosseguir;
- configure sua conta, inserindo um e-mail válido e senha;
- na próxima tela, coloque os dados do seu endereço, clique em aceitar os termos e clique em “Continuar”;
- selecione qual opção deseja fazer, se prefere cadastrar seus cartões para fazer pagamentos ou contas para receber pagamentos;
- escolha a última opção para ativar a conta e poder cadastrar os cartões posteriormente;
- pronto, sua conta já está criada.
Quais são as principais funções do PayPal?
Após realizar o cadastro, os usuários têm acesso aos diferentes serviços ofertados pela plataforma. São eles:
- compras com cartão de crédito e débito;
- transferências diretamente da sua conta bancária;
- pagamento em lojas físicas pelo celular com o PayPal Mobile;
- enviar cobranças e receber pagamentos;
- receber descontos ao comprar em lojas parceiras.
Como adicionar um cartão à conta do PayPal?
Veja a seguir como adicionar um cartão à sua conta:
- clique em “Carteira” no canto superior da página;
- clique em “Adicionar um cartão”;
- adicione suas informações do cartão;
- escolha entre “Débito” ou “Crédito”;
- clique em “Adicionar cartão”;
Contudo, em alguns casos, por motivos de segurança, o PayPal pode vir a solicitar a sua confirmação.
Logo, caso você visualize o link “confirmar cartão de crédito” na seção de detalhes do cartão em sua “Carteira do PayPal”, será preciso confirmar seu cartão antes de poder usá-lo com o PayPal. Caso esse link não seja exibido, pode-se começar a utilizar o cartão imediatamente.
Quais cartões de débito o Paypal aceita?
Atualmente, os bancos com parceria para registrar cartões de débito na plataforma são:
- Itaú;
- Bradesco;
- Banco Next;
- Nubank;
- Banco C6;
- Inter.
Quais bandeiras de cartão de crédito o PayPal aceita?
Ademais, o usuário pode adicionar cartões de crédito das seguintes bandeiras:
- Visa;
- MasterCard;
- American Express;
- Hiper;
- Elo;
- Hipercard.
Vale ressaltar, que cartões de crédito nacionais só podem ser usados para compras em reais. Para compras em outras moedas, o cartão precisa ser habilitado para a função internacional.
Por fim, é possível adicionar até oito cartões ao mesmo tempo na conta do PayPal para clientes verificados ou até quatro cartões para clientes não verificados.
Como enviar pagamentos com o PayPal?
Para enviar pagamentos on-line pelo PayPal, siga as seguintes instruções:
- entre em sua conta no. No menu superior, clique em “Enviar pagamentos”;
- preencha o endereço de e-mail ou o número do celular de quem deve receber o pagamento. Preencha também o valor a ser pago e selecione a moeda;
- confira os dados do destinatário e do seu cartão de crédito. Se o seu cartão ainda não estiver cadastrado no site, basta preencher os campos referentes;
- clique em “Enviar pagamento” para efetuar a transação. O destinatário receberá um e-mail avisando que o pagamento foi feito.
Como solicitar um pagamento pelo PayPal?
Na plataforma também é possível solicitar pagamentos. Para isso, siga o tutorial abaixo:
- entre na sua conta no PayPal. Agora, selecione a opção “Solicitar Pagamento” no menu superior;
- selecione novamente o botão “Solicitar Pagamento” ao lado da opção “Criar Fatura”;
- preencha o endereço de e-mail de quem você está solicitando pagamento. Digite o valor da cobrança e selecione a moeda. Em seguida, marque se o pagamento é referente a produtos ou a serviços.
- clique em “Continuar”;
- configure os dados e em seguida escreva uma mensagem para o destinatário da cobrança. Depois, clique em “Solicitar Pagamento” para finalizar o processo.
Assim, é possível criar um boleto e mandar para a pessoa.
Como criar e enviar uma fatura no PayPal?
É possível enviar PayPal faturas para qualquer e-mail no mundo.
Ao enviá-las, a plataforma manda uma notificação por e-mail com um link seguro para a fatura diretamente ao destinatário e, caso ele tenha uma conta do PayPal, também receberá notificações sobre a fatura quando ele entrar em sua própria conta.
Para criar e enviar fatura do Paypal, siga o passo a passo abaixo:
- faça login na sua conta do PayPal;
- clique em “Solicitar Pagamento” no menu superior;
- em seguida, clique em “Criar uma Fatura”;
- configure as suas informações para contato, na coluna esquerda da página. Edite se necessário. Em seguida, preencha as informações da fatura na coluna da direita, inserindo as datas da fatura, do vencimento e os termos de pagamento;
- no box “Enviar para”, preencha o e-mail do destinatário da fatura. Ao final do processo, uma mensagem será enviada para esse endereço com o boleto a ser pago por meio do PayPal.;
- selecione a moeda em que a fatura deve ser paga. Fique atento, porque a seleção inicial é em dólares americanos;
- preencha as informações do produto: nome, quantidade, valor, descrição e impostos. É possível adicionar mais de um produto clicando no sinal de “+” no canto direito da linha de descrição;
- preencha o valor do frete, se necessário. Confira todos os dados e, quando o boleto estiver terminado, clique em “salvar fatura” ou em “enviar”, para já encaminhar direto ao destinatário.
Quais são as tarifas das contas do PayPal?
De acordo como o portal oficial do PayPal, a companhia não cobra nenhuma tarifa para a criação de conta ou para baixar o aplicativo.
Ademais, as taxas e tarifas são praticadas da seguinte forma:
- produtos e serviços/pagamentos de compras – não há tarifa para usar o PayPal para comprar produtos ou serviços. No entanto, se você receber pagamentos por produtos ou serviços, há uma tarifa para cada transação que receber, que pode ser consultada no portal;
- pagamentos internacionais – há uma tarifa ao enviar pagamento para alguém em outro país ou se você receber pagamento de alguém em outro país. Para verificá-la, o PayPal recomenda a leitura do “Contrato do Usuário do PayPal”;
- transferir saldo – é possível transferir o saldo da sua conta do PayPal para sua conta bancária sem nenhum custo. Se preferir receber um cheque, haverá uma tarifa que pode ser consultada no link “Tarifas do Comprador do PayPal”, do portal oficial do PayPal.
Onde posso comprar com PayPal no Brasil?
O aplicativo é aceito em milhares de sites no Brasil e no mundo e seus usuários ainda podem ter acesso a cupons de descontos exclusivos.
Para saber onde comprar com o PayPal, consulte o link “Compre agora” no portal oficial.
Por fim, o PayPal é uma das mais antigas e consolidadas formas de pagamento on-line e opera com várias moedas em diversos países.
Além disso, atualmente, tanto no Brasil como ao redor do mundo, a plataforma é usado por muitas empresas que desejam receber de seus clientes de forma ágil e segura.
Imagens do texto: Freepik (@pch.vector)